Rede FTC recebe estudantes americanos em intercâmbio acadêmico e cultural

O professor Breno Gramacho Seixas recebeu uma missão importante: ministrar, em inglês, uma aula sobre Modelagem Aeroespacial para dez alunos da Universidade de Harrisburg que acabavam de chegar a Salvador. O grupo é o terceiro que a Rede FTC recebe por meio do programa de intercâmbio acadêmico e cultural desenvolvido em parceria com a universidade americana.

Para o professor Breno, a experiência foi desafiadora. “A primeira barreira é a questão da língua. Depois, são alunos que a gente não tem contato, então precisamos tatear para descobrir o que eles sabem do conteúdo que nós vamos trabalhar. Acaba sendo um desafio, mas é bom ter esse contato com eles. Diminui a distância e permite que, por um motivo, culturas diferentes possam agir em cooperação”, celebra Breno Gramacho.

Responsável por acompanhar os alunos durante a viagem, o Reitor de Relações Internacionais e Campos de Estudo da Universidade de Harrisburg, Dr. Robert Furrey, diz que essa cooperação cultural é uma oportunidade incrível para todos os envolvidos. “Eu acredito que, quanto mais longe formos capazes de levar essa parceria entre a FTC e a Universidade de Harrisburg, mais rica será a experiência para nós quando chegarmos aqui e para os alunos da FTC quando forem nos visitar”, celebra Furey.

Durante toda a semana, os alunos participaram de atividades acadêmicas onde puderam aprender, principalmente, sobre a fauna e a flora brasileiras. A programação contava com aulas de assuntos diversos, como Genética Forense e Biodiversidade Marinha Tropical, além de visitas guiadas a museus, centros de pesquisas e unidades de proteção ambiental, como o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo. “A FTC é uma instituição fantástica para estudar. As aulas são ótimas, eu tenho aprendido muito sobretudo sobre genética e modelagem. Tem sido uma boa experiência até agora e não espero nada diferente daqui para frente”, conta o estudante americano James Shuler.

Da FTC para Harrisburg

Em outubro, será a vez dos alunos da Rede FTC serem recebidos pelos colegas americanos da Universidade de Harrisburg. Doze alunos serão selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico e Cultural , criado a partir do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre de Rede FTC e a Harrisburg University, Pensilvânia, EUA. Para conhecer os detalhes do edital e se inscrever, acesse https://www.ftc.br/intercambio/