Rede FTC prepara futuros nutricionistas através de laboratório de Técnica Dietética

Rede FTC prepara futuros nutricionistas através de laboratório de Técnica Dietética

A Rede FTC investiu em laboratórios modernos para receber aulas práticas nas unidades de Petrolina e Juazeiro. Foram concebidos 16 laboratórios que devem se tornar um espaço de referência e excelência na região do Vale do São Francisco. Dentre eles, está o Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição da FTC Juazeiro. O equipamento é uma cozinha experimental onde os alunos podem trabalhar na preparação técnica dos alimentos, obedecendo a valores nutricionais, digestivos, sensoriais e econômicos.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da FTC Juazeiro, Sibery dos Anjos, o conhecimento da Técnica Dietética é de extrema importância, tanto para a conduta alimentar quanto na criação de cardápios. É no laboratório que os alunos vão à prática. “A técnica dietética é uma disciplina do curso de Nutrição baseada em assuntos da biologia, química, física e até mesmo da matemática. Atrelada à teoria, é no laboratório que os alunos entendem na prática sobre as operações do pré-processo, cardápios, até o consumo dos alimentos. Técnicas as quais são submetidos os alimentos depois de cuidadosa seleção”, explica a coordenadora.

A cozinha experimental traz para os alunos conhecimentos de física, química, biologia, economia e outras ciências, adotando os métodos mais exatos, seguros e econômicos. Além disso, também aprendem a importância de cozinhar corretamente, preservando os nutrientes dos alimentos para que não se percam. Os métodos trabalhados no laboratório são higiênicos, e conduzidos cuidadosamente para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhe são próprias e com atenção especial ao conteúdo nutricional.

Para Sibery, o objetivo do laboratório não é ensinar o estudante a cozinhar bem, mas sim conhecer o alimento e saber prepará-lo da forma adequada. “No laboratório os alunos tem contato com os alimentos estudados em sala de aula. Eles aprendem que a preparação deve ser feita de forma que a digestão se torne mais fácil, sem perder os nutrientes contidos no estado natural. Além disso, o aluno com essa experiência garante conhecimento e espaço no mercado de trabalho”, afirma.

Para o Diretor da FTC Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello, a chegada do laboratório de Técnica Dietética, garante ao aluno de Nutrição da FTC Juazeiro, a propriedade em sua atuação como futuro nutricionista, e o qualifica em meio a tantos profissionais. “São as experiências absorvidas dentro da faculdade e aulas práticas em laboratório que capacitam nossos alunos a tornar-se nutricionistas com potencial em diversas áreas de atuação. Seja na receita de cardápios a pacientes na clínica ou na atenção e cuidado com a alimentação de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de uma empresa ou instituição. O caminho que nosso aluno escolher seguir, ele estará bem equipado”, finaliza.