X Semana de Engenharia da UniFTC atrai alunos de outras instituições de Vitória da Conquista

X Semana de Engenharia da UniFTC atrai alunos de outras instituições de Vitória da Conquista

Com uma vasta programação, nos dias 22 a 27 de maio, aconteceu X Semana de Engenharia do Sudoeste da Bahia do Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista. O encontro, que teve como tema os ‘Novos caminhos para o desenvolvimento’, aconteceu no campus da instituição e reuniu estudantes de Engenharia Civil da unidade e de outras universidades do município.

Durante os seis dias foram apresentadas as novas tecnologias na área da construção civil, para capacitar ainda mais os futuros engenheiros. O público teve acesso a palestras, minicursos, oficinas, bate-papos, mostras de trabalhos e atividades práticas. Vários temas atuais da área foram ministrados por profissionais renomados, como o mestre em Engenharia de Materiais, Jonathas Souza Reis, que apresentou o assunto ‘Concepção Estrutural: Compreensão Teórica X Softwares’, além da engenheira civil, Joyce Silva Miranda e a arquiteta e urbanista,  Klayanne Sátiro Xavier Nascimento, que falaram sobre ‘A Engenharia do Arquiteto e a Arquitetura do Engenheiro’.

Segundo o aluno do 9º semestre de Engenharia Civil da UniFTC, Mateus Patez Almeida, o evento foi muito importante para sua formação acadêmica e futuro profissional. “Ter o contato com a prática e ouvir grandes profissionais são fundamentais para uma carreira promissora. Foram apresentados temas relevantes, atuais e as inovações na área de construção civil. O momento foi de bastante aprendizado”, disse. 

“Um bate-papo com profissionais que já estão no mercado de trabalho dentro da universidade é relevante para a carreira. Uma oportunidade de assimilar muitas experiências e visões diferentes da área. Foi enriquecedor para nossa formação e, com certeza, saímos muito mais motivados depois de cada palestra”, afirmou Camila Oliveira,que estuda Engenharia Civil na unidade. 

Também prestigiou o evento Lucas Borges, estudante de Engenharia Civil em outra instituição de ensino de Vitória da Conquista. “Tive interesse em participar devido a programação que ofereceu cursos e palestras com temas bem interessantes para quem está na área. Devemos sempre estar procurando aprimorar a graduação e ter informações complementares”, comentou. 

A X Semana de Engenharia do Sudoeste da Bahia foi preparada por alunos e professores do Colegiado de Engenharia Civil da UniFTC com entidades parceiras. O movimento teve a coordenação dos docentes Flávio Leopoldino e Philipe do Prado Santos. 

Conhecer a evolução de nossa área é importante para esses alunos que estão em formação. Os discentes devem estar em constante atualização. Quem participou teve a oportunidade também de compartilhar um gesto de solidariedade com a doação de alimentos no momento da inscrição”, destacou o  coordenador do curso de Engenharia Civil, Flávio Leopoldino. Foram arrecadados cerca de 450 kg. Os donativos recebidos serão doados para uma instituição filantrópica de Vitória da Conquista.