Educação Física

A faculdade de Educação Física prepara profissionais capazes de promover a saúde através da promoção de exercícios físicos e estímulo corporal.

Sobre o curso

O desejo de promover a saúde é o que move o profissional de Educação Física. São atribuídas a ele as funções de planejar e acompanhar a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas. Desse modo, o campo de atuação é bem amplo: academias, clubes esportivos, escolas, empresas, hotéis, pousadas, resorts e até mesmo navios. Os profissionais da área podem colaborar na melhora do condicionamento físico, na prevenção de doenças, correção de problemas posturais, reabilitação de pacientes, aumento da autoestima e incentivo a um estilo de vida saudável.

O curso de Educação Física da UniFTC propõe o desenvolvimento dessas habilidades por meio de uma matriz curricular inovadora e interprofissional. Ainda no início da graduação, os estudantes são envolvidos em disciplinas que tratam a saúde de forma integrada, e no decorrer dos semestres, realizam diversas ações de responsabilidade social junto à comunidade.

Qual a duração do curso de Educação Física?

O curso de Educação Física possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Educação Física é amplo e está em constante expansão. O profissional pode atuar como professor em várias áreas de atividades físicas e, também, coordenar equipes multiprofissionais em clínicas e hospitais.
Aqueles que possuem perfil empreendedor, podem também criar o próprio negócio, seja voltado para a própria área da educação física, ou com relação à comercialização de alimentos e suplementos alimentares.
Além de adaptar as tarefas de acordo com a necessidade de cada cliente, o profissional de Educação Física pode atuar também como administrador desportivo, em centros comunitários e centros de saúde, em clubes, empresas, escolas, hotéis, parques públicos e associações recreativas.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Educação Física?

Para atuar como Educador Físico, o profissional precisa ter registro no Conselho Federal de Educação Física (Confef). O estudante, para se tornar um profissional de sucesso, deve valorizar a saúde, ter interesse pelo corpo humano e pelas disciplinas ligadas às ciências biológicas e da saúde.
Dessa forma, ele será um profissional voltado para atuar na reabilitação, prevenção, promoção e manutenção da qualidade de vida de seus pacientes ao manejar atividades esportivas, recreativas e físicas.

Também é importante manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações do mercado e as novidades do setor, através de especializações, treinamentos e palestras. O mercado de trabalho está sempre em constante expansão, sobretudo após o período de pandemia.

Quais são as principais competências do profissional de Educação Física?

Separamos algumas das competências mínimas necessárias para a formação de um educador físico, sendo algumas delas:

  • Competência Técnica
  • Didática
  • Bom relacionamento
  • Ótima comunicação
  • Ética e Conduta profissional
  • Criatividade e Inovação

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental, empatia e capacidade de tomar decisões estão entre as habilidades que um bom profissional da Educação Física deve ter.

Áreas de Atuação

Quem escolhe a Educação Física tem diversas possibilidades de atuação. O profissional pode atuar como personal trainer em academias e espaços de atividade física, clubes e empresas.
Para aqueles que buscam um maior nicho, há também a possibilidade de abrir o próprio negócio, seja no ramo das academias ou na suplementação alimentar.
Indo mais além, o profissional de Educação Física também pode atuar no acompanhamento de idosos, gestantes e crianças nas atividades físicas, na orientação de pessoas e equipes nos processos de treinamento e competições, no pós-cirúrgico de pacientes através de exercícios para a recuperação e manutenção dos resultados obtidos e no turismo ecológico, coordenando atividades ao ar livre.

Onde o profissional de Educação Física pode trabalhar?

Ao se formar, o profissional pode escolher entre mais de 11 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação Física.
O bacharel em educação física pode atuar, sobretudo, em academias, clubes, clínicas e organizações. Dentro desses espaços, ele pode trabalhar como gestor, supervisor, coordenador de área ou como o profissional que vai executar e coordenar as atividades.
A tendência na busca por mais saúde e qualidade de vida nas sociedades faz com que o mercado para este profissional seja amplo e crescente. E para aproveitar as oportunidades, ele tem que estar capacitado para atender às exigências do setor.

Um dos campos que crescem para o profissional são as empresas, onde ele pode estar atuando com grupos de corrida e ginástica laboral. Outra tendência é o trabalho de rua, também com projetos junto a órgãos governamentais voltados para a comunidade.
Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho da Educação Física é um dos mais promissores na atualidade.

Ensino de Qualidade

A graduação em Educação Física ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em competências, com foco no interprofissionalismo, aplicando Metodologias Ativas, integrando os estudantes em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o estudante a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.
O estudante tem ainda a oportunidade de participar de projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

 

Depoimentos

Ana Letícia Araújo Lima Estudante do Centro Universitário UniFTC Feira de Santana

O curso de Educação Física da UniFTC prepara o discente para o mercado de trabalho, não só tratando assuntos conteudistas em sala de aula, mas também falando sobre marketing, networking, desenvolvimento pessoal e entre outros. Os professores e a coordenação sempre incentivam a buscarmos conhecimento além das aulas, como participar de cursos, congressos, workshops e entre outros. Um grande diferencial da UniFTC Feira de Santana, é o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), que é um espaço único na Bahia, onde recebe os estudantes para estágios obrigatórios, com o viés de prepará-los para trabalhar com retreinamento pós lesão e trabalho da funcionalidade dos alunos, e saúde. É um projeto fora da curva na Educação Física, fantástico.

