Veteranos voltam às aulas na UniFTC de Vitória da Conquista

Acabou o silêncio nos corredores do Centro Universitário FTC de Vitória da Conquista! Os alunos estão de volta! Por enquanto, só os veteranos. Mas, já fazem toda a diferença. Enchem os espaços de vida! O porteiro Aleluí Barbosa não esconde a saudade que estava sentindo: “Durante o recesso, aqui ficou totalmente vazio. Agora, com a presença dos alunos, se torna como um jardim florido e com alegria”.

Durante as férias, a unidade passou por algumas mudanças para tornar a estrutura mais inovadora e agradável aos estudantes. Áreas foram reformadas, setores reorganizados. O módulo que antes era apenas de Administração, por exemplo, agora vai ser compartilhado com os cursos de Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação. Os professores vinham se preparando para esse retorno há um bom tempo.

“Na verdade, a preparação para esse semestre começou desde o ano passado. Então, a expectativa é que os alunos percebam as mudanças. Acredito que essas mudanças são sempre para melhorar a nossa oferta, que é o ensino. Que esse feedback chegue pra gente também, tanto na questão positiva, que isso nos alegre, e naquilo que a gente possa melhorar também”, explica o professor Milton Rezende, coordenador do curso de Veterinária.

“Como o próprio slogan da UniFTC mostra pra nós: a gente quer manter o nosso movimento porque nós já somos uma faculdade viva, que vive em movimento, que faz extensão. Então tudo isso já está planejado, pensado. A gente quer manter as estruturas dos nossos cursos que são bem reconhecidos, bem avaliados pelo Ministério da Educação”, reforça Eliane Assunção, coordenadora de Medicina Veterinária.

Milton, Eliane e os demais coordenadores receberam os alunos logo cedo na entrada da UniFTC. O acolhimento foi o mesmo à noite. Alguns estudantes já notaram a movimentação e estão cheios de expectativa. “A UniFTC promete muito para este ano. A gente acredita que com as mudanças, os alunos estão mais empoderados. Estamos com mais vontade de estar aqui porque aqui realmente é uma faculdade maravilhosa e a gente estava ansioso pra voltar”, conta Diana de Jesus, estudante do 5º semestre de Enfermagem.

A expectativa é ainda maior para aqueles que estão no último semestre. Como é o caso de Rodrigo Leite., que está concluindo Enfermagem. “Bate um misto de ansiedade, medo. Porque último semestre a gente já fica assim: e agora?! Mas, aqui a UniFTC já encaminha tudo no setor de carreiras. Estou muito animado!”.

Ação Global

Estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física promoveram uma ação global nesse primeiro dia de aula. Ofereceram uma série de serviços à comunidade, como Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Escuta Psicológica, Avaliação Física, Avaliação do Risco Cardíaco, Cálculo de Medidas Corporais, Tipagem sanguínea, além do Incentivo à Doação de Sangue e orientações de Prevenção, Nutricional, Uso racional de Medicamentos e Descarte Adequado.

Para Erik Merces, aluno do 5º semestre de Educação Física, a ação global é um evento muito interessante. “Porque a gente consegue, nesse início, além de dar um retorno para a comunidade,revisar tudo que a gente viu. Então, a gente tem a experiência de tratar aquela pessoa da comunidade como um cliente e sentir como é lá fora, como acontece e aprimorar”.

Segundo o professor Luiz Ricardo, o projeto busca ainda “aproximar a comunidade acadêmica, juntamente com os alunos, da população de uma forma geral e divulgar também os cursos, os serviços que instituição proporciona e disponibiliza para a comunidade e para o público interno”.