Enfermagem

O curso de Enfermagem é ideal para quem tem vocação para cuidar de pessoas. Na atuação profissional, o enfermeiro presta assistência integral aos pacientes.

Sobre o curso

O curso de Enfermagem forma profissionais que atuam no cuidado e promoção da saúde de pacientes. Sendo um dos braços da área médica, o setor de enfermagem é essencial em clínicas e hospitais, pois é o enfermeiro que se responsabiliza por acompanhar e cuidar dos pacientes, prestar todo tipo de assistência e garantir a aplicação correta dos medicamentos e tratamentos médicos.

Também é o enfermeiro quem, muitas vezes, realiza os primeiros socorros, coleta amostras para exames, faz curativos, entre tantos outros procedimentos realizados.

O profissional de Enfermagem ainda auxilia médicos durante cirurgias, partos ou em recuperação pós-cirúrgicas. Fora dos espaços hospitalares, os enfermeiros também podem trabalhar como autônomos, cuidando das pessoas que têm mobilidade reduzida, aplicando medicação em casa e prestando assistência aos pacientes que sofrem com alguma patologia.

De acordo com o Censo da Educação Superior, o curso de Enfermagem está entre os dez cursos com o maior número de matriculados. Quem se interessa pelo curso pode escolher entre duas modalidades: bacharelado ou licenciatura e, atualmente, essa graduação tem sido oferecida no modo presencial e também a distância.

Durante os quatro anos de curso, o aluno aprende a compreender o estado de saúde do paciente, a manter o seu compromisso com o bem estar daqueles que estão sob sua responsabilidade e a agir de forma ética, preservando a imagem daqueles que estão sob a sua supervisão.

Como é a Faculdade de Enfermagem?

A faculdade de Enfermagem se divide em disciplinas teóricas, diversas atividades práticas e laboratórios. Nos semestres finais, os estudantes ainda passam por um estágio obrigatório supervisionado em redes básicas de serviços de saúde, ambulatórios, clínicas e hospitais, para ter contato direto com os pacientes e vivenciar a prática da profissão.

Mas, quando se trata dos conteúdos estudados no curso, o Ministério da Educação (MEC), define que um curso de graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, essas áreas são:

Ciências Biológicas e da Saúde
Ciências Humanas e Sociais
Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino)

No início do curso, o estudante aprende as disciplinas mais teóricas e gerais, como Anatomia, Genética, Fisiologia, Biologia, Imunologia e Histologia.

Com o decorrer da graduação, são apresentadas as disciplinas mais específicas da prática da Enfermagem, que são as disciplinas que demonstram o papel do enfermeiro nas situações cotidianas de trabalho, como:

Partos
Cirurgias
Tratamentos nas unidades de terapia intensiva (UTI)

Para garantir o diploma e atuar na profissão, o estudante deve cumprir a carga horária exigida pelo curso, passar pelos estágios, ter a carga horária de atividades complementares, que são as formações realizadas durante a graduação, e entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual a duração do curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

A empregabilidade é um dos critérios que qualquer pessoa pesquisa antes de escolher uma área para se profissionalizar. A boa notícia é que quem se interessa pela Enfermagem pode ficar tranquilo, pois a área está em constante crescimento.
Antes mesmo da pandemia, a qualificação já credenciou os profissionais a concorrer às vagas em hospitais e clínicas que exigem o ensino superior. Hoje em dia, após os surtos de doenças que estão acontecendo ao redor do mundo, a preocupação com a saúde tem sido primordial.
Os governos investem cada vez mais em programas de assistência à saúde, compostas por equipes interdisciplinares, incluindo profissionais como: fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais, profissionais de educação física, psicólogos e enfermeiros também.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem?

O mercado de trabalho exige que um bom enfermeiro seja solidário, saiba ouvir as pessoas e esteja pronto para atender às suas necessidades. Além disso, o profissional de Enfermagem deve ter Inteligência Emocional para controlar suas emoções, portanto, a praticidade e objetividade são elementos fundamentais, principalmente porque essas habilidades são postas à prova todos os dias em situações de emergências e salvamentos.

