Farmácia

Na faculdade de Farmácia, o estudante aprende a produzir medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e também examinar componentes e princípios ativos.

Assista o vídeo
Assista o vídeo

Sobre o curso

O curso de Farmácia é um dos pilares da área da saúde e vai muito além do trabalho nas drogarias. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico pode atuar em mais de 130 especialidades reconhecidas na área.

Esses profissionais são responsáveis pelo esclarecimento de dúvidas dos pacientes em relação aos medicamentos, nas atuações em hospitais e estabelecimentos, mas também pela elaboração, pesquisa e distribuição de remédios essenciais para a saúde pública e para a manutenção da qualidade de vida da população.

O Farmacêutico também possui forte presença no desenvolvimento de produtos de beleza, no diagnóstico de doenças e exames toxicológicos, perícia criminal, saúde pública, nas análises dermatológicas, no controle ambiental, higiene, segurança no trabalho, educação e alimentos.

E tem mais: o trabalho do Farmacêutico na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é considerado imprescindível, pois é esse o profissional que promove a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, processos, insumos, das tecnologias e também o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

São diversos campos para serem explorados. Para exercer a profissão, além do diploma de bacharelado, também é necessário ter o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Como é a faculdade de Farmácia?

O curso de Farmácia da UniFTC tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no ciclo completo da assistência farmacêutica.

Através dessa vivência, nossos estudantes podem vivenciar diversas frentes de atuação durante o curso, aliada a uma formação crítica e reflexiva, que permita a eles excelência técnica e compreensão do seu papel social.

Para fortalecer esse aprendizado, a UniFTC promove atividades como a Jornada de Farmácia, que ocorre anualmente, além de simpósios científicos, Projetos Integradores e eventos externos, como ações educativas em comunidades. A Rede UniFTC também possui Clínica-Escola própria para que os alunos possam vivenciar as primeiras experiências profissionais em nossa farmácia-escola e, ainda, desenvolver-se academicamente a partir de grupos de pesquisa registrados no CNPq.

Qual a duração do curso de Farmácia?

O curso de Farmácia possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

Com o crescimento do setor de cosméticos e beleza, o farmacêutico teve a sua área muito valorizada. Além disso, toda farmácia e drogaria deve ter um farmacêutico presente, bem como nas unidades básicas de saúde, o que amplia a demanda por bons profissionais. Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) revelam que 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados.

Laboratórios de análises clínicas e fábricas de medicamentos são grandes empregadores e buscam cada vez mais profissionais qualificados. Há também demanda por gestores na indústria farmacêutica.

Outro empregador tradicional é o setor público, por meio de farmácias populares e serviços de vigilância sanitária. Também há a opção de atuar na área científica, como biologia molecular e toxicologia forense.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Farmácia?

O profissional de Farmácia precisa, além de desenvolver as competências necessárias para dominar o mercado de trabalho, gostar da área de saúde e de lidar com pessoas. A responsabilidade do farmacêutico é grande e, por isso, é importante que ele tenha um perfil humanista, já que suas atividades geram impacto direto na saúde das pessoas.

Um bom profissional também precisa estar sempre atualizado sobre novos produtos e tecnologias aplicadas à Farmácia. Por isso é importante definir uma área de interesse dentro do leque de possibilidades profissionais e manter o foco nos estudos.

Para manter uma boa posição no mercado de trabalho, congressos, seminários e cursos de especialização são fundamentais. Também cabe ao profissional estar atento à adequação de cada medicamento à necessidade de seus pacientes.

Quais são as principais competências do profissional de Farmácia?

Com as novas mudanças na área de saúde, o farmacêutico vem ganhando cada vez mais importância dentro da área, passando a fornecer serviços de Atenção Farmacêutica.
Separamos 7 competências e habilidades necessárias, publicados em um manual organizado pela Federação Internacional Farmacêutica (FIF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o profissional ofereça atendimento de qualidade e humanizado aos seus pacientes.

O Farmacêutico deve ser:

Colaborador
Tomador de decisões
Comunicador
Líder
Gerente
Pesquisador
Educador

Também são habilidades importantes para o profissional a inteligência emocional, o raciocínio lógico, a responsabilidade socioambiental e a empatia, já que, acima de tudo, estarão lidando com vidas humanas.

Áreas de Atuação

O profissional de Farmácia pode atuar em diversos segmentos. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, são mais de 130 especialidades reconhecidas pela área. Nessa profissão, ele vai lidar diretamente com pessoas, realizando tratamentos farmacológicos e realizando consultas e conferências. Também faz parte da sua rotina a inspeção e conferências, para que se tenha a garantia de que os pacientes estão utilizando o medicamento na dosagem correta.

O Farmacêutico também pode explorar a parte de direção, assessoramento e responsabilidade técnica de indústrias de produtos alimentares e dietéticos, e liderar pesquisas e desenvolvimentos de novos itens.
Há também áreas promissoras como a indústria de cosméticos, que está sendo cada vez mais explorada pelos farmacêuticos, e o trabalho em clínicas de exames laboratoriais e toxicológicos.

Onde o profissional de Farmácia pode trabalhar?

Uma das vantagens do curso de Farmácia é o de poder atuar em diversas áreas, reforçando a empregabilidade do profissional e permitindo que ele tenha maior liberdade na hora de escolher o segmento que mais se identifica.

Se você tiver interesse por atividades laboratoriais e na área de pesquisa, presentes também nos ambientes industriais, seu sucesso na carreira farmacêutica está garantido.