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Educação Física uma infraestrutura moderna e equipada, composta por um Espaço Integrado de Atividade Física e Saúde (Academia UniFTC), na qual está inserida uma Sala de Musculação, Sala de Lutas e Artes Marciais, Sala de Ginástica/Dança, Sala de Avaliação Física e Salas de Atendimento Integrado que possibilitam experiências significativas para a formação do estudante.
As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Educação Física possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.

Diferenciais

Ensino Baseado na integração dos saberes

As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão contempladas dentro de uma visão integrada, sistêmica e comprometida com a realidade social para a formação de um profissional com capacidade de enfrentar os problemas que a vida lhe apresenta. Os eixos estruturantes do currículo do curso promovem a aprendizagem significativa, por meio da incorporação da Educação Baseada em Competências. Os Projetos Integradores Interprofissionais tornam-se um importante diferencial no curso, pois desde o início da sua formação, os estudantes são desafiados a realizarem projetos autênticos e realistas que promovem a integração e a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em situações contextualizadas em problemas interprofissionais, de forma colaborativa, junto aos outros estudantes dos cursos de Saúde.

Interprofissionalismo

Através de um currículo diferenciado, os estudantes têm acesso às disciplinas interprofissionais com o objetivo de integrá-los e prepará-los para o trabalho em equipe, fundamental para o desenvolvimento de competências colaborativas”

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades

O curso se destaca por ter professores que são referências e líderes no mercado local nas disciplinas que lecionam. A Clínica-Escola permite uma prática voltada para o trabalho multiprofissional com a Fisioterapia em situações de disfunções musculares e articulares e pós reabilitação ortopédica. Atividades desenvolvidas com a comunidade acadêmica e com a comunidade local voltadas para a área de exercício físico, esportes, recreação e lazer, abrangendo os mais diversos públicos.

Espaço Integrado de Atividade Física e Saúde (Academia UniFTC)

Excelente infraestrutura, composta por um Espaço Integrado de Atividade Física e Saúde (Academia UniFTC), na qual está inserida uma Sala de Musculação, Sala de Lutas e Artes Marciais, Sala de Ginástica/ Dança, Sala de Avaliação Física e Salas de Atendimento Integrado com vários cursos, possibilitando experiências significativas em prol da formação do estudante.

Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação

Através de parcerias com academias nas cidades em que a Rede UniFTC possui o curso de Educação Física, os estudantes adquirem experiência desde o início do curso, interagindo com os melhores profissionais de suas áreas. Também é possível estagiar na Academia UNIFTC, em que o estudante de Educação Física passa a trabalhar em parceria com acadêmicos de Fisioterapia, adquirindo experiência interprofissional.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos a partir de orientações profissionais e estruturação de currículos. Ele facilita a relação do estudante com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Educação Física, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.

Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Educação Física?

A matriz curricular do curso de Educação Física tem 42 disciplinas divididas entre as teóricas, práticas, projetos interprofissionais, estágio em diferentes áreas a partir do 4º semestre, TCC e atividades complementares.

O que se estuda na faculdade de Educação Física?

No início do curso, os estudantes são apresentados a disciplinas comuns à área da saúde e específicas da Educação Física, como:

  • Saúde Coletiva
  • Psicologia das relações interpessoais
  • Cuidado em Saúde
  • Políticas de Saúde
  • Educação em Saúde
  • Morfofisiologia Básica e dos sistemas de controle
  • Evolução e atuação do profissional na Educação Física
  • Anatomocinesiologia
  • Práticas Corporais e Culturais
  • Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

 

Os projetos integradores interprofissionais, onde os estudantes articulam atividades de pesquisa e extensão, são realizados a partir do primeiro semestre nas seguintes disciplinas:

  • Saúde coletiva
  •  Educação em Saúde
  •  Saúde do trabalhador
  • Gestão em Saúde
  • Projeto Interprofissional em saúde – Atenção Primária
  •  Projeto Interprofissional em saúde – Média e alta complexidade
  •  Projeto Interprofissional de Pesquisa em saúde

Os Estágios se iniciam a partir do 4º semestre, nas disciplinas:

  • Estágio em Atletismo
  • Estágio em Treinamento Neuromuscular
  • Estágio de Medidas e Avaliação em Educação Física
  • Estágio Supervisionado (Fitness)
  • Estágio de Metodologia da Ginástica
  • Estágio Supervisionado Avançado

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Ciências Forenses
  • Estética em Saúde
  • Libras