UniFTC promove ‘Pesquisa Científica na Graduação’ para consolidar a carreira do profissional do futuro

Visando fomentar a atividade científica de quem está inserido no mundo universitário, a Rede UniFTC realiza no próxima quinta-feira (24), 17h, o primeiro encontro online “Pesquisa Científica na Graduação”. O movimento, que pretende orientar os acadêmicos sobre quando iniciar e desenvolver uma pesquisa individual ou em grupo,  vai acontecer na plataforma Blackboard e é aberto para todos os estudantes dos cursos de graduação do grupo educacional UniFTC.

Quem participar vai poder conferir as palestras da advogada Laíze Lantyer, que é professora universitária e escritora de obras literárias, jurídicas e foi indicada ao prêmio Tällberg-SNF-Eliasson Global Leadership 2021, assim como, do pesquisador em criminologia, Carlos Clóvis, que também é orientador do Laboratório de Ciências Criminais (Labibccrim) de Itabuna, na Bahia. Ambos começaram suas trajetórias científicas, ainda na graduação.

Programação da ‘Quinta Legal’

A ação faz parte da programação da ‘Quinta Legal’, projeto de extensão do curso de Direito da UniFTC de Itabuna, que com este evento, dá início a programação das palestras, que ocorrem uma vez ao mês. De acordo com a professora da UniFTC de Itabuna, Lisdeili Nobre, responsável pela iniciativa, a ação tem como objetivo aprofundar o campo de estudo ao longo da graduação.

“Movimento que pode se estender até o doutorado e faz parte da proposta pedagógica de ensino superior, a qual se apoia no tripé: ensino, pesquisa científica e extensão. O evento também tem o propósito de divulgar os periódicos científicos da Rede UniFTC, além de ser uma oportunidade dos alunos submeterem seus trabalhos de Conclusão do Curso – TCCs, resumos expandidos e artigos científicos”, destacou a docente.

Na ocasião, os alunos poderão tirar as principais dúvidas sobre  prática científica, assim como receber orientações referentes aos produtos científicos, à publicação do primeiro artigo e como submeter os artigos e pesquisas nas Revistas Científicas da UniFTC.

Lisdeili explica que a prática científica oferece muitas vantagens para a carreira acadêmica e profissional, além de promover o progresso da ciência. “É uma maneira de estimular a inovação dentro dos laboratórios universitários e preparar o aluno para ser o profissional do futuro. Aquele capaz de liderar, enfrentar problemas, buscar soluções no mercado de trabalho, bem como impulsionar o crescimento de pesquisadores qualificados no país e contribuir para a sociedade com informação e as notícias de novas pesquisas”, concluiu.