Biomedicina

O curso de Biomedicina é destinado à pesquisa na área da saúde humana, vegetal ou animal. A graduação prepara o estudante para identificar as causas e formas de doenças, assim como os microrganismos que causam essas patologias.

Assista o vídeo

Meu futuro é Biomedicina

Assista o vídeo

Sobre o curso

O curso de Biomedicina é destinado à pesquisa na área da saúde humana, vegetal ou animal. A graduação prepara o estudante para identificar as causas e formas de doenças, assim como os microrganismos que causam essas patologias.

Além dessa atividade, a área de Biomedicina se dedica à produção e pesquisa de vacinas e medicamentos, para a prevenção de doenças e epidemias.

No curso, os alunos são apresentados às disciplinas de Fisiologia, Histologia, Microbiologia, tem noções de bases moleculares, função dos tecidos, metodologia científica e tantas outras.

Após a graduação, esses profissionais estarão aptos para atuar em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas, em universidades, indústrias farmacêuticas e institutos de pesquisa.

Como é a faculdade de Biomedicina?

Na faculdade de Biomedicina, os estudantes têm acesso a uma formação teórico-prática, com uma vasta experiência laboratorial. Com foco na pesquisa, o curso tem em sua grade curricular disciplinas que vão desde as Ciências Exatas, passando pelas Humanas e Sociais, até as mais específicas, que são as Ciências Biológicas e da Saúde.

Na graduação, a rotina se divide em bastante pesquisa, estudo e leitura. Para que o biomédico possa identificar os microrganismos causadores das doenças, assim como as formas de contaminação, ele precisa passar muito tempo estudando o comportamento desses agentes e como eles agem. Dessa forma, também podem entender quais são as melhores formas de prevenir e combater as doenças.Na formação teórica e prática do Biomédico ele aprende como funciona as estruturas celulares e moleculares, processos imunológicos, bioquímicos, assim como conteúdos relacionados à biossegurança, saúde pública e direitos humanos.

É comum que o estudante de Biomedicina passe a maior parte do curso em clínicas e laboratórios, aprendendo como aplicar os métodos físicos, químicos e matemáticos e processos avaliativos.

É importante salientar que o curso de Biomedicina permite a prática Interprofissional, já que durante a faculdade, o estudante realiza diversos trabalhos em equipe com alunos e profissionais de outras áreas, como a Biologia, Medicina e Farmácia.

Qual a duração do curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

É muito comum que ao escolher uma carreira, o estudante se preocupe com as possibilidades de trabalho. Com o biomédico isso não seria diferente. A notícia boa é que não há motivos para se preocupar.

A área da Biomedicina está muito bem no mercado de trabalho e há grande chance do setor continuar em crescimento. Após a pandemia da Covid-19, a área científica tem sido uma das que mais tem recebido atenção e investimentos. Segundo especialistas, a cada dia surgem novas empresas que se interessam por questões como a cura de doenças, viroses e infecções e também no processo de reprodução humana.

Hoje em dia, o grau de empregabilidade da área também é alto. A maior parte das oportunidades de trabalho estão em clínicas,laboratórios, hospitais, nas universidades e também em grandes instituições, como o Instituto Butantã, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Adolfo Lutz e tantos outros.

Há uma grande demanda profissional nos setores de genética, microbiologia, biologia molecular e também em perícia criminal. Mas também há espaço para o biomédico nas indústrias alimentícias e clínicas de estética.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Biomedicina?

O profissional formado em Biomedicina deve ter conhecimento aprofundado em Biologia, mas também deve conhecer os conceitos das áreas de Medicina e Farmácia. Sua formação deve ser humanista, generalista, crítica e reflexiva.

O Biomédico deve ser capaz de trabalhar dando suporte em todos os níveis de atenção à saúde, aplicando o rigor científico, técnico e intelectual.
Ele deve ser capaz de realizar todas as atividades referentes às análises laboratoriais, ambientais, hematológicas, moleculares e a todo o processo inerente à Biomedicina.

O mais importante é que este profissional não deve esquecer que todo o seu trabalho deve estar pautado em princípios éticos, nos valores sociais e culturais, levando em consideração as questões socioeconômicas e ambientais do seu meio e agir em benefício da sociedade.

Atualmente, o mercado de trabalho também exige que o profissional do futuro tenha boa comunicação, habilidade para liderança, administração, gerenciamento e esteja em constante atualização.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Biomedicina?

O MEC recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação do estudante de Biomedicina, tais como:

  • Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual
  • Ser capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem
  • Estar pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

Em relação às habilidades, o MEC recomenda que os profissionais:

  • Possam atuar em todos os níveis de atenção à saúde
  • Atuem multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética
  • Contribuam para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas
  • Conheçam métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos
  • Sejam capazes de emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios
  • Exerçam, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo

Ensino de Qualidade

O curso de Bacharelado em Biomedicina da UniFTC tem duração de 4 anos. Nesse período, o estudante tem acesso a uma formação generalista, humanizada e pautada no Interprofissionalismo. O biomédico egresso da instituição desenvolve competências e habilidades que o permitem atuar em todos os níveis de atenção à saúde, sabendo aplicar o rigor científico e intelectual exigido pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem faz Biomedicina na UniFTC tem acesso a uma graduação reconhecida e bem avaliada pelo MEC, que se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio das metodologias ativas de inovação. Com uma grade curricular atualizada, o curso de Biomedicina da UniFTC forma profissionais do futuro, que têm uma visão integral e estão aptos a trabalhar em qualquer área, seja na Citopatologia, Estética, Genética, Toxicologia, Imunologia, Virologia, Diagnóstico por Imagem e tantas outras.

