Administração

No curso de Administração, o estudante aprende sobre gestão de negócios, pessoas, recursos, controle de finanças, noções de contabilidade e economia.

Assista o vídeo
Assista o vídeo

Sobre o curso

A Administração é a arte de gerenciar negócios e a procura por profissionais dessa área é constante em instituições públicas e privadas, graças aos avanços industriais, tecnológicos e ao alto índice de novas empresas que surgem anualmente no país (cerca de 2,6 milhões).

O curso possui uma formação versátil, costuma atrair pessoas interessadas em ocupar cargos de gestão, e permite ao profissional uma atuação em diferentes negócios e em qualquer dos três setores econômicos: agropecuário, industrial ou de serviço.

Embora esteja classificada como pertencente à área de humanas, o curso de Administração também agrega disciplinas da área de exatas, como matemática financeira, economia e contabilidade. Disciplinas interprofissionais, como Direito Empresarial, da área de humanas e técnicas, como Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Filosofia e Sociologia, também fazem parte da matriz curricular do curso.

Como é a faculdade de Administração?

A faculdade de Administração prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Durante a graduação, o estudante aprende a planejar estratégias, traçar políticas internas e analisar dados que contribuem para o crescimento das organizações.

O que é preciso para ser um bom administrador?

Para garantir uma atuação de sucesso na área é imprescindível que o estudante aperfeiçoe ou desenvolva competências comportamentais e técnicas – as chamadas soft skills e hard skills, respectivamente – que contribuirão para a tomada de decisões importantes para os negócios corporativos, e fundamentais para uma excelente colocação profissional.

São alguns diferenciais estratégicos que fazem seu currículo se destacar no mercado:

  • Saber gerenciar conflitos
  • Possuir uma ótima comunicação verbal e não-verbal
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de autoaprendizagem
  • Liderança
  • Resiliência
  • Flexibilidade

Qual a duração do curso de Administração?

O curso de Administração possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

O fato de poder atuar em diferentes áreas insere o administrador em um patamar de pluralidade e, por isso, o mercado é bastante promissor para esse profissional. Não à toa é um dos cursos que mais formam no país, mas também uma das áreas com maior potencial de empregabilidade, ocupando o quinto posto no ranking das profissões, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Uma busca rápida nas principais plataformas de relacionamento profissional, como LinkedIn, também permite identificar a amplitude da disponibilidade de vagas para administradores.
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Administração?

Entre as exigências do mercado de Administração para os futuros profissionais, podemos destacar:

  • Capacidade analítica de cenários
  • Tomada rápida de decisões estratégicas
  • Facilidade de relacionamento interpessoal

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Administração?

Para atender às novas exigências do mercado, além dos conhecimentos técnicos, os profissionais da área de Administração precisam desenvolver ou amadurecer, também, as competências pessoais. Entre as mais buscadas pelos recrutadores estão:

Capacidade de se comunicar

Atitudes de liderança

Saber trabalhar em equipe

Gestão de conflitos e de pessoas

Criatividade

Resiliência

Flexibilidade

Postura multidisciplinar

Comprometimento

Áreas de Atuação

Entre os campos de atuação do administrador estão:

Gestão Financeira

O administrador financeiro deve garantir a saúde financeira da organização e para isso precisará avaliar investimentos, mapear gastos, garantir a execução do planejamento estratégico, controlar os recursos financeiros da empresa, propor soluções exequíveis e inovadoras que reduzam riscos ao caixa corporativo.

Recursos Humanos

Essa é uma das áreas que mais demandam administradores, graças a sua capacidade técnica de gerenciar pessoas. A atuação pode ser em qualquer empresa com necessidade de contratação de pessoas. O profissional irá desenvolver atividades relacionadas a recrutamento e seleção, treinamentos, desligamentos, retenção de talentos, elaboração e aplicação do plano de carreiras, gestão de conflitos entre outras funções. Para quem tem interesse em atuar nesta área, cabe ainda se especializar através do curso tecnológico de Gestão de Recursos Humanos, que possui duração de 2 anos.

Marketing

A atuação do administrador na área de Marketing tem relação direta com o estudo de mercado – um dos primeiros passos para nortear a abertura de uma nova empresa, o lançamento de um produto ou mesmo a mudança de uma marca. É desse profissional a responsabilidade de entender as reações e as expectativas dos clientes em relação às marcas. Nessa área o administrador vai elaborar estratégias e promover ações comerciais e de branding para trabalhar o fortalecimento da marca e aumentar as vendas corporativas, gerando assim engajamento e relacionamento com o público .

