Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária forma profissionais que se dedicam à saúde animal. Desde os bichos de pequeno porte, até os animais silvestres, aquáticos e exóticos.

Assista o vídeo

Meu futuro é Medicina Veterinária

Assista o vídeo

Sobre o curso

Muito além de ser “a arte de curar os animais”, a Medicina Veterinária trabalha na defesa e promoção da saúde animal, ambiental, e humana, através do contexto mundial de Saúde Única.

Isso acontece quando esses três pilares operam de forma integrada, principalmente no que se refere à adoção de políticas públicas efetivas para reduzir os riscos e a disseminação de doenças infecciosas, resultantes da interação entre animais, humanos e ecossistemas.

O Médico Veterinário atua de forma generalista ou nas especialidades, como por exemplo, inspeção sanitária, criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal e na promoção e preservação do bem-estar animal.

Estão entre as áreas de estudo do Médico Veterinário a Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia, Criação e Manejo, Cirurgia e Diagnóstico de Saúde Animal.

Ato regulatório

Salvador – Portaria de Autorização nº 368 de 28 de janeiro de 2022

Como é a faculdade de Medicina Veterinária?

A faculdade de Medicina Veterinária prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar animal; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

Qual a duração do curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

A Medicina Veterinária está em alta e tem perspectivas de crescimento. Um dado nos ajuda a entender o impacto desse mercado: em 2020, o segmento pet movimentou 34 bilhões de reais, segundo a Friedman, empresa especializada em produtividade e vendas.

Esse número pode ser explicado pela quantidade de animais de estimação: os brasileiros possuem mais de 139 milhões deles, de acordo com números da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Já no setor da pecuária, o país lidera o ranking de bovinos do mundo, com 212 milhões, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal.

Esse aquecimento no setor também vem acompanhado do aumento na procura por especialistas. Isso significa que os médicos veterinários devem continuar os estudos após a graduação, aprofundando os conhecimentos.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Medicina Veterinária?

Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o Médico Veterinário precisa, sobretudo, gostar de animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A depender da área de atuação, a rotina desse profissional pode ser bastante difícil, principalmente para quem trabalha com urgência e emergência. É preciso estar preparado para lidar com animais em diferentes condições e estados de saúde, por exemplo.

Também é importante manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações tecnológicas e científicas por meio de especializações, treinamentos e palestras. Hoje em dia é possível contar com Inteligência Artificial e Machine Learning no cotidiano do profissional de Medicina Veterinária. O mercado de trabalho também pode exigir conhecimentos em outras áreas, a exemplo da gestão financeira, marketing e finanças para veterinários, sobretudo para quem pensa em empreender.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Medicina Veterinária?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação de um médico veterinário, sendo algumas delas:

Epidemiologia
Doenças emergentes e reemergentes
Medicina Veterinária preventiva e programas de controle
Higiene alimentar
Conceitos sobre produtos veterinários
Bem-estar animal
Legislação veterinária
Código de ética
Certificações

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental, boa comunicação, capacidade de tomar decisões e empatia estão entre as habilidades que um bom profissional da Medicina Veterinária deve ter.

Áreas de Atuação

Quem escolhe a Medicina Veterinária tem diversas possibilidades de carreiras. O profissional pode atuar na criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução de espécies, na promoção do bem-estar animal, clínica e cirurgia e instituindo diagnósticos, tratamentos, controle e prevenção de doenças.

Indo mais além, é possível trabalhar em programas de vigilância e tecnologia na inspeção sanitária em indústrias de produtos de origem animal e derivados, projetos na área da biotecnologia da reprodução e no gerenciamento de práticas agropecuárias e do agronegócio.

Há também algumas áreas promissoras, como a oftalmologia, cardiologia, oncologia, neurologia, ortopedia, odontologia e dermatologia veterinária. O uso de tecnologias modernas, atendimento a domicílio, elaboração de estudos e adoção de práticas de medicina alternativa são outras tendências apontadas. Áreas como a fitoterapia, a quiropraxia, a aromaterapia, e o uso de células tronco devem ser consolidadas para aqueles que se especializarem de forma qualificada.

Onde o profissional de Medicina Veterinária pode trabalhar?

Ao se formar, o profissional pode escolher entre mais de 80 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Mas a Medicina Veterinária proporciona inúmeras possibilidades, do hospital veterinário de pequenos animais até dentro de um zoológico cuidando de animais silvestres, ou mesmo inspecionando alimentos em uma grande rede de supermercado ou em uma grande fazenda criadora de bovinos.

A atuação na saúde pública também ganha destaque com a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Assistência da Saúde da Família (NASF). Isso abre mais campo para o mercado de trabalho, tendo em vista que é um profissional habilitado para trabalhar na prevenção e orientação em relação aos cuidados com animais e ao risco de transmissão de zoonoses.
Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho da Medicina Veterinária é um dos mais promissores na atualidade.

