UniFTC participa da Semana do Bebê, em Juazeiro, com alertas nutricionais e para a saúde bucal

UniFTC participa da Semana do Bebê, em Juazeiro, com alertas nutricionais e para a saúde bucal

Em mais um ato de Responsabilidade Social, estudantes do 3º ao 8º período dos cursos de Nutrição e Odontologia da faculdade UniFTC de Juazeiro participaram  nesta sexta-feira (13), na Orla Nova da cidade, da programação da 12ª Semana do Bebê – evento promovido pela Prefeitura Municipal – oferecendo para as famílias da localidade e região, atendimentos de saúde gratuitos. 

Os alunos de Nutrição da instituição de ensino realizaram cadastro para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, avaliação antropométrica (medidas corporais), orientações nutricionais sobre aleitamento materno, informações para as mães que têm bebês com alergia alimentar ao leite de vaca (APLV), para aquelas que desejam fazer introdução alimentar e aconselhamento nutricional para as crianças com sobrepeso e obesidade, dentre outras orientações referentes ao consumo alimentar. 

Pamella Jacqueline, aluna do 8º período de Nutrição, destaca que o evento foi uma oportunidade para alertar as mães sobre a importância de se ter uma alimentação de qualidade na primeira infância. “Atualmente podemos ver muitas famílias precisando de assistência e cuidados. É uma maneira de orientar que a introdução alimentar precoce é prejudicial para a saúde. Crianças fazendo uso de produtos industrializados e abandonando o aleitamento materno antes dos 6 meses não é recomendado A Nutrição tem esse papel de ajudar com receitas que respeitam as diretrizes de uma alimentação saudável”. 

A professora do curso de Nutrição da faculdade UniFTC do município, Karen Dantas, ressalta que a iniciativa foi importante para movimentar o conhecimento dos alunos e beneficiar as famílias carentes. “O aluno já inicia a vivência e adquire experiências com atividades desde a faculdade e, na oportunidade, os futuros profissionais colocam em prática todo aprendizado. Com isso, fortalece o conhecimento assimilado em sala de aula. Também aproveitamos para oferecer diagnóstico, rastreio e triagem, além de beneficiar pessoas que precisam de informações para garantir mais qualidade de vida”. 

De forma lúdica, o público infantil aprendeu o que deixa um dentinho triste e feliz através dos ensinamentos da turma de Odontologia da UniFTC. As mães juntamente com seus filhos receberam também orientações sobre a higiene bucal, o uso do fio dental, tiveram acesso a escovação supervisionada, distribuição de escovas, aplicação de flúor, dicas sobre a dieta adequada visando uma melhor saúde bucal e exame clínico em bebês e crianças até 6 anos de idade. 

Como nem todas as famílias têm condições de ter um bom desenvolvimento em casa sobre a higiene bucal, esta ação foi essencial para atingir o público carente, afirma  a estudante do 5º período de Odontologia, Cibelle Gualberto. “As crianças acham que quanto mais pasta na escovação, melhor, mas o correto é colocar uma quantidade que se assemelha ao tamanho de uma ervilha, além de não enxaguar a boca ao final da escovação e deixar o flúor da pasta agir nos dentes”, informou. 

Infelizmente ainda existe um índice alto de crianças com cáries pelo desconhecimento das mães, explica a professora do curso de Odontologia, Josemaira Gomes. “Uma nutrição eficaz, o uso correto do fio dental, a escolha da pasta adequada e a quantidade ideal para escovar os dentes, a escovação ideal, uma boa higienização, além de ir ao dentista regularmente, são ações que previnem as cáries, a gengivite e mantêm os dentes saudáveis”, explicou. 

A dona de casa, Maria Luiza dos Santos, natural do município de Sento Sé, ficou muito feliz com a atenção recebida pelos alunos e professores da UniFTC. “Estou aqui a passeio e aproveitei para participar do evento. Recebi dicas valiosas para cuidar dos meus dentes e dos meus dois filhos, e aproveitei para obter as medidas corporais deles. Estou fazendo a introdução alimentar em meu filho de 1 aninho e muita coisa eu não sabia. Vou manter a amamentação e colocar os alimentos da forma correta”, disse satisfeita. 

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’ e tem como proposta discutir políticas públicas para a primeira infância. Este ano teve como tema “Inclusão e Afetividade: O olhar atencioso na primeira infância”.