Campanha de Vacinação Antirrábica acontece no estacionamento da UniFTC Salvador

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece no estacionamento da UniFTC Salvador

A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Centro Universitário UniFTC, realizará uma Campanha de Vacinação Antirrábica gratuita no esquema Drive-Thru, que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, bem como também nos dias 12 e 13, das 9h às 16h. O ponto de vacinação será o estacionamento do Módulo 1 da UniFTC, localizado na avenida Luís Viana Filho, 8812 – Paralela.

A ação faz parte de uma mobilização que ocorrerá até o dia 8 de setembro em pontos estratégicos da capital baiana, com o objetivo de imunizar 249 mil caninos e felinos e evitar o contágio da raiva entre animais. Com o tema “Proteja seu Amiguinho Com Uma Dose de Amor”, a campanha visa oferecer acesso facilitado à vacinação para animais a partir de três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. É importante ressaltar que o último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Recomendações para Drive-Thru

Para tornar a vacinação ainda mais acessível, a Prefeitura de Salvador adotou o sistema de Drive-Thru no ponto de vacinação da UniFTC. Os tutores poderão levar seus animais de estimação dentro do carro, devidamente com coleira e guia ou em caixas apropriadas para garantir a segurança e evitar fugas e acidentes.

Durante a imunização, é recomendado que, além do condutor do veículo, haja uma pessoa para conter o animal, facilitando o procedimento. Os animais não devem ser vacinados pela janela do veículo. A porta do carona ou traseira deve estar aberta para a realização do procedimento. No caso de cães de grande porte, a vacinação será realizada fora do veículo, garantindo a segurança tanto do vacinador quanto do tutor. Para esses animais, é aconselhável o uso de focinheira.

“A Campanha de Vacinação Antirrábica é de extrema importância para a saúde e bem-estar de nossos pets. A raiva é uma doença grave e fatal tanto para animais quanto para seres humanos, e a imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção”, destaca Cleusa Deiró, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UniFTC Salvador. “Essa iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Salvador e a UniFTC reforça nosso compromisso com a saúde animal e humana, oferecendo uma oportunidade valiosa para a proteção dos nossos amiguinhos de quatro patas”, complementa.

A Campanha Antirrábica representa uma importante ação de saúde pública, promovendo a prevenção da raiva em animais e, consequentemente, protegendo a população. A UniFTC Salvador se orgulha de contribuir para essa iniciativa, abrindo seu estacionamento como ponto de vacinação e colaborando para a construção de uma cidade cada vez mais saudável e consciente do cuidado com seus animais.