Os desafios da Matemática marcam segundo encontro da Mega Revisão Enem UniFTC

Os desafios da Matemática marcam segundo encontro da Mega Revisão Enem UniFTC

Temor para uns, paixão para outros, a Matemática é um grande desafio para os estudantes ao longo da vida escolar e, em especial, na prova do Enem. Foi para discutir as técnicas dessa ciência elementar na vida de todos que mestres da área se reuniram no segundo encontro da Mega Revsião Enem UniFTC, na noite de terça-feira (24). O projeto ainda prevê mais dois momentos, nos próximos dias 30 de novembro, 01 e 06 de dezembro.

Em formato de talk-show, o encontro proporcionou muito mais do que uma simples aula de revisão de conteúdos. Na verdade, o que os mais de quatro mil inscritos puderam ver foi uma grande roda de conversa, com a participação de profissionais de educação, atores, músicos e influencers. “Uma festa do conhecimento”, como definiu o professor Ricardo Carvalho, coordenador do projeto, que acontece pelo sexto ano consecutivo.

É mesmo possível amar a Matemática? Quem não acredita nisso pode ouvir a resposta afirmativa dos professores Adroaldo e Mateus Lordelo responderem a provocação, por meio de aulas instigantes em que apresentaram pontos estratégicos do Enem. Por exemplo: É sabido que no exame não podem faltar questões envolvendo função, potência, logaritmos, gráficos e tabelas. “A Matemática é bonita, sim. E é divertido fazer a prova do Enem”, atestou Lordelo.

Defendida pelos mestres da disciplina como “ferramenta de leitura do mundo” e “linguagem universal”, já que está em todo lugar, a Matemática foi desmitificada também pelo ator Alan Miranda, que falou sobre o cálculo do tempo da piada ou das notas musicais. “O desafinar é a matemática que não deu certo”, explicou. E a cantora Cacá Magalhães, que aos 14 anos canta como gente grande, usou como ninguém a técnica para cantar sucessos nacionais (destaque para Cazuza e Cássia Eller) e internacionais.

E a noite conseguiu juntar números e letras, com aula de Linguagem e Literatura e Arte com os professores Sérgio Assis e Alex Valadares, que fizeram um passeio pelo século XX, mostrando a linha do tempo da Arte Moderna e Contemporânea, a subjetividade da arte do pós-guerra e o minimalismo. “A obra conceitual escapa à materialidade”, disse Alex. As aulas foram permeadas por dicas de todas as áreas do conhecimento, apresentadas por professores da Bahia e de Pernambuco.

O projeto segue na próxima semana, com encontro segunda-feira (30), com Ciências Naturais e, no dia 01 de dezembro, Redação. O simulado acontece no dia 06 de dezembro, depois de um esquenta de 1h30 com revisão geral de todas as disciplinas. Mais de 200 pessoas estão envolvidas nesse novo formato da Mega Revisão, sendo 60 professores. A inscrição gratuita para os próximos encontros ainda pode ser feita por meio do site http://bit.ly/MegaRevisãoEnemUniFTC2020.

|SERVIÇO|
MEGA REVISÃO Enem UNIFTC
Quando: 30 de novembro
01 e 06 de dezembro
Horário: 19h
Onde: Canal do Youtube Rede UniFTC
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/MegaRevisãoEnemUniFTC2020