UniFTC lidera ranking de qualidade acadêmica entre faculdades particulares do Vale do São Francisco

UniFTC lidera ranking de qualidade acadêmica entre faculdades particulares do Vale do São Francisco

As unidades da UniFTC no Vale do São Francisco celebram os excelentes resultados obtidos no ciclo avaliativo do ENADE 2023. Tanto a UniFTC Juazeiro quanto a UniFTC Petrolina conquistaram nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior em uma escala de 1 a 5. Além disso, os cursos avaliados nas duas unidades também alcançaram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), consolidando a UniFTC como a instituição particular com os melhores indicadores acadêmicos da região.

Em Juazeiro, os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Nutrição foram avaliados com CPC 4. Já em Petrolina, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia (2022) também receberam a mesma pontuação.

“Sabemos que ainda há um caminho importante a trilhar, mas hoje já somos, com orgulho, a melhor instituição particular do Vale do São Francisco. Os resultados que alcançamos refletem a qualidade dos nossos cursos, a competência do nosso corpo docente e a força do modelo pedagógico que adotamos. Seguiremos juntos, comprometidos com a busca contínua pela excelência acadêmica”, comemora o diretor da UniFTC do Vale do São Francisco, Andrei Mello.

Entenda os indicadores de qualidade do MEC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que considera o desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior, levando em conta critérios como a nota dos alunos no ENADE, a titulação dos professores e a infraestrutura oferecida. Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia individualmente cada curso com base no desempenho dos estudantes no ENADE, na qualificação do corpo docente, nas condições de infraestrutura e nos recursos pedagógicos, além do IDD — Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado —, que calcula o quanto o curso contribuiu para o crescimento acadêmico do aluno entre o ingresso e a conclusão da graduação. O ENADE, por sua vez, é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que mede o conhecimento adquirido pelos concluintes. A nota desses indicadores varia de 1 a 5.

Pular para o conteúdo