A UNIFTC

Rede UniFTC

Somos uma rede de Ensino Superior com mais de 22 anos de trajetória. Temos em nosso DNA o compromisso com a inovação. Nosso projeto institucional busca desenvolver Profissionais do Futuro, capazes de enfrentar e vencer os desafios do amanhã. Mas, acima de tudo, continuamos focados no propósito de contribuir para a formação de cidadãos éticos, humanísticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Somos um organismo em constante movimento

Acreditamos no poder de transformação do conhecimento. Aprendemos com o passado, agimos no presente, mas nosso olhar está no futuro, que pertence àqueles que o constroem.

Somos agentes desta transformação, mas é você quem vai mudar o mundo. Assim, nos mantemos em evolução, afinal, a Educação não é um fim em si próprio, mas um meio para a renovação da sociedade.

Acreditamos no potencial ilimitado da sua mente, na sua individualidade, no seu movimento.

Buscamos sempre novas formas de fazer, melhorar e construir o futuro de todas as pessoas com quem nos conectamos. Para isso, nós nos moldamos em um organismo dinâmico, adaptável e em constante evolução.

Assim, em movimento, estaremos preparados para as mudanças do mundo.

 

Somos precursores do movimento de interiorização do ensino superior

Entramos no século 21 dispostos a fazer a diferença: fomos precursores do movimento de interiorização do ensino superior no estado da Bahia, concretizando o modelo de ensino que viria a ser uma das nossas principais marcas.

Feira de Santana foi a primeira cidade a receber uma unidade da então Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), no ano de 1999. Em 2000, a Rede de Ensino aportou em Salvador. Dois anos depois, em 2002, foi a vez de Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista.

Hoje nossas unidades estão presentes em Salvador e outras 12 cidades do interior da Bahia e dos estados de Ceará, Pernambuco e Sergipe, com a oferta de mais de 100 cursos espalhados por nossas faculdades e centros universitários.

 

Em 2020, mudamos de FTC para UniFTC

No ano de 2020, as unidades Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista – localizadas nas três maiores cidades da Bahia, foram credenciadas como Centros Universitários

Inspirados por essa importante mudança, nos tornamos UniFTC. A nova marca representa o início de um novo ciclo de expansão. Ela traduz a dedicação da Rede em acompanhar as transformações do mundo, em prol da formação dos profissionais do futuro.

  • Marco 1 (1999)

 Feira de Santana foi a primeira  cidade a receber uma unidade da  então Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

  • Marco 2 (2000)

 Em 2000, a Rede de Ensino aportou em Salvador (BA), na Av. Luiz Viana Filho (Paralela).

  • Marco 3 (2002)

 Dois anos  depois, em 2002, foi a vez das cidades baianas de Jequié,  Itabuna e Vitória da Conquista

  • Marco 4 (2004)

  A então Unidade Paralela inaugurou seu curso de Medicina (2004).

  • Marco 5 (2007)

Foi criado o Mestrado Profissional em Bioenergia (2007).

  • Marco 6 (2015)

A Instituição passou por uma grande reestruturação com a implantação do Currículo por Competências, entrando para a vanguarda pedagógica do ensino superior no Brasil.

  • Marco 7 (2017)

 Abertura das faculdades em Petrolina e Juazeiro (PE).

  • Marco 8 (2018)

As unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista foram credenciadas como Centros  Universitários. Com a mudança, a marca passou a se chamar Rede UniFTC.

  • Marco 9 (2019)

Chegada de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste: o de Odontologia das Américas (IOA) e o de Treinamento em Cadáveres (ITC); Aquisição da Unesulbahia, faculdade com 20 anos de trajetória em ensino em Eunápolis, extremo sul baiano.

  • Marco 10 (2021)

 Inauguração da faculdades em Camaçari (BA) e Nossa Senhora do Socorro (SE) com novo modelo do curso de Direito 5.0.

  • Marco 11 (2022)

 Inauguração das faculdades em Caruaru (PE), Caucaia (CE) e Porto Seguro (BA),com novo modelo do curso de Direito 5.0.

