Viviane Mosé participa de abertura da Jornada Pedagógica da Rede UniFTC

Viviane Mosé participa de abertura da Jornada Pedagógica da Rede UniFTC

Dando seguimento à programação da Jornada Pedagógica 22.1, a Rede UniFTC promoveu na noite desta terça, 25, uma palestra com a doutora em filosofia, especialista em políticas públicas, poeta e psicanalista Viviane Mosé. O evento online reuniu centenas de docentes dos centros educacionais e faculdades da Instituição para refletir sobre o tema “Planejamento e prática docente: a construção de um ambiente de aprendizado nos  contextos remoto e presencial”.

Considerada uma das palestrantes mais requisitadas do país, Viviane falou sobre a educação na ótica dos principais desafios do “pós pandemia”, analisando o cenário do ensino híbrido e propondo importantes reflexões sobre a práxis docente durante o período de retorno das aulas presenciais. Para ela, essa nova realidade será possível a partir da aproximação da sala de aula do virtual: “vamos tornar o presencial mais virtual e o virtual mais presencial”, afirmou.

De acordo com a Gerente de Planejamento e Qualidade Acadêmica da Rede UniFTC, Liane Soares, o momento de transformações constantes têm provocado muitas reflexões e dúvidas acerca do modelo educacional que deverá ser adotado. “Estamos vivendo uma nova realidade que não vai deixar de existir. Nós estamos retornando gradativamente à presencialidade, depois de todo esse tempo, e precisamos ampliar nossa discussão sobre prática docente nesta perspectiva de construir novos ambientes de aprendizagem, envolvendo agora o contexto remoto e o contexto presencial”, disse. “Avançar nessa discussão nos leva a pensar nos processos de ensinar e aprender a partir da possibilidade de se construir novos caminhos, diante dos novos desafios que surgem a todo tempo”, destacou a diretora.

Ainda segundo Liane, a programação desta edição foi planejada “pensando em trazer provocações pertinentes para que o corpo docente possa, de fato, sair de cada um desses momentos com boas reflexões e com uma percepção mais aberta e rica do que vem por aí”.

A Jornada Pedagógica 22.1 acontece até o final da semana com palestras e oficinas, que serão realizadas de forma presencial e em ambiente virtual, e com a participação de docentes e coordenadores da Rede UniFTC.