UniFTC promove oficinas para OSCE

A cada semestre, os alunos de Medicina do Centro Universitário UniFTC de Salvador passam pelo OSCE, uma avaliação clínica estruturada que afere a construção de competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos futuros médicos durante seu processo de aprendizagem.

Durante os dias 06 de março e 13 de maio, estudantes do 1º ao 4º semestre poderão participar de uma série de oficinas que devem prepará-los para o OSCE. Serão, no total, seis espaços com o objetivo de preparar os estudantes  para a avaliação. As inscrições para as oficinas estão sendo realizadas por meio de formulário, com vagas limitadas: Clique aqui para se inscrever.

Avaliação – O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) será aplicado nos dias 30 de maio e 06 de junho. A avaliação é feita a partir da observação direta da performance e interação entre médico/aluno-paciente, ao longo de um conjunto de estações, com casos clínicos específicos escolhidos com base no plano de estudos do semestre.

Para a coordenadora de Metodologias Ativas do curso de Medicina, Daniele Targino, o método possibilita um melhor feedback que contribui para a formação acadêmica. “O que a UniFTC quer é cada vez mais preparar este aluno para o mercado de trabalho, residências e concursos, trazendo práticas inovadoras, como as simulações realísticas e práticas de habilidades”, explica.