UniFTC promove momento de integração dos novos alunos com a OAB

UniFTC promove momento de integração dos novos alunos com a OAB

Para dar início ao ano acadêmico, o Colegiado do curso de Direito do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista preparou para os alunos do primeiro semestre uma aula magna, um momento de integração e uma visita técnica, na OAB, subseção do município.

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (22) e contou com as presenças do reitor Aureliano Tavares, a coordenadora do curso de Direito, Daniella Miranda, a presidente da OAB em Vitória da Conquista, Luciana Silva, o presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Lucas Meira, a  vice-presidente do CCJA, Lidiane Lima, dentre outras autoridades. 

A visita técnica dos graduandos tem o objetivo de aproximá-los da advocacia, demonstrando o elo entre teoria e a prática, além de propiciar um exercício profissional ético fundado numa educação jurídica de qualidade. 

Na programação especial, os estudantes participaram, no primeiro momento, da aula inaugural com o tema “Em Defesa do Estado Democrático de Direito”, ministrada pela presidente da entidade em Vitória da Conquista, Luciana Silva, que durante a abertura do evento cumprimentou os novos alunos e destacou a relevância do movimento para o futuro. 

“É muito importante este diálogo institucional entre alunos e profissionais, e principalmente, fazer com que áreas diferentes conversem.  Todos crescem com isso, pois conhecimento nunca é demais.  Essa aproximação com os acadêmicos que escolheram a profissão é essencial, pois eles precisam perceber que o aprendizado não é apenas em sala de aula. Esta casa sempre estará aberta para todos”, ressaltou. 

Em seguida, a conferência prosseguiu com as palestras sobre “Educação Jurídica e Prática Profissional: Elo entre a Teoria e a Prática”, com o presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Lucas Meira e “O egresso do curso de Direito e os desafios da Jovem Advocacia, apresentada pela vice-presidente do CCJA, Lidiane Lima. 

Na ocasião, os alunos conheceram as instalações da OAB, interagiram com profissionais da área e aprenderam sobre as atividades institucionais realizadas pela instituição. A estudante Jenifer Ferreira,17 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito de todas as palestras e da visita. Minha expectativa é a maior possível para iniciar a graduação e movimentar conhecimento”, disse. 

Para a coordenadora do curso de Direito, Daniella Miranda, o evento foi uma oportunidade única para os alunos tirarem dúvidas sobre a profissão, o mercado de trabalho e as perspectivas futuras da área. “É excelente ver que a OAB está buscando a integração com a comunidade acadêmica, além de promover uma maior compreensão entre a teoria e a prática do Direito. Foi uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem na prática o que é a advocacia e como ela funciona na vida real”. 

O reitor Aureliano Tavares mencionou no encontro que a UniFTC é extensão da OAB e vice-versa. “Estou muito feliz com esse momento. É um passo importante, pois a OAB é a futura casa e porque não a atual dos novos ingressantes do curso, que já podem vivenciar o ambiente da instituição, assim como terão um reconhecimento maior do que é fazer um curso de Direito. É uma troca necessária que estimula a trajetória acadêmica e a carreira profissional”.