Direito

Na faculdade de Direito, o estudante se dedica a estudar as normas jurídicas e também aprende a aplicar as leis responsáveis por garantir o bem-estar social.

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Direito prepara o discente para interpretar e aplicar leis e normas jurídicas vigentes em um país, no intuito de defender interesses dos indivíduos e garantir o bom relacionamento interpessoal.

A habilitação em Direito é genérica, não sendo permitido o exercício imediato de profissões jurídicas. Para atuar na advocacia, por exemplo, é necessário passar pelo Exame da Ordem, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A graduação oferece ao discente outras inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Entre as áreas de estudo do bacharel em Direito estão: Direito Ambiental, Direito Penal, Direito Civil, Direito Trabalhista e o Direito da Tecnologia da Informação.

Ato regulatório

Juazeiro – Portaria de autorização Nº 862, de 29 de agosto de 2022

Petrolina – Portaria de Autorização nº 903, de 24 de dezembro de 2018

Salvador

Portaria de Renovação de reconhecimento nº 203 de 25 de junho de 2020

Portaria de Autorização nº 520 de 14 de março de 2022

Como é a faculdade de Direito?

A faculdade de Direito desenvolve em seus estudantes as habilidades e competências inerentes às diversas carreiras ligadas ao exercício do Direito, como a advocacia, a magistratura, o ministério público e o magistério.

O seu conteúdo pedagógico atende a três eixos interligados de formação: fundamental, profissional e prático. O objetivo é integrar o estudante com outras áreas do conhecimento, estimular o discente a conhecer e aplicar o Direito e associar a prática aos conteúdos teóricos.

Nos últimos semestres, o bacharelando em Direito passa obrigatoriamente por estágio supervisionado.

Qual a duração do curso de Direito?

O curso de Direito possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

O curso de Direito é um dos mais concorridos em todo o país devido ao amplo mercado, tanto na iniciativa privada, quanto no serviço público, com bons salários e possibilidade de estabilidade financeira. Para quem pretende obter autonomia, abrir o seu próprio escritório é uma opção viável. 

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Direito?

As exigências do mercado de trabalho para o profissional de Direito perpassa por uma boa formação geral e humanística, com capacidade de análise, articulação de conceitos e argumentos e de interpretação dos fenômenos jurídico-sociais. 

Geralmente, o perfil deste profissional do futuro está atrelado à capacidade de mediar conflitos, visão ampla do papel que exerce na sociedade, postura ética e consciência política e social. Tudo isso deve estar aliado a uma postura reflexiva e uma visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. 

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Direito?

O MEC recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação de um bacharel em Direito, sendo algumas delas:

Permanente formação humanística, técnico jurídica e prática
Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional
Capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito
Capacidade de buscar soluções para as demandas individuais e sociais
Capacidade de desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos
Capacidade de atuação individual, associada e coletiva no processo comunicativo próprio ao seu exercício profissional
Domínio da gênese, dos fundamentos, da evolução e do conteúdo do ordenamento jurídico vigente
Consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço

O profissional do Direito do futuro deve prezar pelas seguintes habilidades:

Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos
Interpretação e aplicação do Direito
Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito
Correta utilização da linguagem, com clareza, fluência verbal e escrita
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica
Julgamento e tomada de decisões
Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito

Áreas de Atuação

Inúmeros são os caminhos para quem se torna bacharel: promotoria, juizado, defensoria, procuradoria e docência estão entre as carreiras mais tradicionais. Outro fator positivo é a oferta de concursos públicos em todo o território nacional.

Algumas áreas de atuação estão ganhando espaço. Direito Ambiental, Direito Imobiliário, Tecnologia da Informação são algumas delas.

Onde o profissional de Direito pode trabalhar?

A formação em Direito não se limita à advocacia. Confira algumas possibilidades profissionais:

Professor universitário
Tutor
Professor de curso preparatório para o Exame da OAB
Professor de curso preparatório para concursos públicos
Administrativo
Análise jurídica
Oficial de justiça
Conciliador
Escrivão
Delegado
Oficial da Polícia Militar
Carreira para bacharéis em Direito com concurso
Juiz
Promotor de Justiça
Procuradoria de Justiça
Desembargadoria
Defensoria Pública

Ensino de Qualidade

O estudante de Direito da UniFTC tem a oportunidade de acessar um currículo inovador, com base nas competências. O curso possui uma estrutura pedagógica que fomenta a interdisciplinaridade, por meio do tripé ensino, pesquisa e extensão, e os projetos integradores, incentivando os discentes a terem acesso a outras áreas do conhecimento.

Desde o início da graduação, os discentes vivenciam práticas jurídicas, como a participação em atividades de assistência, mediação, conciliação e outras ações de responsabilidade social. Por meio do projeto “UniFTCeira Idade”, por exemplo, os estudantes da UniFTC Itabuna ministram minicursos e oficinas. Na UniFTC Feira de Santana são realizadas visitas técnicas através do projeto “NPJ Vai ao Bairro”. Já em Jequié, o projeto de extensão permanente denominado “Mulheres com Direito” promove debates semestrais sobre o universo feminino.