Um bom profissional de enfermagem também precisa ser humanista. Gostar de cuidar de pessoas é indispensável. Embora o enfermeiro deva trabalhar baseado no rigor técnico e científico requeridos pela profissão, ele também deve lembrar que lida com pacientes fragilizados, que precisam de cuidados médicos, mas também apoio emocional. Em muitos casos, o enfermeiro acaba se tornando a figura mais presente na vida do paciente.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Enfermagem?

O MEC determina que a formação do Enfermeiro deve atender às necessidades sociais de saúde, para isso, ele deve possuir competências técnico-científicas, sócio-educativas e políticas, sendo capaz de:

 

Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional; · estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões
Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional
Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações
Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

A formação também exige que o profissional de Enfermagem tenha habilidades que o permita:

Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem
Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico
Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes
Intervir no processo de saúde-doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência
Compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários
Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais

Áreas de Atuação

As áreas de atuação mais comuns e também as mais desejadas pelos profissionais de enfermagem são a área hospitalar e as clínicas médicas particulares e públicas. Nesses ambientes, o enfermeiro atua junto com a equipe médica, recebendo os pacientes que chegam nas unidades de pronto atendimento, realizando triagens, primeiros socorros.
Mas a assistência médica não é a única área onde um enfermeiro pode atuar, ele pode desenvolver suas atividades com:

Enfermagem Home Care
Enfermagem Pediátrica
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Enfermagem Obstétrica
Enfermagem de resgate
Enfermagem do trabalho
Docência

Onde o profissional de Enfermagem pode trabalhar?

Hospitais
Auxiliando médicos em cirurgias; realizando curativos em pacientes; aplicando medicações.

Clínicas
Realização de triagens; preenchimento de formulários;coleta de exames; primeiros atendimentos; monitoramento do estado de saúde.

SPA’s
Realização de terapias; atendimentos pós-cirúrgicos; acompanhamento de pacientes com doenças.

Centro de Estética
Execução de diversos procedimentos estéticos, como limpeza de pele, aplicação de enzimas, botox, drenagem linfática.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Integrando equipes multiprofissionais de saúde.

UPA’s
Execução de tratamentos; levantamento do histórico do paciente; tratamentos e aplicação de medicamentos.

Ensino de Qualidade

A essência do trabalho de um enfermeiro é o cuidado. É por isso que o curso de Enfermagem da UniFTC forma profissionais com competências e habilidades pessoais e relacionais para que ele possa lidar com pacientes que estão fragilizados, pois, além do cuidado médico, em muitos casos eles precisam de apoio emocional.

Quem escolhe fazer a graduação na UniFTC tem acesso a uma formação humanista, ética e comprometida com as questões sociais e de saúde. O estudante aprende a ter controle das suas emoções, a ter uma escuta sensível, mas também a ser prático, pois em muitos momentos ele deve lidar com situações de urgência e emergência, como cirurgias, resgates e primeiros socorros.

Com foco no Interprofissionalismo, o curso de Enfermagem da UniFTC busca formar o profissional do futuro, com perfil crítico, reflexivo e rigor técnico-científico. Destacam-se também a existência de projetos integradores, que visam relacionar diversas áreas do conhecimento, como: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e tantas outras.

Os referenciais pedagógicos adotados, assim como as disciplinas que compõem o currículo do curso, correspondem às Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo MEC.
O curso de Enfermagem da UniFTC também estimula o crescimento profissional, através de experiências e práticas inovadoras e das Metodologias Ativas, um diferencial da faculdade que amplia o processo de ensino.

Quem escolhe fazer Enfermagem na UniFTC também conta com diversos recursos que a instituição oferece para garantir o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como parcerias com clínicas e hospitais, atividades integradas nos laboratórios, projetos de pesquisa e extensão e toda a capacitação necessária para que seus egressos tenham rápida inserção no mercado de trabalho.

