UniFTC e Prefeitura de Juazeiro promovem Dia D da Campanha Outubro Rosa

A Faculdade UniFTC de Juazeiro, através dos Colegiados de Nutrição e Enfermagem,  e em parceria com a Secretaria da Saúde, realiza o “Dia D da Campanha Outubro Rosa”, neste sábado (23), com a oferta de um Mutirão de Saúde no Residencial Mairi. A ação de promoção em saúde ocorrerá de 8h às 12h e será desenvolvida na Unidade Básica de Saúde (UBS) pelos estudantes em parceria com os profissionais de saúde da Prefeitura Municipal.

Serão disponibilizados os seguintes atendimentos à comunidade local: vacina Covid-19 e Influenza (gripe), dicas nutricionais, sala de espera com orientações sobre o autoexame da mama, aferição de pressão e teste de glicemia, recreação e vacinação infantil, preventivos realizados por alunos do 8º período de Enfermagem da UniFTC, avaliação antropométrica, etc.

A iniciativa será voltada para mulheres, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, e para crianças com ações de assistência à saúde e atividades de entretenimento. Para ter acesso aos serviços gratuitos é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do curso de Enfermagem da UniFTC de Juazeiro, Luciana Lopes,  destaca que os colegiados escolheram o local para execução dos serviços por ser uma região populosa e carente. “Os moradores têm pouco acesso à educação em saúde e como as crianças estão sempre ao lado das mães, decidimos ser essencial esse movimento amplo. Será uma manhã de muita educação em saúde e diversão para criançada”, afirma a professora, destacando que na oportunidade, os alunos vivenciarão, na prática, a atuação do enfermeiro e do nutricionista na porta de entrada do SUS.