Gripe, resfriado ou Covid -19?

Gripe, resfriado ou Covid -19?

A semelhança entre os sintomas da gripe, do resfriado e da Covid-19 tem gerado muitas dúvidas na população. Como diferenciar uma doença da outra? O Ministério da Saúde divulgou um quadro explicativo comparando os sintomas e convidamos a professora Lygia Matos, graduada em Enfermagem e Mestre em Gestão de Sistemas de Saúde, para nos dar mais informações.

 

Gripe

Segundo a professora, os principais sintomas da gripe são: febre (em geral, acima de 38 °C), dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça. Outros sinais podem ser registrados, tais como: calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarreia, vômito e rouquidão. Ela destaca que a febre na gripe dura, geralmente, três dias, e os sintomas respiratórios podem manter-se por três a quatro dias após o fim da febre.

 

Resfriado

Espirro, secreção nasal, congestão nasal e irritação na garganta são os principais sintomas do resfriado, listados por Lygia. A professora acrescenta que os indivíduos com resfriado podem apresentar febre, mas a maioria não tem esse sintoma ou desenvolve apenas uma febre baixa.

 

Covid – 19

Quanto à Covid-19, os sintomas mais conhecidos até o momento são: Febre;Tosse; Dor de garganta e dificuldade para respirar. No entanto, Lygia acredita que ainda são necessários mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais da doença.

 

Saiba mais: Entenda como o novo Coronavírus age dentro do organismo

 

“No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas em comparação com os demais vírus. Porém a Covid-19 pode evoluir para uma pneumonia com febre e falta de ar grave. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local e comunitária.” alerta a professora.

O recomendado é seguir as orientações de higiene (https://www.uniftc.edu.br/como-se-prevenir-do-covid-19-de-forma-eficaz/) e procurar ajuda médica ao sentir uma piora no quadro, como aumento e persistência da febre e dificuldade para respirar.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população:

  • Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436

  • Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911