Através de carta aberta, Rede UniFTC se alinha a outras instituições para reivindicar a vacinação dos estudantes de saúde

Servir às comunidades em que estamos inseridos é um dos pilares da Rede UniFTC. Nossos estudantes, sobretudo dos cursos de Saúde, são incentivados desde os primeiros semestres a estender seu conhecimento em direção aos que dele precisam, seja através de ações de responsabilidade social ou dos diversos atendimentos gratuitos que ofertamos em nossas clínicas-escola e outros serviços.

Este contato com a sociedade tem o objetivo de formar profissionais éticos e humanos, além de tecnicamente excelentes. Também é uma forma de retribuir toda a confiança que recebemos da população. Para que isso aconteça, é preciso zelar pela segurança e bem-estar dos nossos estudantes.

É por essa razão que nos unimos a outras instituições de ensino superior e de saúde para redigir uma carta aberta ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, solicitando a vacinação dos estudantes que estão em contato direto com pacientes. Confiamos na Prefeitura de Salvador por seu trabalho sério e aguardamos a imunização dos estudantes que muito têm feito pela saúde em nossa cidade, mesmo antes de conquistar seus sonhados diplomas.

“Não podemos deixar o nosso entusiasmo ser abatido pelo enorme desafio logístico imposto pela escassez
agora não há vacina para toda a população”,

Aguardamos ansiosamente que o Governo Federal repasse novas doses à Prefeitura de Salvador, possibilitando a ampliação do programa de imunização. E, como sempre, colocamos nossa estrutura à disposição para ajudar nosso município a enfrentar essa luta contra a Covid-19.

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À PREFEITURA DE SALVADOR
Salvador, 9 de fevereiro de 2021

Excelentíssimo senhor Bruno Reis, Prefeito de Salvador

Reconhecemos e parabenizamos a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal de Saúde pelo empenho e pelas ações efetivas no enfrentamento à COVID-19. Nessa luta, a chegada de vacinas eficazes precisa ser celebrada com esperança. E percebemos, pelo desejo da população em se vacinar, que a ciência, felizmente, venceu a batalha contra o negacionismo.

Não podemos deixar o nosso entusiasmo ser abatido pelo enorme desafio logístico imposto pela escassez de doses de vacinas e compreendemos que decisões estratégicas difíceis precisam ser tomadas, pois agora não há vacina para toda a população.

Há a necessidade de realizar a vacinação de forma escalonada, inclusive no grupo prioritário dos profissionais de saúde. Acreditamos, que a maior parte desse grupo já foi vacinada, mas ainda falta uma grande parcela de estudantes da área de saúde que estão em contato direto com pacientes.

Considerando que o próprio Ministério da Saúde e o Governo do Estado da Bahia incluíram os estudantes da área de saúde no grupo prioritário e que eles estão trabalhando lado a lado com os demais profissionais de saúde no atendimento à nossa população, acreditamos que a vacinação imediata desse grupo é necessária e coerente com o PNI, não só para promover a proteção individual de cada aluno como também a proteção dos profissionais de saúde e a dos próprios pacientes que têm a necessidade de atendimento.

Temos a certeza de podermos contar com a inestimável colaboração e compreensão da Prefeitura de Salvador neste momento que exige o envolvimento de toda a sociedade.

Atenciosamente,

Ana Verena Almeida Mendes – diretora médica Hospital São Rafael
André Nogueira Nazar – vice-presidente da área de saúde da UNIFTC
Eduardo S. Darzé – diretor geral Hospital Cárdio Pulmonar