Fisioterapia

A Fisioterapia é uma área que forma profissionais capazes de identificar, avaliar e tratar lesões que interferem na capacidade física e funcional de pacientes.

Assista o vídeo
Assista o vídeo

Sobre o curso

A Fisioterapia é a ciência que cuida, estuda, realiza diagnóstico, previne e trata pacientes com problemas cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. Seu surgimento está ligado à reabilitação das pessoas no período pós-guerra, em meados do século XX.

O fisioterapeuta, em diversos momentos, receberá exames, laudos e avaliações médicas, assim como, poderá fazer consultas e avaliações que estejam dentro de suas atribuições. Esses profissionais preservam, desenvolvem e restauram, através da reabilitação, a integridade dos órgãos, sistemas e funções, utilizando conhecimentos e recursos próprios nos processos terapêuticos, na promoção da melhoria da qualidade de vida.

Muitos pacientes recorrem a um Fisioterapeuta ao ter alguma lesão ou problema muscular. O Fisioterapeuta atua através de mecanismos terapêuticos sistematizados pelos estudos das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, sinergia funcional, cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além das disciplinas comportamentais e sociais.

Essa profissão vem se lapidando desde a sua origem e hoje as novas técnicas e tecnologias permitem que os especialistas possam estar sempre atualizados. Os métodos mais conhecidos são o do uso do corpo como instrumento, através de movimentos e exercícios, mas também, aplicação de calor, frio, laser, eletroestimulação, massagens, uso de componentes mecânicos e acupuntura.

Os Fisioterapeutas também encontram espaço nos programas de gerenciamento de riscos das empresas, na orientação de funcionários sobre como evitar doenças ligadas às atividades e aos ambientes de trabalho. Cargos como gerente de serviços de saúde e programas de prevenção à saúde em geral, necessitam da presença de um Fisioterapeuta.

Ato regulatório

Juazeiro – Portaria seres/mec nº 278, de 2 de agosto de 2023

Salvador

Portaria de Reconhecimento nº 39 de 31 de março de 2023.

Portaria de Autorização nº 1110 de 1 de outubro de 2021

Como é a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar do paciente; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

Qual a duração do curso de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

O Fisioterapeuta deve possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla.

Se especializar em uma das áreas da Fisioterapia é a chave para um futuro profissional brilhante, pois essa é uma área que está crescendo cada vez mais.
De acordo com a revista Exame, durante a pandemia da Covid-19, a procura por fisioterapeutas cresceu em 725% em 2020 e 2021.

Os Fisioterapeutas podem trabalhar com:

  • Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Gestão de serviços
  • Docência no ensino técnico e superior
  • Fisioterapia em Osteopatia

 

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia?

Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o fisioterapeuta precisa gostar da área de saúde e do cuidado de seres humanos. A depender da área de atuação, a rotina do profissional pode ser bastante difícil, sobretudo para quem trabalha em hospitais e emergências.

A função principal do profissional de Fisioterapia é oferecer um tratamento específico com enfoque na reabilitação ou recuperação dos seus pacientes, restabelecendo o seu bem estar através de soluções assertivas a problemas articulares, musculares, cardiovasculares e respiratórios.

Cursos, workshops e Projetos Integradores são diferenciais durante a carreira acadêmica para preparar o profissional para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho também pode exigir conhecimentos em outras áreas, a exemplo da gestão financeira, marketing e finanças, sobretudo para quem pensa em empreender.

 

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Fisioterapia?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação de um fisioterapeuta, sendo algumas delas:

Atenção à saúde
Tomada de decisões
Interdisciplinaridade
Senso crítico
Liderança
Código de ética
Certificações

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental, boa comunicação, capacidade de tomar decisões e empatia estão entre as habilidades que um bom profissional da Fisioterapia deve ter.

Áreas de Atuação

A Fisioterapia dá diversos segmentos para seguir carreira. O profissional pode atuar com:

  • Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Reumatologia
  • Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva
  • Fisioterapia em Neonatologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Gestão de serviços
  • Docência no ensino técnico e superior
  • Fisioterapia em Osteopatia

 

Essas áreas permitem trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, home-care , clubes esportivos, indústrias/empresas e, também, empreender – principalmente com o auxílio das redes sociais.

Para atuar em qualquer área da Fisioterapia é necessário ter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de sua região.

É importante ressaltar que esse registro é concedido apenas para aqueles que comprovarem ter concluído a graduação em uma universidade avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

Onde o profissional de Fisioterapia pode trabalhar?

