Parceria da UniFTC com a EMURC reduz riscos à saúde do trabalhador

Parceria da UniFTC com a EMURC reduz riscos à saúde do trabalhador

Fortalecendo o compromisso social da Rede UniFTC, o Centro Universitário em Vitória da Conquista, através do Colegiado de Enfermagem, renovou a parceria firmada no segundo semestre de 2022 com a Empresa Municipal de Urbanização (EMURC), vinculada à Prefeitura Municipal. Com isso, os alunos do curso iniciaram nesta sexta-feira (03), os atendimentos quinzenais de saúde com os  colaboradores. 

Procedimentos como aferição de pressão, teste de glicemia e orientações de saúde são os serviços oferecidos aos servidores na sede da empresa. “Trata-se de um trabalho de cuidado continuado e devido aos resultados positivos alcançados no cuidado com a saúde dos colaboradores, gestores da EMURC solicitaram a continuidade da parceria com a UniFTC”, destacou a professora do curso de Enfermagem, Sandra Castro. 

Durante as visitas quinzenais, realizadas pelos acadêmicos, estão sendo promovidas orientações e os devidos encaminhamentos para especialidades médicas, sempre que necessário. “A ideia é buscar oferecer orientações de hábitos de vida saudáveis para a redução de possíveis riscos à saúde do trabalhador”, completou a professora.  

O serviço é feito na sede da empresa pública (Rua Sinhazinha Santos, 295 – Centro), bem como nos espaços externos onde se encontram os profissionais. No último dia 17 de fevereiro, os estudantes visitaram a Usina de Asfalto e na oportunidade, desenvolveram diversos cuidados de enfermagem com os colaboradores. Neste dia o Colegiado também ministrou palestras sobre alcoolismo. 

Para a aluna do curso de Enfermagem, Avenna Luisa Mendes, a experiência está sendo válida para sua carreira. “Nesta ação desenvolvemos habilidades em campo e ampliamos nosso olhar para os trabalhadores, que na maioria das vezes não tem tempo para fazer pequenos check-up como aferição de pressão e controle da glicemia. É relevante também para monitorar hipertensos e diabéticos e, se necessário, encaminhá-los para consultas com nutricionistas, cardiologista, etc”, disse. 

O objetivo da parceria é promover educação e cuidado em saúde visando a ampliação da qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, reduzindo e identificando assim, possíveis fatores de risco para a saúde dos trabalhadores.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Maiana Ferraz, cabe aos profissionais da área educar as pessoas sobre a saúde. “Na condição de integrante da equipe multiprofissional, o enfermeiro desempenha papel fundamental nesse processo educativo. É uma das competências pertinentes à sua função, desenvolvida e aprimorada desde a sua formação acadêmica e essas parcerias possibilitam o desenvolvimento dessa prática”, frisou.