Especialista dá dicas de cuidados com a alimentação durante a pandemia

Especialista dá dicas de cuidados com a alimentação durante a pandemia

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Que a alimentação saudável e balanceada é um ótimo aliado na prevenção de doenças, não há dúvidas e, nesse momento de pandemia, a frase “todo cuidado é pouco” nunca fez tanto sentido. Famílias inteiras estão passando pela fase de isolamento social e isso, claro, repercute na alimentação diária.

Durante a rotina tradicional, muitas famílias optam por preparar antecipadamente suas refeições, seja por uma questão de organização ou falta de tempo. De acordo com a nutricionista e professora da UniFTC Salvador Thais Viana, essa rotina é uma ótima aliada no momento de pandemia. “A preparação antecipada permite que os alimentos não precisem ser manipulados todo o tempo e, nesse momento onde o cuidado precisa ser redobrado, tanto na higienização dos materiais quanto dos alimentos, isso faz muita diferença”, afirma ela, destacando que os alimentos dos adultos podem ser preparados e congelados semanalmente, já os das crianças a partir de 2 anos de idade, devem ser preparados a cada dois dias.

Outra dica importante da especialista é no que diz respeito a aquisição dos alimentos. Para isso, ela sugere que as compras sejam realizadas pensando em um período entre 2 e 4 semanas. “Fazer uma lista e planejar o cardápio é essencial porque além de evitar que a gente esteja na rua o tempo todo, ajuda para que não compremos o que não vai ser utilizado”, diz ela reforçando que alguns alimentos não devem ser esquecidos, entre eles arroz, feijão, café, grão-de-bico ou lentilha, macarrão, azeite, óleo. “Lembrando que todo esse material precisa ser higienizado com álcool gel antes de ser guardado nos armários”, lembra ela.

Para a nutricionista é importante, além dos grãos e alimentos in natura, como as folhas que precisam ser consumidas na semana em que são compradas, que as pessoas também insiram hortaliças e frutas na alimentação diária, como abacaxi, laranja, limão, batata, cenoura e abóbora que, além de possuir maior durabilidade, são alimentos ricos em vitaminas C e minerais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]