UniFTC Vitória da Conquista doa alimentos ao Lar da Misericórdia

Nesta quarta-feira, 8 de abril, representantes do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista estiveram no Lar da Misericórdia, para entregar mantimentos arrecadados que possam ser utilizados nas refeições ali oferecidas.

O Lar da Misericórdia, localizado no bairro Ibirapuera, é uma instituição filantrópica, mantida por doações e por voluntários, que nasceu a partir de ações solidárias. João Paulo de Oliveira Souza e amigos costumavam distribuir alimentos, roupas e cobertores a pessoas que encontravam pelas ruas. Segundo João, nesses momentos de partilha, eles identificaram que a oferta não era suficiente. Os vulneráveis necessitavam de uma casa e de oportunidades para recomeçar a vida. Então, lutaram para tornar esse desejo realidade. Hoje, o Lar da Misericórdia abriga 26 pessoas.

“Eles são assistidos nas áreas da saúde, jurídica, psicológica e espiritual, de acordo com a denominação religiosa. Várias pessoas se organizam para propor e possibilitar a eles oportunidades verdadeiras e concretas de sair da situação de rua”, explica João.

O contato da UniFTC com a instituição surgiu por meio da assessora acadêmica Virgínia dos Anjos Figueredo. “Eu fui convidada a visitar o Lar da Misericórdia. Conheci o trabalho que é feito e percebi que nós, enquanto instituição, temos potencial para ser um braço no Lar de Misericórdia. A partir daí, estamos estabelecendo essa parceria”. A expectativa é que novas doações possam ser feitas futuramente.

Rede solidária: conheça o Movimento pela Prevenção – A Rede UniFTC assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo Coronavírus e vem desenvolvendo diversas iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos sociais gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e faculdades.

Nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna, Feira de Santana e Juazeiro uma verdadeira força-tarefa foi montada nos últimos dias para a produção de máscaras protetoras faciais. Pelo menos mil unidades desses protetores que já foram doadas aos profissionais de saúde em hospitais e Upas. No Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, além das máscaras, também foram produzidos sabonete líquido e  álcool gel.

Em Salvador, estudantes e residentes da área de Medicina estão atuando também nos programas  “Brasil Conta Comigo” e do “Disque Coronavírus 155”. Em Eunápolis, a Faculdade Unesulbahia (Rede UniFTC) emprestou 3 leitos para que o Hospital Regional do município pudesse montar a ala de atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus. O empréstimo de equipamentos também ocorreu em Vitória da Conquista, com os tão requisitados respiradores e o monitores multiparamétrico, cedidos ao Hospital UNIMEC, na cidade.