FTC Jequié promove debate sobre estruturas políticas e sociedade

FTC Jequié promove debate sobre estruturas políticas e sociedade

Estudantes da turma B do quarto semestre do curso de Direito da FTC Jequié, realizaram, no sábado (11), um debate sobre Filosofia, Ética e Direito. Entre os participantes estavam o professor e poeta Renan Porto e o professor Lucas Nascimento.

Com uma proposta inovadora, o professor Renan Porto, que é mestre em Filosofia do Direito pela UERJ, abordou o tema “Uma ética além do ideal e do necessário”. A partir de uma releitura do clássico “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o professor propôs a relação da obra literária com questões éticas e com o Direito contemporâneo.

Docente em Língua e Cultura, Lucas Nascimento trouxe o tema “O sujeito ético numa sociedade pluralista”. Lucas, que é docente do curso de Direito da FTC Jequié e é responsável pelo Projeto de Extensão Dialogicidade, estimulou os participantes a pensarem com criticidade sobre questões que envolvem a moral, a ética e a atuação dos profissionais de Direito frente a questões atuais da sociedade brasileira. O professor reforçou também a importância de entender os momentos históricos dos acontecimentos políticos nacionais, além de fazer diálogos com a literatura de pensadores clássicos, refletindo sobre possíveis cenários futuros.