Instituição de ensino e Prefeitura realizam projeto de castração de animais de ONGs

Instituição de ensino e Prefeitura realizam projeto de castração de animais de ONGs

Com o objetivo de controlar a população de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos no município, o Colegiado de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista, firmou parceria em outubro deste ano com a Prefeitura Municipal e está realizando um Projeto de Castração de animais. Mais de 100 animais já foram operados até o momento. 

A iniciativa do projeto com a prefeitura é auxiliar as ONGs na castração dos cães e gatos, reduzir a população de animais de rua, facilitar a doação, além de evitar a transmissão de zoonoses. Os animais são avaliados pelos alunos antes da intervenção cirúrgica e os estudantes participam das cirurgias. 

As ONGs entram em contato com a prefeitura, que fornece todos os insumos utilizados na castração e combinam com os estudantes a data para realização do procedimento dentro da Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC, situada na Rua Leonídio Oliveira, 218, bairro Recreio. 

O projeto está avançando e continuará em 2023, informa a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da faculdade em Vitória da Conquista, Jessica Tigre. “Preocupados com o grande número de animais abandonados, a gestão municipal solicitou apoio da instituição. São gatos, fêmeas ou machos e cachorros machos que não possuem dono e os cuidados essenciais. Com a ação, pretendemos oferecer mais qualidade de vida à população, já que sabemos que os animais podem transmitir doenças para as pessoas”, frisou.