CEJUSC da UniFTC Salvador é premiado pelo Tribunal de Justiça da Bahia no Prêmio “Conciliar”

CEJUSC da UniFTC Salvador é premiado pelo Tribunal de Justiça da Bahia no Prêmio “Conciliar”

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) da UniFTC Salvador foi contemplado com o prêmio “Conciliar”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Esta premiação é concedida aos CEJUSCs Pré-processuais que apresentam os mais altos percentuais de audiências realizadas em relação ao total de processos distribuídos, respeitando o mínimo estipulado de 100 audiências nas unidades da capital e 50 audiências nas demais unidades. O CEJUSC da UniFTC Salvador conquistou menção honrosa ao registrar a realização de 379 audiências, obtendo um notável percentual de 83,11% em relação à quantidade de processos distribuídos.

Segundo o TJ-BA, a premiação visa incentivar a conciliação como um meio de diminuir a judicialização de demandas, promovendo, assim, a celeridade e eficácia do sistema judiciário. Além disso, a iniciativa reconhece o empenho das unidades dedicadas à resolução consensual de conflitos. 

O CEJUSC desempenha um papel crucial ao realizar sessões de mediação ou conciliação, buscando efetivar sua missão através de audiências envolvendo as partes nos procedimentos autocompositivos, evitando, desse modo, a judicialização dos conflitos no âmbito processual. “Este reconhecimento é um testemunho do compromisso e eficiência demonstrados pelo CEJUSC da UniFTC na resolução consensual de disputas, oferecendo um canal eficaz para a solução de conflitos, promovendo a celeridade e a efetividade na prestação jurisdicional”, afirmou o coordenador do curso de Direito da UniFTC Salvador, Luiz Henrique Requião.

A entrega do prêmio ocorre nesta terça-feira, 12, no auditório Desembargadora Olny Silva, em Salvador.