Odontologia: uma carreira em constante evolução

Odontologia: uma carreira em constante evolução

A área de Odontologia é considerada promissora por diversos motivos, que vão desde o crescente interesse da população em saúde bucal até os avanços tecnológicos e científicos que têm impacto positivo na prática odontológica. Uma pesquisa recente da American Dental Association, mostrou que 49% dos dentistas planejam gastar mais dinheiro com tecnologia nos próximos dois anos.

Para falar sobre esta ciência em constante evolução e dando continuidade a nossa série de entrevistas para os profissionais do futuro, conversamos esta semana com a cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia e harmonização orofacial, Lorena Ferraz. Ela, que é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas (PPgPios) pela UFBA, também é coordenadora do curso de Odontologia da UniFTC Vitória da Conquista.

A especialista fala um pouco sobre as tendências mais influentes no ramo odontológico e dá dicas para aqueles que desejam aprimorar a jornada acadêmica e profissional, além de conquistar diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e  eficiência nos procedimentos. 

Veja a entrevista completa:

UniFTC- Quais as tendências na área de Odontologia? 

Lorena Ferraz- A indústria odontológica está passando por uma grande transformação devido a fatores sem precedentes, como o impacto da COVID-19, rápida inovação tecnológica, aumento da inflação, mercado de trabalho apertado e uma população idosa que exige mais serviços odontológicos. Esses avanços tecnológicos melhoram a eficiência, aprimoram o atendimento ao paciente e expandem a acessibilidade. De acordo com estudo da American Dental Association, os dentistas estão integrando essa expansão em suas práticas e protocolos de atendimento ao paciente.

Além disso, nos últimos anos o mercado da estética cresceu muito para Odontologia, principalmente com a harmonização orofacial, restaurações estéticas e dores faciais causadas devido ao estresse do dia a dia.

Outra tendência também é a Tecnologia Digital, pois a Odontologia tem sido cada vez mais influenciada por este progresso, proporcionando melhores diagnósticos e tratamentos mais precisos. Escaneamento intraoral, impressão 3D de próteses dentárias e uso de softwares de planejamento são algumas das tecnologias que ganharam destaque.

UniFTC-Cite cinco coisas que o estudante precisa fazer antes de cursar Odontologia?

Lorena Ferraz- Ler e pesquisar sobre o universo odontológico para os profissionais, pensando também nos pacientes e no público em geral. Conhecer um pouco sobre cada especialidade odontológica, sobre as áreas de atuação e visitar uma clínica odontológica.

UniFTC- Onde um estudante de Odontologia pode trabalhar?

Lorena Ferraz- Clínicas, consultórios, Sistema Único de Saúde (SUS), hospitais, na área de gestão voltada para a saúde, além de concursos públicos.

UniFTC- O que um acadêmico de Odontologia deve fazer para potencializar o currículo?  

Lorena Ferraz- É importante que o estudante tenha ampla participação em eventos científicos, ligas acadêmicas ativas, monitorias e iniciação científica. Estar em busca de atualizar o conhecimento, se torna um diferencial de fundamental importância.      

UniFTC- Quais são as habilidades essenciais para quem pretende ingressar no ramo?

Lorena Ferraz- Além de obter capacitação técnica e científica, as chamadas hard skills, o dentista também precisa desenvolver as soft skills — que são as habilidades relacionadas ao comportamento e postura no trabalho,destreza manual,organização, comunicação, escuta ativa e amor pelo cuidar do próximo.

UniFTC- Fale um pouco sobre a importância dos estágios e da experiência prática?

Lorena Ferraz- Os alunos atendem pacientes, na maioria das vezes, vinculados ao SUS em diversas faixas etárias. Nesse atendimento, eles são supervisionados pelos profissionais da instituição e coordenados por um professor universitário. É nessa etapa que o aluno pode sair do ambiente acadêmico e aprender na realidade prática, junto a um supervisor, quais são os principais desafios envolvidos na área e potencializar a sua formação. 

UniFTC- Quais especializações podem aprimorar a carreira?

Lorena Ferraz- Atualmente, segundo o Conselho Federal de Odontologia, existem 23 especialidades odontológicas. As mais populares são Ortodontia, Endodontia, Odontopediatria, Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Existem também outras áreas para desenvolvimento da carreira menos conhecidas, como Estomatologia, Odontologia Legal, Prótese Bucomaxilofacial, Radiologia e Imaginologia Odontológica.

