Cerimônia do Jaleco da UniFTC levanta debate sobre Ética Médica

Cerimônia do Jaleco da UniFTC levanta debate sobre Ética Médica

Será realizada nesta quinta-feira (13), às 18h, no espaço Moriah Hall em Salvador, a Cerimônia de Entrega de Jalecos do curso de Medicina da UniFTC 2020.1. O evento, considerado um rito de passagem, marca o início do curso para os mais de 150 alunos que ingressam no centro universitário neste semestre.

A cerimônia irá contar ainda com a participação da advogada especialista em Direito Médico Camila Vasconcelos, que irá realizar uma palestra com o tema “Poder no Discurso de Jaleco Branco: Simbologia, Ética Médica e Perspectivas de Futuro”. A atividade é voltada para o debate sobre o impacto que possui esta vestimenta no âmbito social.

“A gente verifica que na sociedade existe uma assimetria nas condutas cotidianas e na respeitabilidade em relação a estes profissionais. O estudante de Medicina, quando veste o jaleco branco e entra nas instituições hospitalares, precisa ter em mente que ele faz parte desta simbologia, faz parte de uma relação transferencial da sociedade que entrega o poder para aquela pessoa”, explica Camila Vasconcelos. “A ética médica que os estudantes irão aprender durante o curso de Medicina e que precisarão respeitar enquanto médicos já deve ser vislumbrada como importantíssima desde já”, reforça a advogada.

Camila Vasconcelos

 

Pós-Doutoranda em Direito, Doutora em Bioética, Mestre em Bioética e Especialista em Bioética e Biodireito. Advogada em Direito Médico e Biodireito, com atuações perante o Poder Judiciário, Administração Pública e Conselhos Profissionais. 

Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) na Gestão 2019-2021. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) na Gestão 2017-2019. Possui publicações científicas e participações em eventos nacionais e internacionais em Direito Médico, Bioética Clínica e Ética Médica. Autora do Blog CvMed – Direito Médico em foco (http://cvmed.com.br/).

 

 

 

Serviço

Cerimônia do Jaleco – Curso de Medicina UniFTC 2020.1

Data: 13/02/2020

Horário: 18h

Local: Moriah Hall (Av. Luís Viana, 8812 – Paralela, Salvador, Bahia)

 

Assessoria de Imprensa

Ana Paula Marques

(77) 98101 1254/ 991793134