Conheça Nise da Silveira, médica que lutou por mais humanidade

Psiquiatra dá nome ao Diretório Acadêmico do curso de Medicina da UniFTC

Nascida em 1905, em Maceió (AL), Nise Magalhães da Silveira foi uma médica reconhecida por ter transformado o tratamento psiquiátrico no Brasil. Ela ingressou na graduação de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi uma das primeiras mulheres a se formar neste ofício no país, em um contexto onde as faculdades eram majoritariamente frequentadas por homens.

Nise da Silveira se posicionava contra práticas invasivas utilizadas na época por hospitais e clínicas psiquiátricas, como o eletrochoque, a lobotomia e o coma insulínico. Foi pioneira na implementação da Terapia Ocupacional, se apropriando das atividades recreativas e da arte como forma de expressão para pessoas com distúrbios psíquicos.

O método adotado pela médica reverberou os conflitos internos vivenciados principalmente por pacientes esquizofrênicos. O resultado foi impressionante. Obras de pacientes foram expostas ao redor do mundo e podem ser vistas no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro (RJ). A instituição foi fundada em 1952 pela própria Nise da Silveira e conta com um acervo de mais de 350 mil obras. Outra iniciativa que partiu da psiquiatra foi a Casa das Palmeiras, primeira clínica brasileira destinada ao tratamento psiquiátrico em regime de externato, fundada em 1956.

Presa durante o regime do Estado Novo, a médica dividiu a cela com Olga Benário. Foi contemporânea de Graciliano Ramos na prisão, tendo sido citada nas suas obras, “Memórias do Cárcere” e “Kananga do Japão”. Nise da Silveira escreveu ainda diversos livros como “Imagens do Inconsciente” (1982) e “O Mundo das Imagens” (1992).

Em 2016 foi lançado o filme “Nise – O coração da Loucura”, do diretor Roberto Berliner, protagonizado pela atriz Glória Pires. O longa é baseado no livro “Nise – Arqueóloga dos Mares”, do jornalista Bernardo Horta, e traz um recorte da sua luta em defesa da arte como principal ferramenta de reintegração de pacientes.

Nise da Silveira dá nome ao Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Medicina do Centro Universitário UniFTC Salvador, em atividade desde 2014, em seu novo formato. A homenagem parte dos alunos que a tem como uma inspiração em humanização do tratamento médico. “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria. O que cura é a falta de preconceito”, foi uma das frases ditas pela médica em vida. A psiquiatra faleceu em outubro de 1999, deixando um imenso legado.

Dia Internacional das Mulheres na UniFTC

Utilizando o tema “Eu que Luto” em sua campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, a Rede UniFTC busca contribuir para uma sociedade igualitária, onde, assim como Nise da Silveira, as mulheres sejam as protagonistas da sua vida, do seu corpo e de suas conquistas.

“O objetivo dessa ação é possibilitar que empoderamento, independência e sororidade possam estar ao alcance de mais mulheres. Essa é a nossa essência e o que nos movimenta é essa troca com a sociedade”, destaca a Vice-Presidente de Marketing e Relacionamento da UniFTC, Milena Oliveira.