Movimento do bem: Alunos de Direito realizam atendimentos gratuitos à população de baixa renda

Movimento do bem: Alunos de Direito realizam atendimentos gratuitos à população de baixa renda

No último sábado, 14 de Maio, estudantes do Curso de Direito do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista participaram em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Prefeitura Municipal do ‘Cejusc Itinerante’, com a oferta gratuita de atendimento jurídico aos moradores do Assentamento Santos Dias, localizado à aproximadamente 10 km da zona urbana. 

Os discentes esclareceram dúvidas e prestaram informações aos assentados no tocante às questões relacionadas aos Direitos das Famílias, Previdenciário e do Consumidor. 

Ester Viana Silva Gama, aluna do 9º semestre do curso de Direito, afirmou que foi uma experiência inacreditável de profissionalismo e acessibilidade. “O contato direto, o atendimento e a segurança de ter o direcionamento de uma professor, escutamos e compartilhamos todo nosso conhecimento com os moradores do local. É essencial estar inserido neste campo de vivência social. A UniFTC sempre trabalhou com projetos que proporcionaram o melhor desenvolvimento na carreira”. 

“Além de ampliar o atendimento pré-processual, os alunos promovem a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos. Neste ambiente, os discentes também são oportunizados a aproximarem a teoria da prática e, assim, efetivarem seus aprendizados; além de contribuírem com ações de Responsabilidade Social, já que prestam assistência gratuita a pessoas com poucos recursos econômicos”, ressalta o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniFTC (NPJ), responsável pela supervisão do movimento jurídico e social.  

A coordenadora do curso de Direito, Daniella Miranda, enfatiza a importância da parceria com o TJ e a prefeitura nestas ações que movimentam o conhecimento dos alunos. “Além de perceber na prática a aplicação dos conceitos jurídicos, eles facilitam o acesso aos serviços para estas pessoas em situação de vulnerabilidade e desta forma, poderão auxiliar as demandas de atendimentos de casos de família, cobranças de dívidas, dentre outras ”. 

Cejusc da UniFTC realiza mediação e conciliação gratuita 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da UniFTC de Vitória da Conquista realiza, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), atendimentos gratuitos para população de baixa renda. Os serviços de mediação e conciliação de conflitos nas áreas Cível e do Direito de Família são oferecidos por profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça. 

Os interessados pelos procedimentos devem se dirigir à unidade judiciária, que fica localizada na rua Ubaldino Fernandes, 200, Bairro Parque de Exposição, dentro do Centro Universitário da UniFTC da cidade, para solicitar agendamento, que só ocorre na forma presencial.

//SERVIÇO//

Cejusc da UniFTC realiza mediação e conciliação gratuita 

Como? Agendamento presencial no Cejusc

Onde? Rua Ubaldino Fernandes, 200, Bairro Parque de Exposição, dentro do Centro Universitário da UNIFTC 

Serviços? Mediação e conciliação de conflitos nas áreas Cível e do Direito de Família