A gradução em Direito da Rede UniFTC possui notório reconhecimento e um corpo docente experiente, que, por meio das Metodologias Ativas, incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado. Essa excelência na educação jurídica reflete nos resultados obtidos nos últimos anos.

O curso de Direito da UniFTC Vitória da Conquista ocupou, dentre as instituições particulares, o 1º lugar no interior do estado e o 3º lugar em toda a Bahia, no Exame da Ordem dos Advogados de 2019, resultado bastante celebrado e motivo de orgulho da comunidade jurídica e acadêmica. Já o curso da UniFTC Feira de Santana foi avaliado com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2021, promovido pelo jornal Estadão e a startup Quero Educação.

Realiza ainda importantes eventos de repercussão nacional como o Júri Épico – a exemplo do Julgamento de Lampião e do personagem João Grilo, da obra Auto da Compadecida, escrita pelo escritor Ariano Suassuna – e a Semana Jurídica, que reúne ativistas de movimentos sociais, sindicatos, políticos, representantes universitários, representantes de organizações não-governamentais.

Depoimentos

Joice Karine Estudante da UniFTC de Jequié

A instituição teve um papel fundamental na minha aprovação na OAB antes de concluir a graduação. A faculdade foi trilhando um caminho e sonhando junto conosco durante todo o curso, assim como, ofereceu profissionais capacitados que possibilitaram um maior aproveitamento do conteúdo ofertado.

Lethícia Silva Ferreira Vítor Matos Estudante do Centro Universitário UniFTC Salvador

Os principais diferenciais da UniFTC é quanto ao corpo docente, experiente e fundamentado no amplo conhecimento e desconstrução do Direito. A cada congresso, palestra, ou até trabalhos interdisciplinares, eles fazem com que haja junção de áreas e uma gama de excelentes profissionais os quais sempre contribuem com a nossa bagagem acadêmica. Além, claro, do velho e bom networking.

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece o curso de Direito na modalidade presencial em sete unidades educacionais localizadas na Bahia: Salvador, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Eunápolis.

O estudante tem acesso ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com estrutura completa para prestar serviço humanizado e de referência à população, além de servir de campo de prática. Os alunos vivenciam a realidade local através de atendimentos jurídicos gratuitos.

Conheça o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)

O curso conta ainda com laboratórios de informática, bibliotecas digitais com inúmeros títulos e periódicos atualizados, auditório para a realização de Júri Simulado e espaço para fazer as sessões de mediação e Justiça Restaurativa.

Possui ainda o Posto Avançado de Juizados Especiais Federal 1.ª Região e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CESUSC), iniciativa recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça como ação garantidora do acesso à justiça.

Diferenciais

O Movimento para o Futuro do curso de Direito da UniFTC tem como objetivo principal acompanhar as transformações tecnológicas e organizacionais, reforçando o compromisso com a sociedade e com a comunidade acadêmica.

Educação Interprofissional

O curso de Direito da UniFTC possui uma matriz curricular estrategicamente desenhada para atuação interprofissional, promovendo a interação com profissionais de outras áreas.

Formação humanística

O Projeto Pedagógico Institucional expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem. Para isso, busca-se uma interação constante com atores políticos-sociais para compartilhar experiências e informar de que modo o Direito é construído na sociedade.

Currículo inovador, com base nas competências

Através das Metodologias Ativas e de um currículo pautado nas competências, o curso confere maior significado ao processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o estudante tenha uma vivência mais próxima da sua realidade profissional. Ou seja, no lugar de se debruçar apenas sobre os livros, ele consegue colocar em prática aquilo que ele pesquisa e estuda, seja do ponto de vista doutrinário ou jurisprudencial.

Foco na aprovação na OAB

A UniFTC oferece diversas oportunidades para que os estudantes possam construir a aprovação no exame da OAB. Para isso, são realizadas avaliações intermediárias, eventos complementares, além da disponibilização de materiais extras para estudo, com conteúdo didático, atualizado e moderno.

Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação

Através da parceria com uma rede de convênios com diversos órgãos do Poder Judiciário, como o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o curso proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

Em dez semestres, o aluno do curso de Direito da UniFTC adquire uma formação humanística consolidada, que enxerga na construção das normas jurídicas a mudança necessária para melhorar a forma de viver na sociedade. Para isso, o curso utiliza-se de disciplinas como Antropologia, Sociologia Jurídica, Psicologia, Direito e Arte, Diversidade e Inclusão e Meios Consensuais de Solução de Conflitos.

Coordenação do Curso

Jequié

Prof. Ms. Rodrigo Eduardo Cardoso

  • Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Especialista em Direito Público e Privado pela UniFTC
  • Bacharel em Direito pela UniFTC

Itabuna

Profª. Raildes Pereira

  • Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Especialista e Gestão de Instituição de Ensino superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade da Cidade de Maceió (FACIMA)
  • Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)