UniFTC realiza primeira Colação de Grau do curso de Arquitetura e Urbanismo em Petrolina

UniFTC realiza primeira Colação de Grau do curso de Arquitetura e Urbanismo em Petrolina

O mercado de trabalho recebeu 30 arquitetos do futuro formados pela Faculdade UniFTC Petrolina, Instituição de Ensino Superior (IES) que possui o único curso de Arquitetura e Urbanismo presencial no Vale do São Francisco. A solenidade de Colação de Grau da primeira turma (2022/1) ocorreu nesta sexta-feira (19), no auditório da instituição, com a presença de professores, familiares e amigos dos acadêmicos.

De acordo com a formanda e oradora da turma, Lucimeire Ribeiro da Silva, a UniFTC incentivou a realização de um grande sonho. “Sempre esperei que tivesse Arquitetura e Urbanismo aqui em Petrolina. A faculdade me apresentou uma possibilidade real de crescimento intelectual, profissional e pessoal. Foram muitos pensamentos e ideias para chegar a ser uma arquiteta. Vários movimentos até esta conquista. Dei o primeiro passo para me tornar uma profissional de sucesso. Sensação de dever cumprido. Que venha a pós graduação”, afirmou satisfeita. 

A formanda Rafaella Caffé Moreira Lima realizou o juramento para requerer a outorga de grau de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo para os formandos. Para ela, o momento foi um encerramento de um ciclo. “Foram cinco anos de desafios, com muitas demandas, projetos e atividades a serem executadas. Vamos colher o que plantamos durante a graduação. A partir de agora poderemos ingressar no Conselho de Arquitetura  e Urbanismo (CAU) e exercer a profissão como um profissional do futuro. Estou muito feliz”, disse. 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Josephana Neri, falou sobre a importância do momento para os alunos. “Somos a única instituição que oferece o curso presencial na região, possibilitando uma entrega de qualidade de novos profissionais à sociedade. São arquitetos preparados e com a cara do mercado de trabalho. Na UniFTC, a empregabilidade é prioridade para a instituição que está conectada com as exigências e transformações do mundo contemporâneo. Muito feliz com o crescimento profissional de todos”, destacou.

Durante a cerimônia, a aluna Géssica Rauana dos Santos foi homenageada como aluna destaque da turma de Arquitetura e Urbanismo 2022.1. A Rede UniFTC está formando jovens preparados para o mercado do futuro, frisou o diretor da unidade de ensino, em Petrolina, Andrei Mello. 

“A instituição possui vários diferenciais, como acesso a um projeto pedagógico moderno e inovador, o uso das metodologias ativas que estimulam o estudante a ser o protagonista de seu aprendizado, dentre outros. Continuaremos realizando o sonho de milhares de jovens de fazer uma graduação de qualidade e antenados com as exigências de uma sociedade acelerada, com competências e habilidades do futuro. Temos certeza que estamos na direção certa”, concluiu.