Estudantes da UniFTC participam do Prêmio Abapa de Jornalismo

Vinte estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFTC Salvador estão participando da 3ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo. O concurso, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), visa reconhecer e incentivar profissionais e futuros jornalistas que se dedicam à cobertura jornalística do algodão baiano.

O Prêmio Abapa de Jornalismo, além de celebrar os 23 anos de atividades da Abapa na representação dos cotonicultores baianos, destaca a promissora safra 2022/2023 de algodão. Com um montante total de R$ 81 mil em prêmios, o concurso representa uma oportunidade ímpar para os estudantes de jornalismo da faculdade em Salvador demonstrarem suas habilidades e comprometimento na área.

A categoria Jovem Talento é uma iniciativa da Abapa que visa incentivar alunos e professores a explorarem a cobertura jornalística da cotonicultura sob novas perspectivas. Os estudantes participantes usufruíram de um ciclo de palestras e visitas técnicas em Luís Eduardo Magalhães (BA), nos dias 28 e 29 de agosto. A participação dos alunos no evento foi totalmente custeada pela entidade, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer de perto o cultivo e beneficiamento do algodão. Após essa imersão, os estudantes serão desafiados a criar uma matéria impressa ou um vídeo sobre o tema. Os três melhores de cada categoria, assim como seus professores orientadores, serão agraciados com prêmios em dinheiro.

Já na categoria Profissional, o prêmio é direcionado a produções jornalísticas veiculadas na Internet, jornais, revistas (tanto impressas quanto digitais) e TV, que abordem a cotonicultura do estado da Bahia. Todos os profissionais inscritos devem possuir registro profissional no Ministério do Trabalho. Os autores das matérias vencedoras em cada modalidade receberão R$15 mil como reconhecimento pelo seu trabalho excepcional.

Todas as produções inscritas, seja na categoria Profissional ou Jovem Talento, serão submetidas a uma avaliação rigorosa por uma Comissão Julgadora. Para este ano, a Abapa distribuirá um total de R$ 81 mil em prêmios, sendo R$ 36 mil destinados aos professores e estudantes da categoria Jovem Talento, e R$ 45 mil para a categoria Profissional. A cerimônia de premiação acontecerá no segundo semestre, na cidade de Salvador, com data a ser confirmada.

Confira fotos dos alunos