Direito
Na faculdade de Direito, o estudante se dedica a estudar as normas jurídicas e também aprende a aplicar as leis responsáveis por garantir o bem-estar social.
O curso de Bacharelado em Direito prepara o discente para interpretar e aplicar leis e normas jurídicas vigentes em um país, no intuito de defender interesses dos indivíduos e garantir o bom relacionamento interpessoal.
A habilitação em Direito é genérica, não sendo permitido o exercício imediato de profissões jurídicas. Para atuar na advocacia, por exemplo, é necessário passar pelo Exame da Ordem, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A graduação oferece ao discente outras inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Entre as áreas de estudo do bacharel em Direito estão: Direito Ambiental, Direito Penal, Direito Civil, Direito Trabalhista e o Direito da Tecnologia da Informação.
A faculdade de Direito desenvolve em seus estudantes as habilidades e competências inerentes às diversas carreiras ligadas ao exercício do Direito, como a advocacia, a magistratura, o ministério público e o magistério.
O seu conteúdo pedagógico atende a três eixos interligados de formação: fundamental, profissional e prático. O objetivo é integrar o estudante com outras áreas do conhecimento, estimular o discente a conhecer e aplicar o Direito e associar a prática aos conteúdos teóricos.
Nos últimos semestres, o bacharelando em Direito passa obrigatoriamente por estágio supervisionado.
O curso de Direito possui:
O curso de Direito é um dos mais concorridos em todo o país devido ao amplo mercado, tanto na iniciativa privada, quanto no serviço público, com bons salários e possibilidade de estabilidade financeira. Para quem pretende obter autonomia, abrir o seu próprio escritório é uma opção viável.
As exigências do mercado de trabalho para o profissional de Direito perpassa por uma boa formação geral e humanística, com capacidade de análise, articulação de conceitos e argumentos e de interpretação dos fenômenos jurídico-sociais.
Geralmente, o perfil deste profissional do futuro está atrelado à capacidade de mediar conflitos, visão ampla do papel que exerce na sociedade, postura ética e consciência política e social. Tudo isso deve estar aliado a uma postura reflexiva e uma visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.
O estudante de Direito da UniFTC tem a oportunidade de acessar um currículo inovador, com base nas competências. O curso possui uma estrutura pedagógica que fomenta a interdisciplinaridade, por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, e os projetos integradores, incentivando os discentes a terem acesso a outras áreas do conhecimento.
Desde o início da graduação, os discentes vivenciam práticas jurídicas, como a participação em atividades de assistência, mediação, conciliação e outras ações de responsabilidade social. Por meio do projeto “UniFTCeira Idade”, por exemplo, os estudantes da UniFTC Itabuna ministram minicursos e oficinas. Na UniFTC Feira de Santana são realizadas visitas técnicas através do projeto “NPJ Vai ao Bairro”. Já em Jequié, o projeto de extensão permanente denominado “Mulheres com Direito” promove debates semestrais sobre o universo feminino.
A gradução em Direito da Rede UniFTC possui notório reconhecimento e um corpo docente experiente, que, por meio das Metodologias Ativas, incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado. Essa excelência na educação jurídica reflete nos resultados obtidos nos últimos anos.
O curso de Direito da UniFTC Vitória da Conquista ocupou, dentre as instituições particulares, o 1º lugar no interior do estado e o 3º lugar em toda a Bahia, no Exame da Ordem dos Advogados de 2019, resultado bastante celebrado e motivo de orgulho da comunidade jurídica e acadêmica. Já o curso da UniFTC Feira de Santana foi avaliado com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2021, promovido pelo jornal Estadão e a startup Quero Educação.
Realiza ainda importantes eventos de repercussão nacional como o Júri Épico – a exemplo do Julgamento de Lampião e do personagem João Grilo, da obra Auto da Compadecida, escrita pelo escritor Ariano Suassuna – e a Semana Jurídica, que reúne ativistas de movimentos sociais, sindicatos, políticos, representantes universitários, representantes de organizações não-governamentais.
A Rede UniFTC oferece o curso de Direito na modalidade presencial em sete unidades educacionais localizadas na Bahia: Salvador, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Eunápolis.
O estudante tem acesso ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com estrutura completa para prestar serviço humanizado e de referência à população, além de servir de campo de prática. Os alunos vivenciam a realidade local através de atendimentos jurídicos gratuitos.
O curso conta ainda com laboratórios de informática, bibliotecas digitais com inúmeros títulos e periódicos atualizados, auditório para a realização de Júri Simulado e espaço para fazer as sessões de mediação e Justiça Restaurativa.
Possui ainda o Posto Avançado de Juizados Especiais Federal 1.ª Região e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CESUSC), iniciativa recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça como ação garantidora do acesso à justiça.
O Movimento para o Futuro do curso de Direito da UniFTC tem como objetivo principal acompanhar as transformações tecnológicas e organizacionais, reforçando o compromisso com a sociedade e com a comunidade acadêmica.
O curso de Direito da UniFTC possui uma matriz curricular estrategicamente desenhada para atuação interprofissional, promovendo a interação com profissionais de outras áreas.
O Projeto Pedagógico Institucional expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem. Para isso, busca-se uma interação constante com atores políticos-sociais para compartilhar experiências e informar de que modo o Direito é construído na sociedade.
Através das Metodologias Ativas e de um currículo pautado nas competências, o curso confere maior significado ao processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o estudante tenha uma vivência mais próxima da sua realidade profissional. Ou seja, no lugar de se debruçar apenas sobre os livros, ele consegue colocar em prática aquilo que ele pesquisa e estuda, seja do ponto de vista doutrinário ou jurisprudencial.
A UniFTC oferece diversas oportunidades para que os estudantes possam construir a aprovação no exame da OAB. Para isso, são realizadas avaliações intermediárias, eventos complementares, além da disponibilização de materiais extras para estudo, com conteúdo didático, atualizado e moderno.
Através da parceria com uma rede de convênios com diversos órgãos do Poder Judiciário, como o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o curso proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.
O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.
Em dez semestres, o aluno do curso de Direito da UniFTC adquire uma formação humanística consolidada, que enxerga na construção das normas jurídicas a mudança necessária para melhorar a forma de viver na sociedade. Para isso, o curso utiliza-se de disciplinas como Antropologia, Sociologia Jurídica, Psicologia, Direito e Arte, Diversidade e Inclusão e Meios Consensuais de Solução de Conflitos.