Setembro Amarelo: alunos de Enfermagem realizam palestra sobre Saúde Mental

Setembro Amarelo: alunos de Enfermagem realizam palestra sobre Saúde Mental

Em prol do Movimento Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), o Colegiado de Enfermagem da UniFTC Juazeiro, por meio dos alunos do curso, promoveu a palestra com o tema “Minha Mente Blindada”, nesta sexta-feira (23). O evento de cuidado de Enfermagem com a Saúde Mental, que teve como público-alvo os estudantes, aconteceu no auditório da instituição de ensino e, contou com a participação do psicólogo Felipe Gondim.   

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo. No Brasil, os números chegam a mais de 14 mil casos por ano. “É um tema que merece atenção, pois estamos vivenciando no cotidiano muitos casos que precisam de cuidado especial e é necessário observar as entrelinhas do paciente, de um amigo ou familiar que está precisando de ajuda”, explicou a aluna do 8º período do curso de Enfermagem, Mairla Soares. 

Mairla Soares completa: “Às vezes nos deparamos com pessoas próximas iniciando o processo depressivo, que dão indícios, mas não conseguimos reconhecer. Foi transformador o momento. Aprendemos na palestra a ter um olhar mais minucioso e uma audição apurada para entender o que a pessoa quer dizer”.

A aluna da faculdade em Juazeiro falou sobre o papel da Enfermagem. “Não é diagnosticar, mas direcionar para um profissional adequado. É importante observar os sintomas e os sinais que a pessoa transmite. Ouvir também é essencial. Entendemos ainda sobre nosso autocuidado e o que devemos fazer na nossa rotina para evitar uma depressão ou ansiedade descontrolada, através de uma maior qualidade de vida com atividade física, alimentação saudável, quantidade de horas dormidas, etc”, disse. 

O psicólogo e palestrante, Felipe Gondim, realizou uma roda de conversa com algumas reflexões a respeito do Movimento Setembro Amarelo. “Falar sobre saúde mental tem sido cada vez mais importante, e a UniFTC têm ido além do que se espera de uma instituição de ensino. Têm procurado não só ensinar, mas também cuidar da saúde mental de seus discentes; para que eles tenham condições de exercer a profissão como profissionais de excelência no mercado de trabalho sem deixar para trás a vida pessoal. A UniFTC tem colocado em prática o cuidado com seus alunos”, concluiu. 

A organização do encontro foi realizada pela turma da disciplina de Cuidado de Enfermagem em Saúde Mental e pela docente Léria Muricy. “Mesmo com tantos casos crescendo a cada ano, ainda existe uma barreira para falar sobre o assunto. A conscientização é a melhor forma de prevenção do suicidio. A UniFTC como uma instituição que prima pela Responsabilidade Social e cuidado humanizado com a sociedade sempre realizará eventos deste porte”, enfatizou a professora.