UniFTC de Vitória da Conquista realiza Colação de Grau Drive Thru

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em tempos de pandemia a sociedade está tendo de se adaptar, de várias formas, à nova realidade. Reconhecendo a necessidade dos formandos de terem o certificado de conclusão de curso em mãos, para conseguirem ingressar no mercado de trabalho, o Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista realizou a primeira edição da colação de grau no formato Drive Thru, nesta quarta, 20.

De acordo com o reitor da UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, os procedimentos acadêmicos foram readequados ao momento atual e todas as medidas cabíveis foram adotadas para permitir aos alunos concluírem essa etapa da vida com segurança. “Considerando a demanda dos estudantes e as exigências dos Conselhos Profissionais, decidimos simplificar o processo. A grande dificuldade é não poder dar o nosso abraço e recebê-los da forma calorosa que a gente sempre recebeu, porque tudo isso só existe em função deles”, acrescentou o reitor.

Ao todo, mais de 60 formandos, dos cursos de Direito, Ed. Física, Sistemas de Informação, Biomedicina, Fisioterapia e Eng. Civil, foram convidados a irem à unidade assinar a documentação. A colação de grau foi condicionada ao uso de máscara e luvas, além da necessidade de cada formando levar sua própria caneta para assinatura do documento. Uma equipe aguardava logo na entrada para orientar os formandos sobre as medidas protetivas.

Mesmo sem cerimônia, festa, música e confetes, os novos profissionais comemoram o momento: “Não era bem o que a gente esperava, porém, a pandemia não é só pra nós. É pro mundo todo e a UniFTC conseguiu proporcionar essa colação pra gente. Agora, estamos formados, engenheiros civis, e já podemos dar entrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Estamos felizes!”, disse Rodrigo Ferreira, formando do curso de Engenharia Civil.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira, formando do curso de Educação Física, também estava se sentindo realizado, orgulhoso pela conquista. Pra ele, daqui pra frente é “tentar trabalhar da melhor forma e buscar novos caminhos”, declarou o agora profissional de Educação Física

Teve parente que fez questão de acompanhar e prestigiar. Maria do Carmo Lima, por exemplo, prima do Maicon Félix, que concluiu o curso de Engenharia Civil, reconheceu a importância do momento: “É um salto para o futuro! Um salto de liberdade, profissionalismo, ele agora vai colocar em prática o que aprendeu na UniFTC”, afirmou ela.

Maicon era só gratidão. Agradeceu à família, aos colaboradores da UniFTC, e parece que já estava com saudades da turma:  “Parabenizo a todos os colegas que não estão aqui presentes, mas que com certeza, estarão muito felizes por esse momento”, disse o engenheiro.

Para os estudantes que estão aptos a colar grau e não puderam comparecer, o Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista vai realizar outra edição do “drive thru” na próxima segunda-feira, 25, de 9h às 13h.

Rede UniFTC em Movimento

A colação de grau, no sistema Drive Thur, é uma iniciativa da Rede UniFTC que já promoveu a ação nas unidades de Itabuna e Feira de Santana e já tem data marcada para acontecer em Salvador. Nesse formato os participantes não têm contato, o que evita aglomeração no período de distanciamento social. Apenas uma pessoa, representante da Secretaria Acadêmica, faz a entrega do documento ao formando, que permanece dentro do carro, no estacionamento do campus. Os coordenadores acompanham todo o ato, porém mantendo a distância prevista e usando equipamento de proteção individual.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]