Logística

Ter um administrador atuando com uma equipe

Ensino de Qualidade

A Rede UniFTC oferece o curso de Administração na modalidade presencial em seis unidades educacionais localizadas na Bahia: Salvador, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Eunápolis.

Com uma metodologia voltada para o ensino por competência e baseado no uso das Metodologias Ativas, o curso é composto por professores especialistas, mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho, possibilitando aos estudantes, além do conhecimento prático do mundo corporativo, a geração de networking.

O estudante também tem a oportunidade de participar de projetos de Monitoria, Pesquisa e Extensão, além de visitas técnicas a empresas, que proporcionam uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.

Os colegiados do curso de Administração da Rede UniFTC promovem, ainda, ações calendarizadas que movimentam as unidades de ensino e a comunidade local, tais como a Feira do Empreendedor, no município de Feira de Santana e o PráxisAdm, em Vitória da Conquista.

Depoimentos

Ana Júlia Ramos Pedra Pereira Estudante da UniFTC Feira de Santana

A UniFTC é uma das melhores universidades do país. Através da minha experiência no curso de Administração, encontrei um excelente atendimento pedagógico, facilidade na comunicação entre professores, coordenação e secretaria. Durante esses anos, desenvolvi liderança, relacionamento interpessoal e em equipe através da empatia que criei ao me relacionar com outras pessoas. Por meio da resolução de problemas, práticas de execução de estratégias, desenvolvi o básico de finanças, contabilidade, direito, marketing, logística, estatística e gestão de pessoas.

Ana sdfsdf

A UniFTC é uma das melhores universidades do país. Através da minha experiência no curso de Administração, encontrei um excelente atendimento pedagógico, facilidade na comunicação entre professores, coordenação e secretaria. Durante esses anos, desenvolvi liderança, relacionamento interpessoal e em equipe através da empatia que criei ao me relacionar com outras pessoas. Por meio da resolução de problemas, práticas de execução de estratégias, desenvolvi o básico de finanças, contabilidade, direito, marketing, logística, estatística e gestão de pessoas.

Estrutura do Futuro

A graduação de Administração oferecida pela Rede UniFTC conta com laboratórios de informática amplos e climatizados, utilizados para as aulas práticas do curso, com computadores que possuem instalados aplicativos das áreas comercial, financeira, administrativa e de recursos humanos que auxiliam nas simulações de ambiente onde o administrador pode atuar, permitindo experiências práticas da vivência profissional.

O curso disponibiliza aos estudantes um amplo e atualizado acervo bibliográfico, com acesso virtual ilimitado, através de equipamentos mobile – smartphones, tablets, computadores e notebooks – conectados à internet.

As unidades da Rede UniFTC oferecem espaços de convivência acolhedores, onde os estudantes podem se reunir para estudar ou confraternizar entre amigos, salas de atendimento ao estudante, utilizadas para os encontros agendados com os coordenadores de curso, que também podem realizar o atendimento por meio das salas virtuais, além de praça de alimentação e estacionamentos que atendem a capacidade local.

Diferenciais

Empresa Júnior

O estudante pode colocar em prática a vivência de sala de aula em situações reais na Empresa Júnior, laboratório que auxilia na formação do administrador, que já chegará ao mercado com uma importante experiência profissional.

Currículo Inovador

Durante a graduação, o estudante é instigado a aprimorar a observação para antecipar tendências e acompanhar as transformações do mundo. Desenvolve o processo empreendedor e gestor por meio de conteúdos específicos, mesclando teoria e prática.

Networking

Outra característica importante do curso é a sua ligação com o mercado, onde por meio de visitas técnicas, palestras e cursos de extensão, os discentes aprendem aspectos organizacionais importantes. Assim, possibilita ao estudante, ao longo do curso, uma ampla troca de experiências e construção de networking.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular de Administração

A matriz curricular do curso de Administração da UniFTC está alinhada às necessidades do mercado de trabalho. Através da Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Administração?

As disciplinas que compõem os 8 períodos do curso se interrelacionam, alcançando também uma característica transdisciplinar. O trabalho é concentrado nas diversas áreas de Administração tais como: planejamento, estratégia, gestão de processos, gestão de pessoas, marketing e logística.

O que se estuda na faculdade de Administração?

As disciplinas de Administração possibilitam o profissional atuar em diferentes áreas de uma empresa, além de abrir a própria, se assim desejar. São algumas delas:

Teoria da Administração

Contabilidade

Economia

Legislação Trabalhista

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Estatística

Comportamento Organizacional

Gestão Financeira

Meio Ambiente e Sociedade

Gestão de Pessoas

Liderança e Empreendedorismo

Logística

Mercado Financeiro de Capitais

Administração de Marketing

Gestão Pública