Movimento do Bem: alunos de Nutrição da UniFTC realizam projeto social com diabéticos

Movimento do Bem: alunos de Nutrição da UniFTC realizam projeto social com diabéticos

Os estudantes do curso de Nutrição da Faculdade UniFTC de Juazeiro estão colocando em prática um projeto social com diabéticos em parceria com a equipe de Enfermagem e os agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ângelo Ramalho, no bairro Maringá, em Juazeiro. 

O objetivo do projeto é acompanhar um grupo de pessoas que são atendidas pelo posto de saúde. Os próximos encontros acontecerão nos dias 24 de maio, quando será desenvolvida uma ação de educação nutricional e atividade física, além de realização de dinâmicas; e em 14 de junho, com oficinas de produção de alimentos, das 9h às 12h, na Associação de Moradores do bairro Maringá. 

O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de abril com a realização do diagnóstico e processo de conhecimento clínico nas pessoas que receberão assistência durante a realização do projeto. Vários serviços foram ofertados, como a realização de avaliação antropométrica, glicemia capilar, aferição de pressão  arterial, solicitação e análise de exames bioquímicos, oficinas, dentre outras atividades, para acompanhamento  da evolução do grupo. 

A ação está sendo supervisionada pela professora do curso de Nutrição da UniFTC, Arianny de Sá. Ela explica que o primeiro encontro foi para conhecer e analisar o perfil das pessoas, para em seguida propiciar orientação nutricional. “A equipe de Enfermagem da unidade já fez coleta de sinais vitais, solicitação de exames de sangue, e os alunos de Nutrição a coleta de informações nutricionais, isso para que no retorno possamos definir a conduta de acordo com a realidade dos pacientes”. 

Todos receberam um E-book de receitas Funcionais via WhatsApp e folders com orientações nutricionais após o evento de abril. A professora informa que cada mês serão atividades diferentes, mas se aparecer um paciente novo, será atendido normalmente. “A iniciativa visa promover melhoria  no estilo de vida dos pacientes, evitando o desenvolvimento de complicações oriundas da patologia”, disse.

//SERVIÇO//

Projeto social com diabéticos UniFTC de Juazeiro e equipe de Enfermagem UBS Maringá

Onde: Associação de Moradores do bairro Maringá. 

Horário: 9h às 12h

Datas: 24/05 e 14/06