Jornada de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC movimenta conhecimento e criatividade

Jornada de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC movimenta conhecimento e criatividade

A Faculdade UniFTC Petrolina realizou na última semana, de 31/08 a 02/09, a III Jornada de Arquitetura e Urbanismo (III JORNAU). O evento, que contou com uma extensa programação com as principais tendências do mercado, reuniu estudantes, professores e arquitetos da cidade. 

Durante a jornada, os participantes trocaram experiências acadêmicas e profissionais através de oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações, visita técnica e mostras de trabalhos. O estudante do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC, Everton Carvalho, promoveu a oficina de ‘Desenho com nanquim’ e falou um pouco da satisfação da sua experiência. 

“Estou iniciando a graduação e aprendendo a ser protagonista de meu movimento, sendo estimulado a realizar tarefas de forma independente, autônoma e participativa, além de desenvolver habilidades necessárias para o exercício profissional relevante”, disse.

O artista visual Netão Ribeiro apresentou a oficina ‘Pintura de mural’, em homenagem ao estilo da artesã ‘Ana das Carrancas’, que completaria 100 anos em fevereiro deste ano. Com o grafite dialogou também com a Arquitetura através do conceito ‘Cidade’, na qual usou símbolos da região, como a ponte, o Rio São Francisco e alguns prédios. “O trabalho artístico é uma forma de conversar com as pessoas e incentivar os futuros profissionais”, frisou Netão. 

Para o aluno Diogo Ferreira, a Arquitetura tem vários caminhos e a jornada exibe esta pluralidade e amplitude profissional. “A área envolve muita diversidade, como planejamento, educação, arte, por isso,sempre é bom ouvir profissionais que já atuam na área e com a prática conseguimos obter uma visão mais rica e criativa”, explicou. 

A III JORNAU da UniFTC é um importante espaço para movimentar conteúdos técnicos de qualidade e inspirar o público que busca aumentar a produtividade e eficiência nas atividades. “Um momento de aprendizado interdisciplinar”, afirmou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC, Gabriela Carneiro, que apresentou a oficina ‘Archidoodle’. 

Ela destaca ainda que na jornada os alunos podem aplicar  as técnicas e o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, reforçando a compreensão na aplicação prática dos conceitos treinados. “Durante o evento os estudantes compartilham novas vivências e trocam ideias tanto com os colegas como arquitetos, além de ser uma oportunidade de estimular a criatividade e incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional”, completou a professora da faculdade em Petrolina

Marcaram presença na III JORNAU, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), o arquiteto Rafael Amaral, e na roda de conversa “Caixinha de perguntas” com arquitetos e urbanistas de Petrolina, realizada no último (01), nomes como de Camila Alencar, Poliana Caxias e Thiago Esposito.