Com uma infraestrutura de ponta, a instituição também possibilita que os estudantes possam se desenvolver através de programas de Iniciação Científica, tenham experiências da prática profissional por meios dos laboratórios, promove parceria com hospitais e clínicas locais para a realização de estágios, proporciona um corpo docente qualificado, garante que os alunos possam se atualizar através de formações adicionais, como palestras e oficinas, e estimula constantemente o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de saúde.

Estrutura do Futuro

Laboratórios com equipamentos modernos na área, excelente estrutura física, recursos físicos favoráveis ao ensino e à pesquisa, espaços para aulas práticas, bibliotecas, áreas de convivência, quadro de docentes, gestores e demais corpo institucional com extrema competência. Esse é o panorama do curso de Biomedicina da UniFTC.

Mas não é só com as questões estruturais que a Instituição se preocupa. A proposta curricular do curso também prioriza uma formação humanizada e interprofissional, possibilitando uma qualificação muito mais ampla e integral.

Escolhendo fazer Biomedicina na UniFTC, o estudante também pode contar com um olhar atento dos gestores, que permite uma participação dinâmica e mais direta entre os alunos e administração, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.

Diferenciais

O curso de Biomedicina da UniFTC tem um currículo alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais. Mais do que isso, a instituição direciona a sua matriz curricular para o desenvolvimento de competências e habilidades, por isso, desde o primeiro semestre oferece aos estudantes o máximo de experiências práticas.

Ambulatório de Acupuntura

Neste espaço, o aluno aprende sobre a importância de práticas integrativas e como as técnicas alternativas podem auxiliar o método científico tradicional. Eles também têm a oportunidade de realizar atendimentos sob a supervisão de um professor.

Laboratório-Escola de Análises Clínicas

No laboratório, os estudantes podem realizar testes, observar na prática como funcionam os métodos de pesquisa e análise de materiais, aprender como as fazer coletas em pacientes, além de toda a vivência prática profissional.

Colaboração e Convênios com clínicas hospitais e laboratórios

A parceria com clínicas e hospitais locais permite que o estudante possa realizar seu estágio supervisionado, ampliar seus conhecimentos, identificar qual a área de atuação que tem mais afinidade, além de, posteriormente, ter a possibilidade de ser integrado ao corpo profissional.

Programa de Iniciação Científica

Os programas de Iniciação Científica são uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam investir em pesquisa. São diversos grupos de IC que desenvolvem estudos nas mais variadas áreas da saúde e da ciência.

Matriz Curricular

O curso de Biomedicina da Rede UniFTC tem uma matriz curricular interprofissional em saúde. Além de estar alinhado com as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), a instituição desenvolveu uma grade com componentes curriculares pautadas na interdisciplinaridade, desenvolvimento de competências e no interprofissionalismo.

Como é a matriz curricular do curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina da UniFTC tem 3200 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, projetos interprofissionais, estágios e atividades curriculares complementares.

O que se estuda na faculdade de Biomedicina?

Nos semestres iniciais da graduação, o aluno de Biomedicina estuda:

  • Bases Moleculares e celulares da saúde
  • Saúde Coletiva
  • Virologia
  • Genética Humana
  • Políticas de Saúde
  • Métodos de apoio diagnóstico em saúde

A partir do 4º semestre começam os estágios e projetos:

  • Estágio de Imunonologia Clínica
  • Estágio de Líquidos Corporais
  • Projeto Interprofissional em saúde – Atenção Primária
  • Estágio de Hematologia Clínica e Hemoterapia
  • Estágio de Microbiologia Clínica
  • Projeto Interprofissional em saúde – Média e alta complexidade

O Estágio Supervisionado começa a partir do 7º semestre, além das disciplinas optativas, como:

  • Ciências Forenses
  • Estética em Saúde
  • Libras
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Coordenação do Curso

Feira de Santana

Profª. Drª. Louise Rodrigues Barreto

  • Bacharel em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA
  • Especialização em Biomedicina Estética, FAPUGA
  • Especialização em Citotologia Clínica no Conselho Federal de Farmácia em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia
  • Mestrado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA, (2019-2020)
  • Experiência curricular na área de Análises Clínicas pelo Laboratório de Análises Patológicas (LAP) e na área de Bromatologia e Microbiologia Industrial pelo Laboratório de Garantia da Qualidade na Nestlé/ DPA (Dairy Partners Americans)

Itabuna - Jequié - Vitória da Conquista

Profª. Drª. Tatiana Setenta Basso

  • Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Bacharel em Ciências Biológicas com Ênfase Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Juazeiro

Ms. Fernando Vanraj Silva Rodrigues

  • Farmacêutico, Mestre, Coordenador e Professor Adjunto do curso de Farmácia na Faculdade de Tecnologia e Ciências – UniFTC Vale do São Francisco, Perito Papiloscopista no Instituto de Medicina Legal de Petrolina e Professor da Faculdade de Medicina Estácio Juazeiro.
  •  Possui experiência docente com o uso de metodologias ativas e inovadoras, nos níveis: técnico, graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas como: Farmacologia, Fisiopatologia, Bioquímica, Fisiologia Humana, Biologia Celular, Química geral e orgânica.

Salvador

Profª. Drª. Louise Rodrigues Barreto

  • Bacharel em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA
  • Especialização em Biomedicina Estética, FAPUGA
  • Especialização em Citotologia Clínica no Conselho Federal de Farmácia em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia
  • Mestrado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA, (2019-2020)
  • Experiência curricular na área de Análises Clínicas pelo Laboratório de Análises Patológicas (LAP) e na área de Bromatologia e Microbiologia Industrial pelo Laboratório de Garantia da Qualidade na Nestlé/ DPA (Dairy Partners Americans)