UniFTC- Principais áreas de atuação?

Lorena Ferraz- As tendências odontológicas com certeza revolucionam sua prática e diversificam seus serviços. Acima de tudo, as novidades e mudanças para o próximo ano prezam por melhorias na saúde para todos os pacientes que confiam em seus cuidados: alinhadores ortodônticos estéticos, modelagem digital, harmonização orofacial, prótese de zircônia, laserterapia, câmera intraoral, cirurgia guiada, planejamento digital do sorriso, prontuário eletrônico, agenda online e software de gestão odontológica. 

UniFTC- Como se destacar no mercado de Odontologia?

Lorena- Em qualquer área aqueles que estão sempre atentos às mudanças e novidades do mundo, ganham destaque, ficam à frente e se diferenciam dos demais profissionais. É importante buscar pela inovação e informação, investir em cursos de especialização e atualização na área desejada. São iniciativas que vem para agregar ao profissional do futuro e melhorar a qualidade da entrega do tratamento ao paciente.

UniFTC- Quais são as principais áreas de pesquisa atualmente?

Lorena- São muitas áreas de pesquisa na Odontologia, que variam desde a avaliação e desenvolvimento de materiais odontológicos à estudos sobre tumores e cistos odontogênicos, entre outros.

UniFTC- Quais são as possibilidades de empreender na Odontologia ?

Lorena- Segundo o Sebrae, ser empreendedor “significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.” Empreender é pensar nas lacunas da profissão que ainda não foram resolvidas e precisam de uma solução. E dessa forma,tendo a possibilidade de abrir um negócio próprio. 

Empreender na Odontologia não é diferente! Além de ter um negócio próprio, empreender significa inovar. Atender um nicho específico de pacientes, ter uma clínica ou consultório com um novo formato e layout, desenvolver serviços que atendam dentistas, entre outras coisas. O dentista pode empreender abrindo uma clínica ou consultório, fazendo espaços de trabalho compartilhados, os chamados coworking, abrir uma franquia, ou criando soluções para problemas cotidianos dos dentistas.

UniFTC- Qual a influência da tecnologia na área?

Lorena- A cada ano que passa as tecnologias, tanto para a gestão odontológica, quanto para a própria Odontologia, são melhoradas. A tecnologia é uma importante auxiliar no diagnóstico, planejamento e tratamento odontológico.

UniFTC- Enumere alguns desafios da carreira?

Lorena- Mercado de trabalho competitivo, necessidade de atuação ativa nas mídias sociais como forma de marketing, planos odontológicos, oferta maior do que a demanda, falta de conhecimento administrativo e gestão financeira eficiente. Com a concorrência acirrada, manter a agenda cheia é um desafio diário.

UniFTC- Quais as oportunidades com maior empregabilidade?

Lorena- A atuação em clínicas odontológicas e no SUS, além de ter seu próprio consultório. O dentista pode trabalhar em uma clínica odontológica com outros dentistas associados, em hospitais, escolas, no serviço público, na docência, em empresas particulares, universidades, como pesquisadores, no serviço previdenciário e até em sindicatos.

Na UniFTC, quais os diferenciais do curso?

Lorena- Nota máxima no MEC, infraestrutura de ponta, ensino de qualidade, com um colegiado engajado, eventos científicos, criados após a nova coordenação, como JOC e CIOC. A instituição possui alta produtividade em número de procedimentos realizados em pacientes, atuação efetiva com entrega de prevenção e cuidado odontológico de qualidade, além de Responsabilidade Social através de atendimento a população em diversos bairros, escolas e zonas rurais.

UniFTC- O que torna a matriz curricular da instituição distinta?

Lorena- A matriz traz a identidade do curso e norteia todas as suas diretrizes e concepções para o desenvolvimento da formação do egresso. Uma educação que prima pela gênese generalista, humanista, crítica, reflexiva, pautado na ética, comprometimento com o  desenvolvimento regional e Responsabilidade Social.  A instituição conta ainda com uma inovação curricular pautada na concepção pedagógica de educação, além de ser baseada em competências para a promoção de uma aprendizagem significativa, com o aluno no centro do processo e o professor mediador da construção do conhecimento.