UniFTC realiza 7º Júri Simulado nos dias 26 e 27 de novembro

A UniFTC de Vitória da Conquista, através do Colegiado do Curso de Direito, realiza nos dias 26 e 27 de novembro a 7ª edição do Júri Simulado. O evento contará com palestras, júri e mini cursos.

Na primeira noite (26), haverá um ciclo de palestras com o Juiz Federal João Batista de Castro Júnior, com o Delegado Federal Flávio Márcio Albergaria Silva, o renomado advogado Daniel Keller e o Promotor Estadual José Junqueira Almeida de Oliveira. As palestras, de modo geral, abordarão o tema “Organizações Criminosas”.

Na noite seguinte (27), acontecerá o júri simulado. Os discentes encenarão uma audiência de Plenário, na qual alunos do 7º semestre do curso de Direito comporão grupos de defesa, acusação, réu e vítima; e os estudantes do 1º e 2º semestres formarão o corpo de jurados em modalidade simulada.

Os minicursos acontecerão nos dias 26 e 27, no turno matutino, nas instalações da UniFTC.

O evento acontece no Auditório do CEMAE da Olívia Flores, nos dias 26 e 27 de novembro. É aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do Sympla:(https://www.sympla.com.br/vii-juri-simulado-ftc__662254) mediante o pagamento de R$25,00 e doação de 2 Kg de alimento não perecível. Informações: (77) 3422-8824 ou viijurisimuladoftc@gmail.com

Juri Simulado – De acordo com o Professor de Direito da UniFTC João Xavier, o Júri simula um processo real com teses e estratégias traçadas pelos próprios alunos. “O processo real já foi julgado na cidade de Itapetinga e, agora, os alunos simulam um novo julgamento que será presidido pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, Dr. João Lemos Rodrigues”, explica Xavier.

A Coordenadora do Colegiado de Direito, Professora Daniella Miranda, ressalta a importância do evento com finalidade pedagógica e, também, social. “O Júri Simulado traz o aluno para a realidade da profissão num ambiente que imita perfeitamente uma Audiência de Plenário. Salientamos, também, que o valor das inscrições e os alimentos arrecadados serão revertidos para uma Instituição Social escolhida pelos próprios estudantes”, ressalta Daniella.