Depoimentos

Guilherme da Nóbrega Monteiro estudante da UniFTC Salvador

Eu gosto bastante da estrutura da UniFTC. Eu acho que ela favorece os alunos com os materiais, com os professores que são de uma qualidade e de um nível extremo. É muito bacana quando você entra em sala de aula e você vê um professor que tem domínio do assunto, que quer te fazer crescer como ser humano e como profissional. Eu tenho muito apoio dos meus professores e eles me ajudam para que lá na frente eu seja um excelente profissional, eu fico muito feliz com isso. Os laboratórios são incríveis, eu gosto muito da experiência, amo quando tem aula prática e também as outras atividades teóricas e práticas que a instituição proporciona.

Naira Guerra Fernandes estudante da UniFTC Salvador

A escolha da UniFTC veio a partir das escolhas perante a bolsa de 100% que ganhei do ProUni. Dentre as diversas opções, eu pesquisei uma a uma, procurando saber mais sobre e a UniFTC foi a mais indicada em questão de estrutura, de ensino e de modelo, sendo assim a minha melhor escolha. A estrutura da instituição é maravilhosa! Os laboratórios são bem completos, bem equipados, o cuidado com as peças e aparelhos, tudo para um melhor aprendizado. Já os professores, além de serem extremamente capacitados, são acolhedores e pacientes, orientando sobre os assuntos de maneira coerente e sempre utilizando de metodologias ativas para que a construção do conhecimento seja completa.

Estrutura do Futuro

A UniFTC tem uma super estrutura preparada especialmente para os alunos de Enfermagem. Além dos laboratórios interdisciplinares da área de Saúde, como os de anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, patologia, o aluno de Enfermagem da UniFTC também conta com uma estrutura específica, onde ele pode pode trabalhar suas habilidades e competências. São salas com consultórios reais, ambulatórios e clínicas-escola onde ocorrem atendimentos à comunidade externa.

Nos laboratórios de habilidades e de simulação realística, são encontrados simuladores de alta tecnologia. Todo esse material visa contribuir para uma aprendizagem mais prática. A partir das metodologias ativas a atividades interdisciplinares que acontecem desde os semestres iniciais, os alunos podem vivenciar o dia a dia da profissão.

A formação integrada aos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Biomedicina, garantem mais desenvolvimento e novos conhecimentos, além dos específicos do curso. Durante essas atividades interprofissionais, os estudantes aprendem de forma mais dinâmica, progressiva, colaborativa e são capacitados a integrar equipes multiprofissionais, além de ter uma visão geral dos pacientes.

Todos esses recursos são oferecidos para que os discentes possam ter mais segurança quando forem realizar os procedimentos, mas para que também conheçam toda a realidade clínica, desde as questões de biossegurança, até o ambiente de trabalho em si, a proteção individual e coletiva, utilização dos equipamentos, armazenamento e descarte de materiais e substâncias.

Com os manequins, monitores,macas e todos os outros materiais utilizados no dia a dia da Enfermagem, como sondas, curativos, gaze, agulhas, e tantos outros instrumentos, o acadêmico fica mais próximo da realidade hospitalar, o que o tornará mais preparado para o seu mercado de trabalho.

Além das tecnologias dispensadas no laboratório, os estudantes podem acessar as bibliotecas, que tem uma variedade de acervos; espaços de convivência; salas climatizadas e outros ambientes que possibilitam a realização de pesquisas, atividades extensionistas e tantos outros projetos científicos.

 

Diferenciais

O curso de Enfermagem da UniFTC tem como finalidade formar profissionais competentes e preparados para lidar de forma ética e responsável com as questões de saúde.