Ao se formar, o profissional de Fisioterapia pode atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas/indústrias, instituições de ensino técnico ou superior e também podem voltar a carreira para a pesquisa acadêmica.

Por ser uma profissão que está crescendo nos últimos anos, o seu campo de atuação também ganhou espaço nas empresas.

Confira algumas possibilidades profissionais:

Fisioterapia na Saúde do Homem e da Mulher
Fisioterapia Endocrinológica
Fisioterapia Angiológica
Fisioterapia Pericial
Fisioterapia Domiciliar
Fisioterapia Legal
Fisioterapia do Sono
Fisioterapia da Família e da Comunidade

Ensino de Qualidade

A graduação em Fisioterapia, ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Eunápolis, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Depoimentos

Camille Abade Egressa de Fisioterapia da UniFTC Salvador

Conversei com algumas pessoas antes de ingressar na UniFTC e todas elas me trouxeram relatos excelentes da instituição. Profissionais capacitados, dedicados no ensino dos alunos, focados no atendimento individualizado e humanizado dos pacientes, com um grande número de aulas práticas, estágios em Campos de referência na cidade, além de oportunidades incríveis como participação em grupos de pesquisa fora da instituição, cursos teóricos e práticos, simpósios e monitorias, que trouxeram o grande diferencial para a profissional que me torno diariamente. A cada dia que passa sinto que fiz a escolha certa e sou imensamente grata a todos os professores e preceptores que participaram desse momento e trouxeram tantas coisas incríveis para a minha vida profissional e também pessoal! Sempre serão meus melhores exemplos e minhas referências!

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Fisioterapia uma infraestrutura moderna e equipada, com clínicas-escola próprias, que proporcionam atendimentos clínicos abertos à população. Nelas, o graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.
Nossos laboratórios e Clínicas-Escolas são referências na área, dispondo de equipamentos adequados aos métodos terapêuticos, desempenhando um papel importante no tratamento e prevenção das doenças respiratórias.

Nas aulas práticas os alunos têm acesso a equipamentos como: estabilizadores, monitor multiparamétrico, ventilador pulmonar, aspirador de secreção, espirômetro portátil, power breathe e aspirador cirúrgico de sangue e saliva. Também contam com laboratórios específicos e Clínica-Escola voltada ao atendimento comunitário nas especialidades da Fisioterapia.

As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Fisioterapia possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.

Diferenciais

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades

A formação do fisioterapeuta ocorre através de vivências que permitem articulação teórico-prática e favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas para o exercício profissional.
Com este propósito, a metodologia didático pedagógica empregada está pautada nos princípios da metodologia ativa e considera o docente como um mediador, visando autonomia no processo de aprendizagem do estudante.

Clínica-Escola

As Clínicas-Escolas da Rede UniFTC proporcionam atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para a população. O graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.
Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação
Através da parceria com uma rede de convênios em todas as cidades que possuem o curso de Fisioterapia da Rede UniIFTC, a graduação proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação na Fisioterapia, como hospitais locais, clínicas locais e casas de repouso para idosos. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Fisioterapia, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.

Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Fisioterapia?

A matriz curricular do curso de Fisioterapia é composta por 43 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas, sendo elas, 1.600 teóricas, 1.260 práticas e 1.160 digitais.

O que se estuda na faculdade de Fisioterapia?

No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:

Saúde Coletiva
Psicologia das relações interpessoais
Cuidado em Saúde
Políticas de Saúde
Bases Moleculares e Celulares em Saúde

As práticas se intensificam a partir do 8º semestre.

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

 

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Ciências Forenses
Estética em Saúde
Libras

Nos últimos períodos, os estudantes passam pelo Estágio Supervisionado I e II.

Coordenação do Curso

Salvador

Profª. MSc. Nívea Malafaia

  • Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social
  • Especialização em Fisioterapia Neurofuncional
  • Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Graduada em Fisioterapia

Itabuna - Jequié - Vitória da Conquista

Profa. Kelly de Melo Bomfim

  • Coordenadora de Fisioterapia da UNEX (Itabuna)/UNIFTC (Vitória da Conquista e Jequié)
  • Mestrado em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)
  • Especialização em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
  • Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB)

Juazeiro

Prof. Hugo José Cavalcanti Coelho Pereira

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).
  • Especialista em Terapia intensiva pela ASSOBRAFIR.
  • Especialista em Morfologia pela UFPE.