UniFTC Jequié realiza Mostra Virtual de Projetos Integradores

Com o objetivo de estimular a aprendizagem a partir da análise de questões e problemas reais da sociedade, a Rede UniFTC oferece as disciplinas de Projeto Integrador e Trabalho Interdisciplinar Dirigido – TIDs. Nelas, os estudantes são impulsionados a buscar soluções de forma colaborativa e a construir estratégias que possam ser aplicadas em novas situações e cenários distintos.

“Os projetos contribuem, potencialmente, para o desenvolvimento de competências científicas e profissionais, pois além de explorarem realidades específicas de cada área de conhecimento, envolvem os mais variados campos de trabalho”, explica a Assessora Pedagógica da UniFTC Jequié, Elisângela Soares Ribeiro.

Neste ano, devido à Pandemia da Covid-19 e às medidas de enfrentamento adotadas pela rede de ensino, as próprias disciplinas tiveram de ser reestruturadas para que o compromisso do ensino de qualidade fosse mantido. Ao invés dos alunos irem a campo identificar impasses, os professores apresentaram Estudos de Caso para que os grupos pudessem construir seus projetos, utilizando ferramentas tecnológicas.

Apesar de a proposta ter sido diferente e desafiadora, as turmas não deixaram de surpreender. Realizaram trabalhos incríveis que foram apresentados na última sexta-feira, 19, numa Mostra “Virtual”. O evento online possibilitou o compartilhamento, a reflexão e a construção de experiências, saberes, competências e práticas profissionais em diferentes áreas de atuação.

“Nosso agradecimento se estende a toda Rede UniFTC, direção local, coordenadores de curso, professores e alunos que se empenharam, grandemente, neste contexto de pandemia para o apoio e a construção de produtos de excelente qualidade!”, acrescentou Elisângela.