Práticas desde o início do curso

As vivências práticas se iniciam logo no primeiro período com os laboratórios interdisciplinares, como o de Anatomia, que contém peças sintéticas e softwares para o ensino da estrutura e função humana, e o Habilidades, com simuladores de alta tecnologia. Essa parceria com as outras áreas, permite formar profissionais generalistas, com uma visão integral do trabalho em saúde. Formação integrada à Rede de Atenção à Saúde em parceria com os principais Hospitais e Unidades Básicas de Saúde em Salvador.

Pesquisa e Extensão

Os grupos de pesquisa, projetos de extensão e parcerias com hospitais, clínicas e secretarias de saúde também possibilitam maior carga de aprendizagem para os estudantes das unidades.

Currículo por competência

O curso busca desenvolver nos alunos competências pessoais, como o empreendedorismo, e outras habilidades técnicas inerentes a prática da Enfermagem, através do currículo por competência. A aprendizagem é desenvolvida com uso de metodologias ativas.

Educação global

Através da educação global, com visão empreendedora, para atender a demanda atual do trabalho, os alunos atuam desde o primeiro semestre em vivências práticas em laboratórios interdisciplinares. Os estudantes desenvolvem suas habilidades e competências através das Metodologias Ativas com professores que atuam no mercado de trabalho, ampliando a vivência nas diversas complexidades do cuidado, desde a Atenção Básica até o atendimento Hospitalar.

Infraestrutura

São disponibilizados espaços de convivência e estudo, equipamentos de alta tecnologia como, mesa anatômica 3D, manequins com possibilidade de simulação realística para todas as técnicas de enfermagem e inclusive para treinamentos em Primeiros Socorros e atendimento em Parada Cardiorrespiratória. Ambientes climatizados e laboratórios que proporcionam o trabalho multiprofissional.

Matriz Curricular

O curso de Enfermagem da Rede UniFTC é composto por componentes curriculares gerais da saúde, mas também por conteúdos específicos. Toda a grade está alinhada às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), além de ser pautada pelo interprofissionalismo e por um currículo por competência, visando garantir a alta performance dos alunos.

Como é a matriz curricular do curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem da UniFTC tem 4.000 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, projetos interprofissionais, práticas integrativas e complementares em saúde, estágios com diferentes ênfases e atividades curriculares extras.

 

 

O que se estuda na faculdade de Enfermagem?

Nos semestres iniciais da graduação, o aluno de Enfermagem da UniFTC estuda:

Bases Moleculares e Celulares da Saúde
Imunologia Básica
Enfermagem, Ética e Bioética
Cuidado em Saúde
Morfofisiologia Básica e dos Sistemas de Controle
Vigilância e Planejamento em Saúde

A partir do segundo ano de curso, se iniciam as disciplinas mais específicas, como:

Processo do cuidar em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem na Atenção Primária
Sistematização da Assistência em Enfermagem
Métodos de Apoio Diagnóstico em Saúde

Os projetos integradores interprofissionais, onde os estudantes articulam atividades de pesquisa e extensão, são realizados desde o primeiro semestre nas seguintes disciplinas:

 

Projeto Interprofissional em saúde - Atenção Primária
Projeto Interprofissional em saúde - Média e Alta complexidade
Projeto Interprofissional de Pesquisa em saúde
Saúde Coletiva
Educação em Saúde
Saúde do Trabalhador
Gestão em Saúde

Coordenação do Curso

Feira de Santana - Salvador

Profª. Hayana Barbosa

  • Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Especialista em Gestão de Ensino Superior pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
  • Especialista em Educação Profissional pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz
  • Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Gestão de Unidades Básicas de Saúde pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Itabuna

Profª. Sharon Shyrley Oliveira

  • Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Saúde Gestão Hospitalar pela Universidade Castelo Branco
  • Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Jequié

Prof. James Melo

Prata da casa!

  • Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Especialista em Gestão de Atenção Básica pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia
  • Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Vitória da Conquista

Prof. Renato Novaes Chaves

  • Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (2011)
  • Especialista em  Enfermagem do Trabalho pela UNIGRAD (2012)
  • Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017)
  • Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2019)