ABASteça: projeto recolhe absorventes para mulheres em ressocialização em Salvador

Em mais uma ação de Responsabilidade Social, o Centro Universitário UniFTC de Salvador é parceiro do projeto ABASteça, que visa arrecadar absorventes para mulheres em reeducação social atendidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). O projeto está sendo realizado pela professora Tânia Bispo, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e busca arrecadar doações para serem entregues ao público feminino atendido pela Secretaria.

Os interessados podem realizar as doações nos Módulos 2 e 3 da faculdade em Salvador – na avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela. Para a professora da Rede UniFTC, Amanda Gaspar, responsável pela arrecadação das doações na unidade, o projeto é importante tanto para ajudar as mulheres em ressocialização, quanto para mostrar aos alunos como atuar fora das salas de aula.

“Eu acredito que a formação tem que acontecer além da sala de aula, então essas questões sociais são muito importantes para que o aluno tenha um olhar diferenciado para isso. Como vai ter agora o Outubro Rosa, pensamos em ajudar a professora Tânia com essa atividade de ressocialização com mulheres que já cumpriram a pena. Então a gente veio trabalhando essa perspectiva de falar sobre higiene e conhecer um universo que normalmente a gente não conhece, um universo que normalmente a gente não vê em sala de aula, um universo que as pessoas não debatem e que precisa ser debatido”, comenta Amanda Gaspar.

Além das professoras Tânia Bispo e Amanda Gaspar, as estudantes da UniFTC Cibelle Nascimento, Sarah Victoria, Kelvin Guedes, Rafaela Barreiros e Emile Rocha – da Liga de Feridas, os alunos Camila Bispo, Ana Carolina Machado, Erica Milena, Antônio Fábio, Alice Reis e Angela Lima – do Grupo N.A.M.E (Núcleo de Assistência a Mulheres Encarceradas)  e os alunos do NUPEIS – Núcleo de Pesquisa Interfaces em Saúde da Uneb, também estão auxiliando na arrecadação de absorventes.