Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é uma área que cuida do recrutamento e seleção de profissionais para empresas e gestão de colaboradores de forma estratégica.

Sobre o curso

A Gestão de Recursos Humanos (R.H.) é a área responsável por mediar a relação entre as organizações e seus colaboradores, de modo que eles consigam manter uma relação trabalhista vantajosa para ambas as partes. Cabe a esse setor articular benefícios que mantenham o time motivado e com condições de realizar as entregas e atingir as metas traçadas pela empresa de forma saudável, considerando o bem-estar do funcionário, seu reconhecimento profissional, e assegurando que os seus direitos sejam contemplados.

A graduação em Gestão em R.H. prepara o profissional do futuro no desenvolvimento de competências e habilidades para solucionar problemas do departamento pessoal como cumprimento das legislações trabalhistas, gerenciamento do clima organizacional, recrutamento de novos colaboradores e treinamento e gerenciamento de conflitos internos. Para isso, o discente terá acesso a disciplinas como: Direito do Trabalho, Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Comportamento Organizacional.

Ato regulatório

Salvador – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 949 de 30 de agosto de 2021

Como é a faculdade de Gestão de R.H.?

A graduação em Gestão de RH da UniFTC se enquadra como curso superior de tecnologia, integrando o eixo de gestão e negócios. Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos conteúdos gerais e específicos da área de Recursos Humanos, como por exemplo Administração e temas relacionados ao campo da Psicologia. Assim, o estudante é preparado para atuar em diversas áreas existentes em R.H. ou exercer cargos mais generalistas.
Os cursos tecnológicos são diferentes dos técnicos. Eles se concentram em uma área específica dentro de um ramo de conhecimento e estão voltados para os avanços tecnológicos, para a inovação e, sobretudo, em buscar soluções para as necessidades da sociedade.

Qual a duração do curso de Gestão de Recursos Humanos?

O curso de Gestão de Recursos Humanos possui:

Duração total de 2 anos Sua matriz curricular é realizada em 4 semestres

Mercado de Trabalho

A atuação do tecnólogo em Gestão de R.H. é indispensável para as empresas devido sua importância estratégica. O mercado de trabalho para estes profissionais é amplo, com oportunidades em instituições públicas, privadas e no terceiro setor. Além disso, o gestor de R.H. pode atuar em empresas de consultoria.

Dentre as áreas mais tradicionais estão a área de colocação e recolocação profissional e gestão pessoal. O futuro gestor de R.H. também precisa estar atento às tendências e inovações tecnológicas do mercado, como uso da inteligência artificial, People Analytics, plataformas de pesquisas e metodologias diferenciadas de feedback, gamificação, dentre outros. É importante também estar alinhado a pautas sociais importantes da atualidade, como diversidade e saúde mental, que estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão de R.H.?

O mercado exige que o profissional de gestão de R.H. tenha uma visão ampla e, sobretudo, conhecimento sobre os processos que acontecem diariamente no setor. De um modo geral, é necessário ter, além de conhecimento técnico, visão estratégica de como a organização pode se posicionar diante de seus colaboradores.
Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Gestão de R.H.?

São consideradas competências e habilidades do gestor de R.H. do futuro:

  • Construir dispositivos para fazer com que a força de trabalho execute a estratégia da empresa de forma mais assertiva e orgânica;
  • Calcular os resultados das ações do R.H. na organização;
  • Preservar um discurso objetivo, eficiente e prático;
  • Promover uma estrutura mais horizontal, multidisciplinar e integrada;
  • Remover os entraves dos relacionamentos para melhorar a produtividade das equipes e dos setores;
  • Possuir conhecimentos de T.I. e gestão do conhecimento;
  • Elaborar planos para desenvolver o potencial dos colaboradores;
  • Utilizar a tecnologia para entregar sistemas administrativos de RH que promovam benefícios, comunicação entre equipes remotas, dentre outros.

Áreas de Atuação

Quem escolhe a graduação em Gestão de R.H., pode atuar em diversas áreas, veja:

Gestão de Pessoas
Departamento Pessoal
Colocação e recolocação de profissionais
Folha de pagamento, tributos e benefícios
Desligamento por demissão ou aposentadoria
Treinamentos e ações de motivação
Segurança e saúde no trabalho
Comunicação Interna

Dentre os cargos mais visados estão:

Gestor de recrutamento e seleção
Assistente de departamento de pessoal
Supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras
Analista de treinamento e capacitação
Analista de recursos humanos
Gerente ou diretor de recursos humanos

Onde o profissional de Gestão de R.H. pode trabalhar?

Ao se formar, o profissional pode escolher trabalhar em:

Instituições públicas e privadas
Indústrias
Empresas de consultoria

Ensino de Qualidade

A graduação em Gestão de R.H. é ofertada no Centro Universitário UniFTC Salvador. Ela está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica. A graduação promove, ainda, momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Estrutura do Futuro

A graduação em Gestão de R.H. oferecida pela Rede UniFTC conta com laboratórios de informática amplos e climatizados, utilizados para as aulas práticas do curso, com computadores que possuem instalados aplicativos das áreas comercial, financeira, administrativa e de recursos humanos que auxiliam nas simulações de ambiente onde o estudante pode atuar, permitindo experiências práticas da vivência profissional.

O curso disponibiliza ainda um amplo e atualizado acervo bibliográfico, com acesso virtual ilimitado, através de equipamentos mobile – smartphones, tablets, computadores e notebooks – conectados à internet.

O Centro Universitário UniFTC Salvador possui espaços de convivência acolhedores, onde os discentes podem se reunir para estudar ou confraternizar entre amigos, salas de atendimento ao estudante, utilizadas para os encontros agendados com os coordenadores de curso, que também podem realizar o atendimento por meio das salas virtuais, além de praça de alimentação e estacionamentos que atendem a capacidade local.

Diferenciais

Currículo inovador

Durante a graduação, o estudante é instigado a aprimorar a observação para antecipar tendências e acompanhar as transformações do mundo.

Networking

Outra característica importante do curso é a sua ligação com o mercado, onde por meio de visitas técnicas, palestras e cursos de extensão, os discentes aprendem aspectos organizacionais importantes. Assim, possibilita ao estudante, ao longo do curso, uma ampla troca de experiências e construção de networking.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Gestão de R.H., pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado.

Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Gestão de R.H.?

A matriz curricular do curso de Gestão de R.H. é composta por 27 disciplinas, com uma carga horária total de 1.620 horas.

O que se estuda na faculdade de Gestão de R.H.?

Ao longo do curso, o aluno estuda disciplinas como:

Educação Emocional
Direito do Trabalho
Saúde e Segurança do Trabalho
Comportamento Organizacional
Economia
Liderança e Empreendedorismo
Jogos de Empresa
Planejamento de Carreiras

Nesta graduação o estágio não é obrigatório.

Onde Estudar