Revisão: 5 dicas para revisar com resultado!

Revisão: 5 dicas para revisar com resultado!

A Semana de Revisão foi incluída em nosso calendário acadêmico para que você tenha mais uma oportunidade de dominar os conteúdos antes da verificação de aprendizagem. Você já está assistindo às aulas online e tirando todas as suas dúvidas, separamos 5 dicas para que essa revisão seja mesmo eficiente!

1. Monte um cronograma

Para começar sua revisão, é importante se organizar! Monte um cronograma considerando a) o tanto de conteúdo que você tem para revisar e b) quanto tempo você tem disponível para se dedicar! Tente ser bem realista, não adianta montar um cronograma fantástico se você não vai dar conta de seguir.
Bônus! Essa estratégia pode reduzir muito seu nível de ansiedade em relação às avaliações.

 

2. Revise de forma ativa

Você já leu a parte teórica e prestou bastante atenção nas aulas, certo? (Por favor, diz que sim) Então, agora é hora de adotar uma postura mais ativa diante dos estudos: faça anotações, resumos, resenhas, responda questões, rabisque à vontade. Quando a gente transforma a revisão em uma atividade dinâmica e participativa, a tarefa fica mais leve, mais divertida, e sua memória funciona muito melhor nesse cenário

 

3. Use fontes variadas

Você tem acesso às aulas gravadas e ao material didático que cada professor separou para cada disciplina, certo? Se você tiver tempo, dê conta desses conteúdos básicos e comece a explorar outras fontes de conhecimento. Ler outros textos, assistir filmes sobre o assunto ou mesmo conversar com alguém que entenda do tema pode te fazer entender um pouco melhor algo que você estava com dificuldade de aprender.

 

4. Pode contar com a tecnologia!

Mais do que nunca, a tecnologia é parte fundamental do seu cotidiano e da sua rotina de aprendizagem. Você já acessa suas aulas, assiste a seus artistas favoritos e conversa com seus amigos através da internet e suas muitas ferramentas, que tal usá-las também para revisar?

Alguns aplicativos podem te ajudar muito, experimenta!

  • trello: para criar cronogramas e checklists;
  • evernote: para anotar matérias em cadernos virtuais, adicionar arquivos em PDF, apresentações de slides e gravar áudios de aulas e revisões importantes;
  • issuu: para ler livros, revistas e materiais sobre o que você está estudando

 

5. Descanse

Virar a noite estudando é um sacrifício que dificilmente trará bons resultados. Você precisa dos momentos de descanso e de descontração para poder render bem nos estudos. Por isso, mantenha uma rotina de sono saudável e inclua lá no seu cronograma pausas durante a semana para que você possa fazer atividades que te deixem mais relaxado. E aí vale ouvir música, brincar com seu animal de estimação, fazer aquela vídeo chamada com os amigos… Só não vale sair de casa, combinado?