Centro Universitário UniFTC Salvador: Uma trajetória de inovação e compromisso com a educação

Centro Universitário UniFTC Salvador: Uma trajetória de inovação e compromisso com a educação

Há mais de duas décadas, a Rede de Ensino Superior UniFTC iniciava sua missão de transformar vidas por meio da educação, com um olhar voltado para o futuro. 

Desde a sua fundação, a Rede UniFTC carrega em seu DNA o compromisso com a inovação e a busca incessante pelo desenvolvimento de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do amanhã. Mais do que formar especialistas em diversas áreas, a instituição sempre manteve um propósito firme: contribuir para a formação de cidadãos éticos, humanísticos e comprometidos com a sociedade.

Em 3 de março de 2000, Salvador foi agraciada com a chegada da então Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) , consolidando sua atuação na capital baiana e fortalecendo a sua presença no cenário educacional do estado. A Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Avenida Paralela, um dos epicentros comerciais mais relevantes da cidade, foi escolhida estrategicamente para sediar a unidade. Ao longo dos anos, a faculdade expandiu seu leque de ofertas, e passou a ofertar cursos em diversas áreas, em resposta às demandas dinâmicas do mercado e às expectativas crescentes da comunidade acadêmica. 

A amplitude e qualidade desses cursos contribuíram para a formação de uma expressiva quantidade de alunos, capacitando-os para atuar em diversas regiões do país. O impacto da FTC foi além dos limites geográficos, à medida que seus graduados passaram a se destacar e exercer papéis relevantes em diferentes setores e profissões, evidenciando o compromisso da instituição em preparar profissionais qualificados e impactantes em suas respectivas áreas de atuação.

O ano de 2019 ficou marcado com a chegada, na unidade, de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste: o de Odontologia das Américas (IOA) e o de Treinamento em Cadáveres (ITC).

Em 2023, um marco significativo reforçou a posição do grupo educacional no cenário acadêmico com o credenciamento da unidade Paralela como Centro Universitário UniFTC Salvador.

Para o reitor Cristiano Lôbo, a UniFTC Salvador tem se destacado pela sua capacidade de adaptação à dinâmica do mercado de trabalho e às mudanças na sociedade. “Acompanhando as inovações da Rede UniFTC, a UniFTC Salvador tem implementado abordagens educacionais inovadoras, incorporando tecnologias de ponta, métodos de ensino ativos e parcerias estratégicas com empresas e organizações. Além disso, a flexibilidade curricular e a ênfase em habilidades práticas têm sido fundamentais para preparar os alunos não apenas com conhecimentos teóricos, mas também com as competências necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos”, afirma.

Além disso, ao proporcionar experiências práticas, sobretudo dentro das clínicas-escola localizadas na unidade, a instituição tem se destacado na promoção da responsabilidade social, oferecendo serviços e assistência às comunidades circunvizinhas, criando assim uma ponte entre a academia e as necessidades reais da sociedade. “Na UniFTC, acreditamos que a responsabilidade social não é apenas um valor, mas a essência de nossa missão educacional. Nossas ações impactam positivamente as comunidades onde estamos inseridos e contribuem para a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, pontua o reitor.

Ao comemorar seu vigésimo quarto aniversário, o Centro Universitário UniFTC Salvador continua sendo referência na educação, consolidando sua posição como uma instituição comprometida com a qualidade acadêmica. “Hoje celebramos não apenas as conquistas e os marcos alcançados ao longo desses anos, mas enaltecemos o comprometimento contínuo com a inovação, a responsabilidade social e a formação de excelência dos alunos”, conclui Cristiano Lôbo.