Psicologia

A Psicologia é uma área que se dedica ao estudo da mente e do comportamento humano, assim como suas emoções, interações com o meio e fenômenos psíquicos.

Sobre o curso

O curso de Psicologia capacita o profissional para solucionar problemas pertinentes ao comportamento humano, diagnosticando, prevenindo e tratando doenças relacionadas à saúde mental. O Psicólogo pode trabalhar em consultórios, clínicas, hospitais, escolas e organizações públicas e privadas, além de prestar um serviço mais personalizado, atuando como coaching.
O curso de bacharelado em Psicologia da UniFTC forma profissionais com competências e habilidades pessoais, relacionais e acadêmicas, preparados para lidar de forma ética e responsável com as questões sociais. O profissional do futuro é estimulado por meio de atividades práticas para que sejam mais reflexivos e problematizadores, o que se torna possível através dos referenciais pedagógicos adotados, destacando a abordagem do currículo por competências, projetos integradores e a atenção à formação com foco no interprofissionalismo.

Qual a duração do curso de Psicologia?

O curso de Psicologia possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

Uma pesquisa divulgada pela Revista Veja em 2019 apontou que 86% da população lida com algum tipo de problema de saúde mental. Neste contexto, os brasileiros estão mais preocupados e abertos para falarem sobre os problemas emocionais. Com o aumento da demanda, a profissão do Psicólogo passou a ter uma maior valorização, proporcionando o crescimento de oportunidades de carreira. Recentemente o Ipea listou a Psicologia como uma das áreas com maior aumento salarial nos últimos anos.

Além dos caminhos tradicionais da profissão, o Psicólogo passou a ter uma importância estratégica em serviços para o consumidor, por exemplo, analisando dados sobre comportamento, ajudando a criar produtos inéditos, desenvolvendo sistemas operacionais com interface humanizada e aprimorando o relacionamento com o cliente. Os gestores estão atentos à importância destes profissionais no cotidiano de empresas, seja auxiliando em processos de recrutamento de candidatos, seleção de novos colaboradores, na diminuição do índice de absenteísmo e até mesmo para treinamentos experienciais. Existe também a possibilidade de atuação interprofissional, o que é um grande diferencial em sua formação.

Ensino de Qualidade

O bacharelado em Psicologia na UniFTC estimula o crescimento profissional, a partir de experiências de aprendizagem inovadoras, como, por exemplo, as metodologias ativas, que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso. A graduação oferece em 10 semestres a integração dos conceitos e das múltiplas abordagens teóricas com a prática do Psicólogo, além da possibilidade de atuação interprofissional. Sua matriz curricular foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa com Psicólogos de todo o país, identificando as habilidades e competências necessárias nas mais diversas áreas de atuação.

O curso de Psicologia da UniFTC possui diferenciais que marcam pela qualidade, pela formação para cidadania, e desenvolvimento da empregabilidade do aluno, que pode ser observado na inserção rápida dos seus egressos no mercado de trabalho. O corpo docente é formado, em sua maioria, por Mestres e Doutores que trabalham em sua área de atuação, o que contribui para a contextualização e renovação do ensino-aprendizagem.

Estrutura do Futuro

O curso de Psicologia do Centro Universitário UniFTC Salvador está localizado nas unidades Paralela e Comércio. Conta com modernos laboratórios de simulação realística contendo equipamentos de última geração. Por meio da Empresa Júnior, os estudantes podem ter vivências na área organizacional. Possui Clínica-Escola própria onde são desenvolvidas as atividades de estágio obrigatório, com atendimentos sob uma perspectiva interprofissional. A piscina terapêutica também é utilizada para atividades práticas e de estágio.

A instituição oferece suporte aos seus discentes no Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e em grupos terapêuticos que tratam de questões em torno da vida universitária e do adoecimento psíquico diante das dificuldades e desafios estudantis. Através de um projeto de formação continuada para egressos, a UniFTC oportuniza a continuidade da formação, mantendo os atendimentos na Clínica-Escola sob supervisão clínica e suporte teórico-técnico, realizada pelos docentes que atuam como supervisores de estágio.
Recentemente, a graduação recebeu quatro estrelas, sendo cinco a avaliação máxima, na pesquisa realizada pela startup Quero Educação sobre a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil.

Coordenação do Curso

Salvador

Profª. Jackeline Kruschewsky

  • Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade pelo IHAC/UFBA
  • Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Psicologia Organizacional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (Faceeba)
  • Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Feira de Santana

Profª. Francileide Costa

  • Mestra em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Especialista em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa pela Faculdade Adventista da Bahia
  • Graduada em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Itabuna

Profª. Lêda Barreto

  • Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Ruy Barbosa
  • Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
  • Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jequié

Profª. Cattiúscia Batista Bromochenkelf

  • Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Especialista em Saúde coletiva pela UESB
  • Especialista em Neuropsicologia Clínica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Vitória da Conquista

Prof. Ms. Lucas Matias Felix

  • Mestre em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)