 

O curso de Medicina da UniFTC Salvador e a Faculdade Unesulbahia passam a formar uma nova rede educacional, com a entrada do fundo Mubadala Capital em sua estrutura societária.

 O Centro Universitário UniFTC Feira de Santana passa a se chamar Centro Universitário de Excelência – Unex da Rede UniFTC.

 

Em Movimento para o Futuro

Nos últimos anos, investimos na remodelagem das nossas matrizes curriculares. Construímos um projeto bem estruturado, no qual as aulas estão entrelaçadas com metodologias ativas e o desenvolvimento de competências. Além disso, estimulamos a Educação Interprofissional, onde os estudantes estão no centro do processo de ensino-aprendizagem e tornam-se capazes de colaborar em equipes multiprofissionais.

E foi assim, através de modelos educacionais inovadores, que mais de 90 mil profissionais se graduaram na UniFTC ao longo destes anos. Eles ocupam posições de destaque em órgãos públicos, na iniciativa privada, agem ativamente para a transformação social, e reforçam a credibilidade que a Instituição tem junto à sociedade.

Dessa forma, nossa premissa básica é que, se o conhecimento não pode ser aplicado, ele perde a essência da educação.

Nesses mais de 20 anos, abrimos muitas portas: as nossas, com a chegada de novas unidades; as portas do mercado de trabalho para os nossos alunos; e também abrimos diversas oportunidades de crescimento às comunidades onde atuamos.

 Nos firmamos como uma instituição de referência porque não nos acomodamos. Nós nos movemos, questionamos nossas escolhas, recomeçamos tantas vezes e, por isso, crescemos.

 William Oliveira – Presidente da Rede UniFTC

Selo de Instituição Socialmente Responsável (2021-2022)

Com a realização de quase 30 mil atendimentos gratuitos à população, a Rede UniFTC recebeu pela 15ª vez o Selo de Instituição Socialmente Responsável referente ao biênio de 2021 a 2022. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES e tem como objetivo reconhecer instituições que desenvolvem ações de responsabilidade social visando construir um mundo melhor.

Bom desempenho na avaliação do Guia da Faculdade 2021

O resultado do Guia da Faculdade 2021, fruto da parceria entre o jornal Estadão e a startup Quero Educação, classificou 10 cursos de graduação da Rede UniFTC com quatro estrelas, no máximo de cinco, e recebeu o status de muito bom. Outras 15 graduações alcançaram três estrelas.

No total, o Guia analisou quase 16 mil cursos superiores em todo o país. Entre os cursos avaliados como muito bons estão Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia. Destaque para os cursos de Enfermagem e Engenharia Civil que receberam 4 estrelas em três, de oito unidades do Grupo que participaram da avaliação.

 

Os valores que nos movimenta para o futuro

I. Confiança: Caracterizamos nossas relações institucionais e interinstitucionais pautados na elevada confiança mutual;

II. Coerência: Agimos de forma coerente com os nossos propósitos e sonhos, concretizados no marco conceitual da Instituição;

III. Ética e Respeito: Conduzimo-nos de forma transparente, em consonância com as leis aplicáveis e os mais elevados padrões éticos;

IV. Pertinência: Atuamos em conformidade com as necessidades sócio produtivas e aperfeiçoamos nossas ações em função dos resultados de formação alcançados;

V. Crescimento Sustentável: Crescemos e orientamos nossos resultados de forma responsável para com a natureza e a sociedade, assegurando a perpetuidade da Instituição;

VI. Educação para a vida: Educamos formando cidadãos com capacidades para enfrentar os problemas que a vida lhes apresentar, qualquer que seja a sua natureza, pessoal, profissional ou comunitário;

VII. Colaboração: Agimos de forma colaborativa contribuindo para proporcionar ambiente institucional harmônico, integrado e solidário gerando sinergia para atingirmos padrões de alto desempenho e resultados concretos.