3º edição do Simpósio de Fisioterapia movimenta conhecimento com profissionais de renome

3º edição do Simpósio de Fisioterapia movimenta conhecimento com profissionais de renome

A faculdade UniFTC de Juazeiro está promovendo a 3º edição do Simpósio de Fisioterapia, uma oportunidade para os estudantes mergulharem nas últimas inovações e avanços da área. O evento iniciou nesta quinta-feira (26), com minicursos e se estenderá até próximo sábado (28) com uma programação de mesas redondas e palestras conduzidas por profissionais de renome da área de Fisioterapia e Medicina.  

A fisioterapeuta respiratória, Aline Sandes realizou o minicurso intitulado “Estimulação sensório motora em neonatologia” e compartilhou a importância deste tópico. “Abordei as estratégias que os fisioterapeutas podem empregar para auxiliar recém-nascidos a alcançar as habilidades motoras normais dentro do período adequado, enquanto minimizam o desconforto que podem enfrentar durante procedimentos dolorosos. Compreender as práticas e cuidados envolvidos na saúde dos bebês é de suma importância”, explicou. 

Aline enfatizou que o simpósio proporciona aos alunos um leque de oportunidades, expondo-os a profissionais de várias áreas. “Essa ocasião facilita a escolha de suas trajetórias futuras e auxilia na compreensão das diferentes possibilidades que podem seguir em suas carreiras”, destacou. Workshop de pilates clínico, Avaliação cinético-funcional nas lesões musculoesquelética, Terapia manual aplicada a coluna vertebral e Fisioterapia Pélvica nas disfunções urinárias feminina, foram outros minicursos apresentados. 

No primeiro dia do evento, a estudante do 10º semestre, Lorena Nascimento aproveitou a chance para melhorar seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades e expandir suas conexões na área. “É uma troca valiosa de experiências com profissionais, além de ser necessário para atualização e para conquistar uma carreira bem-sucedida como fisioterapeuta. Além disso, é uma forma eficaz de complementar a educação formal com insights do mundo real e fora dos muros da faculdade”, disse. 

“Participo desde o primeiro simpósio, pois é uma chance de ver o conteúdo assimilado em sala de aula com outros profissionais, com abordagens e visão diferentes. É muito enriquecedor ouvir médicos também. As palestras e minicursos estão muito legais”, argumentou a aluna do último período do curso, Geise Leite Ribeiro. 

A iniciativa é fundamental para manter o conhecimento atualizado e garantir que as práticas clínicas estejam alinhadas com as últimas evidências científicas, frisou o coordenador do curso de Fisioterapia, Hugo Pereira. “O momento promove a interdisciplinaridade, a comunicação, a colaboração e a melhoria contínua dos cuidados de saúde. Isso beneficia tanto os pacientes quanto os futuros profissionais, proporcionando uma compreensão mais completa e integrada das necessidades de saúde e das melhores práticas de tratamento”.