Além da divisão por especialidades, o Conselho Federal de Farmácia também organiza a atuação profissional de forma mais específica para facilitar o entendimento dos profissionais.
Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho de Farmácia é um dos mais promissores na atualidade.
Confira algumas possibilidades profissionais:

  • Drogarias
  • Acupuntura
  • Administração de laboratório clínico
  • Administração farmacêutica
  • Administração hospitalar
  • Análises clínicas
  • Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares
  • Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência
  • Auditoria farmacêutica
  • Bacteriologia clínica
  • Banco de cordão umbilical
  • Banco de leite humano
  • Banco de sangue
  • Banco de Sêmen
  • Banco de órgãos
  • Biofarmácia
  • Biologia molecular
  • Bioquímica clínica
  • Bromatologia
  • Citologia clínica
  • Citopatologia
  • Citoquímica
  • Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental
  • Controle de vetores e pragas urbanas
  • Cosmetologia
  • Exames de DNA
  • Farmacêutico na análise físico-química do solo
  • Farmácia antroposófica

Ensino de Qualidade

A graduação de Farmácia, presente nas unidades da Rede UNIFTC em Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Juazeiro, Jequié e Vitória da Conquista está atrelada aos pilares do Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres.

Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em competências com o uso de Metodologias Ativas, integrando os estudantes em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o estudante a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Salvador

A Rede UNIFTC oferece aos estudantes do curso de Farmácia uma infraestrutura tecnológica e bem equipada. Nossos estudantes podem contar com uma Clínica-Escola onde vivenciam cenários de prática desde o terceiro semestre em consultórios de atendimento clínico em articulação com os outros cursos da área de saúde.

Também possuímos o Laboratório de Análises Clínicas, em parceria com o curso de Biomedicina, e o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica.

O ensino prático no curso de Farmácia da UNIFTC é dividido entre atividades em comunidades, estágios por área de atuação e estágios supervisionados em serviços de saúde. O estudante é preparado em laboratórios próprios, modernos e bem estruturados que oferecem as melhores condições para o desenvolvimento das atividades.

O estágio é a fase de adquirir novos conhecimentos e ampliar o progresso acadêmico. Por isso, a Rede UNIFTC possui convênios com instituições, farmácias e laboratórios em todas as cidades onde está presente, garantindo, assim, um leque de oportunidades para seus estudantes.

As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Farmácia possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que os estudantes se insiram nas principais tendências globais.

Diferenciais

Ensino Baseado na integração dos saberes

As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão contempladas dentro de uma visão integrada, sistêmica e comprometida com a realidade social para a formação de um profissional com capacidade de enfrentar os problemas que a vida lhe apresenta. Os eixos estruturantes do currículo do curso promovem a aprendizagem significativa, por meio da incorporação da Educação Baseada em Competências. Os Projetos Integradores Interprofissionais tornam-se um importante diferencial no curso, pois desde o início da sua formação, os estudantes são desafiados a realizarem projetos autênticos e realistas que promovem a integração e a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em situações contextualizadas em problemas interprofissionais, de forma colaborativa, junto aos outros estudantes dos cursos de Saúde.

Interprofissionalismo

“Através de um currículo diferenciado, os estudantes têm acesso às disciplinas interprofissionais com o objetivo de integrá-los e prepará-los para o trabalho em equipe, fundamental para o desenvolvimento de competências colaborativas”

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades

Isso ocorre através da formação prática desde o terceiro semestre, com vivência em laboratórios específicos.
Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação
Através da parceria com uma rede de convênios em todas as cidades que possuem o curso de Farmácia da Rede UniFTC, a graduação proporciona aos estudantes a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação na Farmácia, como drogarias, hospitais locais, clínicas locais, fábricas, laboratórios e SESAB. Assim, o estudante tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências, na prática.

Atividades complementares

Os estudantes da UniFTC têm a oportunidade de participar de projetos de extensão e eventos, desenvolvidos para aproximar os universitários do público, como a Jornada da Farmácia, que ocorre anualmente, e as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com outros cursos.

Os estudantes também são incentivados a participar de grupos de pesquisa, monitoria e atléticas, para trocarem aprendizados e se integrarem. No Centro Universitário UniFTC Salvador, por exemplo, existe a Liga Acadêmica de Farmacologia.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do estudante com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Farmácia, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.

Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Farmácia?

A matriz curricular do curso de Farmácia tem uma carga horária total de 4.000 horas,divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, projetos interprofissionais em diferentes áreas, a partir do terceiro semestre, TCC e atividades curriculares complementares.

O que se estuda na graduação em Farmácia?

No início do curso, os estudantes são apresentados às disciplinas comuns à área da saúde e específicas da Farmácia, como:

  • Saúde Coletiva
  • Psicologia das relações interpessoais
  • Cuidado em Saúde
  • Políticas de Saúde
  • Educação em Saúde
  • Química Orgânica
  • Genética Humana e Médica
  • Química Analítica

Os estágios se iniciam a partir do terceiro semestre, nas disciplinas como:

  • Estágio de Assistência Farmacêutica
  • Estágio de Atenção Farmacêutica
  • Estágio de Imunologia Clínica
  • Estágio de Hematologia Clínica e Hemoterapia
  • Estágio de Microbiologia Clínica
  • Estágio de Bioquímica Clínica
  • Estágio de Parasitologia Clínica
  • Estágio de Bromatologia
  • Estágio de Tecnologia Farmacêutica
  • Estágio de Gestão Farmacêutica

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
  • Ciências Forenses
  • Estética em Saúde
  • Libras

Nos últimos períodos, os estudantes passam pelo Estágio Supervisionado I e II.