Alunos de Direito são recebidos pelo projeto do TJBA “Conhecendo o Judiciário”

Com o objetivo de enriquecer o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes do curso de Direito da UniFTC de Salvador, uma visita ocorreu no mês passado. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar as instalações do Fórum Ruy Barbosa e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) como parte de visitas técnicas promovidas pelo colegiado do curso ao longo do semestre. Desta vez, o momento prático fez parte do projeto do TJBA intitulado “Conhecendo o Judiciário”.

Segundo informações da Corte Baiana, os alunos foram conduzidos no Fórum Ruy Barbosa por uma jornada pelos pontos mais icônicos, incluindo a escultura do Jurista, localizada no átrio; a Cripta, onde jazem os restos de Ruy Barbosa e de sua esposa, Maria Augusta, além do Memorial Gérson Pereira. Eles também percorreram o Salão Nobre, onde estão preservados o mobiliário e documentos históricos do TJBA.

No órgão máximo do Poder Judiciário do estado, eles estiveram no átrio, viram de perto o Memorial de ex-presidentes do TJBA, exploraram o Salão Nobre e entraram na Biblioteca Juiz Ney Leite Silva, localizada no Edifício Advogado Arx da Costa Tourinho. A programação também ofereceu oportunidades inovadoras de interação com magistrados e funcionários, bem como conversas interativas sobre uma variedade de temas.

Para a aluna Júlia Passos, essa experiência representou uma virada de página em sua jornada acadêmica e profissional. “A palestra com o servidor da Ouvidoria foi extraordinária. A partir dela, obtive uma perspectiva totalmente nova sobre o meu estágio e recebi orientações ​​para minha futura carreira profissional.”

De acordo com o professor e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ),  João Carlos Gomes, nessa visita os alunos puderam aprender sobre a história dos mais importantes lugares da justiça baiana. O objetivo do Núcleo é possibilitar também estas observações fora dos muros da instituição. A UniFTC continua firme em seu propósito de formar profissionais do futuro para uma jornada bem sucedida e ética”, disse.