Inovações e soluções criativas de projeto integrador da UniFTC podem virar projeto de lei

Inovações e soluções criativas de projeto integrador da UniFTC podem virar projeto de lei

O trabalho vencedor da 1º Exposição Integradora do curso de Direito foi reconhecido por vereador em Petrolina

Com o objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar teorias, conceitos e habilidades em um projeto prático e interprofissional, a faculdade UniFTC de Petrolina realizou nesta quarta-feira (29), a 1º Exposição Integradora do curso de Direito

O grupo campeão foi ‘Saúde mental nas periferias’, liderado pela aluna Amanda Victória Carvalho Rodrigues com a participação de mais 10 membros. A qualidade do trabalho foi reconhecida e elogiada pelo vereador capitão Alencar, sendo assim, uma proposta normativa poderá ser elaborada e submetida à deliberação na Câmara de Vereadores de Petrolina. Sendo construído e aprovado, o projeto de lei terá aplicação prática e vai beneficiar a comunidade local.

Elisa Spanó é uma das integrantes da equipe vitoriosa e comenta que foi um dos melhores projetos que participou. “Foi um trabalho intenso e com bastante colaboração, comunicação aberta e escuta ativa. Muita pesquisa, apresentações e arquivos para corrigir, mas o estímulo para mostrar o nosso trabalho ao público, trouxe um ânimo a mais, porque não foi só mais um trabalho. Nós trouxemos casos reais e muito bem elaborados, como os próprios professores elogiaram e afirmaram que ganhamos por conta das nossas soluções criativas”, disse satisfeita. 

A estudante Elisa aproveitou para elogiar a equipe. “No fim das contas todo mundo estava se ajudando, mesmo com a competição! Eu só consigo sentir gratidão por estar em uma instituição em que os orientadores sabem estimular tão bem essa união dentro da classe. Me sinto especialmente grata a todo o suporte do meu grupo neste processo. Todos foram essenciais. Estes eventos trazem visibilidade à nossa vida acadêmica e futuro profissional”, expressou Elisa, refletindo a dedicação e paixão do grupo. 

O tema da mostra foi ‘Políticas públicas e desigualdade de gênero’. Na oportunidade, os estudantes se reuniram num movimento cheio de informação e apresentaram quatorze projetos numa feira com estandes ricos em contribuições ao público. Os trabalhos foram apreciados por uma comissão avaliadora formada pelo coordenador do curso de Direito, Mário Cleone e os professores Diogo Giesta, Maria Victoria e Mariany Luz.  

Vários assuntos foram abordados, dentre eles, ‘Políticas públicas da saúde indígena’, ‘Políticas públicas voltadas para os dependentes químicos’, ‘Políticas públicas e saúde nas periferias’, ‘Educando gerações e resgatando valores’, entre outros. Os projetos integradores foram orientados pelas professoras Priscila Delfim e Ariana Andrade. 

O projeto Integrador é uma disciplina inovadora na UniFTC que trabalha a pesquisa e extensão. “Além de incentivar a pesquisa, o intuito do projeto é mostrar para os alunos quais impactos estas problemáticas trazem para a sociedade e ensinar como eles devem atuar nestas situações. Os alunos precisam entender as temáticas porque eles serão futuros delegados, advogados ou juízes”, frisou a professora, Ariana Andrade. 

A professora e orientadora da UniFTC, Priscila Delfim, classifica o projeto como uma oportunidade ímpar que o estudante tem de fazer a pesquisa científica e entender que existe uma realidade por trás da investigação. “Como toda ciência, o Direito é uma importante ferramenta de transformação social. A seriedade de nossos alunos e alunas na pesquisa científica gerou o embrião de uma política pública que poderá ser debatida no parlamento de Petrolina e posteriormente aplicado na sociedade.  Nossos jovens juristas podem testemunhar o brilhantismo da própria criação concretizada na prática, em benefício das pessoas que realmente necessitam”, enfatiza.

Mostra Integradora estimula a solidariedade

Para se inscrever e participar da 1º Exposição Integradora, cada aluno fez a doação de 1kg de alimento não perecível que foi destinada ao projeto filantrópico ‘Natal Sem Fome’ de Petrolina. 

Milla Libório é presidente da Atlética de Direito da UniFTC e representante da comissão de relações acadêmicas da OAB de Petrolina e nos conta um pouco sobre a ação. “O desenvolvimento do estudante de Direito começa na sala de aula, então, a partir do momento que temos a chance de interagir com os colegas e trocar experiências, desenvolvemos a capacidade de fala e habilidades de expressão importantes. Com as doações, a cooperação mútua e a responsabilidade social também são fortalecidas”, destacou.

O diretor da UniFTC de Petrolina, Andrei Mello, parabenizou os estudantes e a iniciativa promissora do projeto vencedor. “O reconhecimento do vereador não apenas valida o compromisso e a excelência do grupo, mas também abre portas para o impacto direto na esfera legislativa local. O resultado evidencia ainda a consolidação da aprendizagem dos estudantes e a excelência acadêmica da UniFTC”, avaliou.