Confira algumas possibilidades profissionais:

Médico Veterinário Generalista
  • Clínico de pequenos animais
  • Clínico de equinos
  • Clínico de bovinos
  • Clínico de pequenos ruminantes
  • Cirurgião geral de pequenos animais
  • Cirurgião geral de grandes animais
Médico Veterinário Especialista
  • Clínico e cirurgião de animais silvestres
  • Oftalmologista de cães e gatos
  • Dermatologista de cães e gatos
  • Cardiologista de cães e gatos
  • Oncologista de cães e gatos
  • Cirurgião oncologista de cães e gatos
  • Cirurgião ortopedista
  • Odontologia equina
  • Cirurgião de equinos
  • Reprodução de equinos
  • Reprodução de ruminantes
  • Reprodução de pequenos animais
  • Laboratorista

Carreiras para Médicos Veterinários com concurso

  • Vigilância Sanitária
  • Fiscais de Defesa Agropecuária
  • Inspeção Federal
  • Laboratorista

Ensino de Qualidade

A graduação em Medicina Veterinária, ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Depoimentos

Mairon Barreto de Souza Egresso

A instituição me deu a capacidade de me tornar um profissional do futuro. Além do conhecimento teórico, ela me ensinou a me adaptar ao mercado. A gente percebe que algumas transformações vêm ocorrendo na UniFTC, principalmente a utilização das novas tecnologias dentro da sala de aula. As Metodologias Ativas entraram como uma inovação no meio educacional, fazendo com que o aluno consiga entrelaçar o conhecimento juntamente com a tecnologia. Consequentemente a gente percebe a qualidade que a gente consegue alcançar dentro do mercado de trabalho.

Paulina de Alecrim Lima Estudante do Centro Universitário UNEX Feira de Santana

A UniFTC é uma faculdade completa! Me sinto muito bem amparada pela instituição, o diferencial são os professores e principalmente a coordenação do curso que sempre busca ajudar o estudante. O método de ensino permite com que o estudante vivencie cada área e então decida qual ele mais se identifica. Me sinto confiante para enfrentar o mercado de trabalho!

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Medicina Veterinária uma infraestrutura moderna e equipada, com clínicas-escola próprias, que proporcionam atendimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos animais. Nelas, o graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.

Os laboratórios específicos, como o de Anatomia Patológica Animal, têm ossos de grandes vertebrados e modelos sintéticos. O ensino da Morfofisiologia Animal é realizado de forma inovadora, com recurso da plataforma digital 3D.

As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Medicina Veterinária possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.

Diferenciais

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades

Isso ocorre através da formação prática desde o primeiro semestre, com vivência em laboratórios específicos e nas suas clínicas-escola.

Clínica-Escola

As clínicas de Medicina Veterinária da Rede UniFTC proporcionam atendimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos animais. O graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.

Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação

Através da parceria com uma rede de convênios, a graduação proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação do Médico Veterinário, como inspeção de alimentos, vigilância sanitária, produção e reprodução animal e clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Medicina Veterinária, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.

Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Medicina Veterinária?

A matriz curricular do curso de Medicina Veterinária é composta por 46 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas, sendo elas, 2.280 teóricas, 480 práticas e 1.240 digitais.

O que se estuda na faculdade de Medicina Veterinária?

Nos semestres iniciais da graduação em Medicina Veterinária, o estudante tem contato com disciplinas como:

  • Bases Moleculares e Celulares da Saúde
  • Imunologia Básica
  • Cuidado em Saúde
  • Morfofisiologia Básica e dos Sistemas de Controle dos animais
  • Vigilância e Planejamento em Saúde
  • Ética, deontologia e experimentação animal

Os projetos integradores interprofissionais, onde os estudantes articulam atividades de pesquisa e extensão, são realizados desde o primeiro semestre nas seguintes disciplinas:

  • Saúde Coletiva
  • Educação em Saúde
  • Saúde do Trabalhador
  • Gestão em Saúde
  • Projeto Interprofissional em Saúde – Atenção Primária
  • Projeto Interprofissional em Saúde – Média e Alta Complexidade
  • Projeto Interprofissional de Pesquisa em Saúde

Ao longo do curso, o estudante tem contato com as disciplinas específicas da área, como:

  • Microbiologia e Parasitologia Veterinária
  • Métodos de apoio diagnóstico em Saúde Animal
  • Patologia Veterinária
  • Criação e Manejo de Monogástricos
  • Criação e Manejo de Poligástricos
  • Reprodução Animal
  • Tecnologia e inspeção de carnes, pescado, ovos e derivados
  • Tecnologia e inspeção de leite, mel e derivados
  • Cirurgia Veterinária
  • Clínica Médica de Pequenos Animais
  • Clínica Médica de Grandes Animais

Os estágios supervisionados são realizados em clínicas próprias e instituições.

Coordenação do Curso

Salvador

Profª. Ms. Cleusa Maria Deiró

  • Mestre em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos animais, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, tratamento, gatos, pele e síndrome

Feira de Santana

Prof. Luiz Gustavo Brandão

  • Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Especialista em Farmacologia, Atualização e Novas Perspectivas pela Universidade Federal de Lavras
  • Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Itabuna - Vitória da Conquista

Profª. Laise Vasconcelos

  • Doutoranda em Ciência animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)